Bola de celuloide no Brasil até final de 2015

[quote=“Alcir” post=105587]Tive uma primeira oportunidade mais extensiva de prática com a bola de plástico, e jogo atualmente com madeira de 7 folhas (Xiom Extreme 7). Não tive a mesma impressão. Maiores diferenças foram sentidas apenas no tempo de bola de golpes mais lentos (ou seja, na preparação e não na execução do golpe) e um pouco no efeito (seja no aplicado ou no recebido).

Na execução dos golpes em si, não senti grande diferença, embora eu adoraria culpar a bola hahahhahahahahah. Na verdade, senti até uma maior facilidade no bloqueio, provavelmente pela questão da diminuição do efeito. Acredito que minha adaptação, embora provavelmente ainda não seja completa, foi bem rápida.

Abraços!!![/quote]
Você jogou com qual bola?

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Várias, na verdade, pois se tratava de um training camp hahahahahaha. Que eu me lembre agora:

  • Tibhar Basic
  • DHS 1* e 3*
  • Cornilleau
  • Double Fish
  • Joola
  • Butterfly 1*

E talvez haviam outras que eu não tenha visto.

Abraços!!!

Ontem joguei com uma bolinha de plástico da Donic, particularmente eu gostei.
Minhas primeiras impressões.

  • Sacar, não senti diferença.
  • Recepcionar saque, achei mais fácil, a bola gira menos o que facilita a recepção.
  • Top spin, como já falaram o tempo de entrada é mais lento mesmo, a bola demora mais pra chegar para executar o golpe mas o movimento em si, é igual. O ângulo de entrada tem que ser um pouco mais preciso, quando mudei um pouco a angulação a trajetória da bola foi completamente diferente.
  • Drive, está ai uma coisa que eu gostei nessa bola, achei mais fácil de dar drive, overdrive, parecia que da onde eu dava o drive a bola caia na mesa.
  • Bloqueio, o bloqueio ativo achei bem fácil, até porque a bola não gira tanto, mas o bloqueio passivo foi estranho, a bola sempre morria no meio do meu lado da mesa e quando abria um pouco a bola flutuava pra fora, foi a maior diferença que senti e acredito que vai ser o maior ajuste que tem que ser feito em questão de ângulo.
    No geral eu gostei, devo ser um dos poucos que gostaram kkk fazia algum tempo que não batia bola e parecia que tudo caia na mesa, talvez foi sorte hahaha mas essa foi minha análise.
    Abraço.

Bom, tenho treinado com a bolinha nova e minha percepção foi:

1-) Facilidade nas batidas, realmente, toda e qualquer pancada entra !
2-) Saque, diminuiu um ponto do spin mas nada absurdo
3-) Recepção, achei mais fácil pela diminuição da velocidade
4-) Drive - Achei mais fácil e os arcos estão lindos
5-) Top spin, achei bem mais complicado de acertar, impressão que falta força na raspada

No mais,

Não é uma mudança surpreendente para amadores :slight_smile:

de acordo com este site a melhor bola escolhida por jogadores de todo o mundo é a nittaku 3 estrelas.
http://www.tabletennisdb.com/top-balls/overall-desc.html

o site não é de venda de produtos, eh apenas opiniões de jogadores.

Eu treinei com:

DHS 1 estrela e 3 estrelas
Double Fish 3 estrelas
Cornilleau treino e 3 estrelas
Nittaku Premium Japan 3 estrelas
Xushaofa 3 estrelas

Primeiro fato é que tem muito relacionado com o lote. As primeiras bolas fabricadas eram realmente ruins e frágeis, mesmo 3 estrelas vinham muito ovais.
Treinei com lotes mais novos de bola de treino da Cornilleau que são melhores que lotes mais antigos de Cornilleau 3 estrelas e DHS 3 estrelas, por exemplo. Os lotes mais recentes, sejam de treino como 3 estrelas estão bem melhores e mais duráveis. Isso se aplica a qualquer marca.

Outro fato é que a Nittaku Premium Japan 3 estrelas é de longe a melhor bola do mercado. Entrevista recente do Ovtcharov para um jornal alemão, ele fala sobre isso e que infelizmente eles não podem jogar sempre com a Nittaku pois a DHS que patrocina os eventos da ITTF.

A bola sem emenda (Xushaofa) é muito boa e fácil de jogar, pena que teremos que nos acostumar mais com as com emenda por causa dos eventos nacionais usarem esse tipo de bola. Para quem não tem pretensões de competir e quer usar bolas de plástico, acredito que as sem emendas 3 estrelas, qualquer marca, são os melhores custo-benefício.

Outra coisa que notei é que muita gente ficava comentando que precisava trocar de material, que é muito lenta a bola, que ia pegar uma raquete ultra-mega-blaster-super-ZLC de 2 mil reais… Nada disso, sigo usando uma allwood de 5 camadas e dá pra jogar normalmente. Ganho dos mesmos que ganhava e perco dos mesmo que perdia… Até acho que uma allwood vai ajudar mais a dar spin, já que a bola de plástico diminui mais o efeito.

No mais existem trocentas marcas no mercado e poucas fábricas. DHS fabrica pra uma penca de marca. Outra fábrica chinesa faz as sem emenda pra outra penca de marca. No Japão a Nittaku tem sua fábrica própria e na Alemanha uma empresa chamada Weener faz as bolas G40+ da BTY. Essa G40+ dizem ser muito boa também, acima das DHS com emenda e abaixo das Nittaku Japan.

Eu nem testei a bola mais intensivamente no começo e tb percebi esta evolução ao usar as bolas mais novas. A qualidade tem espaço para melhorar de fato, mas já melhorou muuuuuuito. Precisamos entender que dá para ser feliz jogando com bola de plástico tb hahahhahahahahhha.

Quem sabe com vc falando finalmente entendam hahahahahahahahhha.

Abraços!!!