Boa tarde, dúvidas sobre raquetes 5 folhas

Butterfly Petr Korbel e outra parecidas na mão de jogadores experientes é aceitável? da pra manter um bom nível com uma 5 folhas? ou é realmente necessário ir para o carbono ou 7 folhas?

Ex: Um jogador allround com uma boa técnica pode usa-la e jogar num bom nível? e qual a diferença entre uma Butterfly Petr Korbel para um Sirocco (raquetes mais baratas no geral)

Com a volta do clube aqui na cidade muitos dos antigos e novos jogadores estão montando novos conjuntos e gostaria de poder auxiliar da melhor maneira.

De forma extremamente simples:

Quanto mais rápida a borracha, mais ele necessita de repulsão da madeira (não obrigatoriamente) para se “mostrar presente”.

Vamos considerar uma T64 numa Korbel: O jogo fica estável e controlável, porém você nunca sentirar (feeling real) a “potência” nos golpes. Já numa 7 folhas consideravelmente rígida, a borracha sai em evidência, e no carbono puro voce perde feeling e precisão, mas ganha velocidade.

Se você não tem nível de jogo real, não terá nenhum benefício sólido em madeiras 7 folhas ou com compostos.

  • As 5 folhas dominam o mercado iniciante-avançado em evolução, com borrachas de natureza média velocidade + controle.

  • As 5+2 inner dominam o mercado avançado, visando controle e com prioridade em velocidade.

  • As 5+2 outer visam um jogo mais rápido, com a repulsividade do composto ou para quem prefere madeiras rígidas, dando velocidade.

  • As 7 folhas são para quem não gostam de compostos, seja por deixarem o tempo de permanência manor ou por, a depender do fabricante, madeiras muito rígidas, mas querem volocidade. Combinam com borrachas de natureza média ou rápida sem perder o controle.

Um jogador que tem um estilo sólido e sabe aplicar todas as técnicas e fundamentos, não terá problemas em jogar com uma 5 folhas, porém, talvez, não consiga o mesmo ritmo de jogo/performance pessoal (considrendo que esteja com a mesma borracha que utiliza usualmente), ele sentirá o jogo mais lento e não tão natural; como se a a cada golpe a bolinha demorasse mais para sair da raqiete e chegar até o adversário.

Costumo dizer que num padrão “correto e natural” de evuloção, ou seja, começando do zero e progredindo, uma 5 folhas atende até 4-5 trocas de borrachas, podendo se estender, dependendo do estilo que a pesssoa for seguir. Alguém que fica mais na defensiva (estilo sólido de 50-55%) talvez ela nunca saia de uma 5 folhas, e precise compensar alguma eventual falta de velocidade ou efeito nas borrachas.

Sobre diferenças, é a qualdiade de produção e tecnologia empregada. Madeiras chinesas de baixo custo são produzidas em altíssima escala e sem um padrão rígido de qualidade; cada lote (pode) se comportar de uma maneira diferente. Já as demais, é uma questão comercial, mas tendem a seguir um padrão de tipos de madeiras utilizados na confecção da lâmina.

A DHS fabrica excelentes madeiras, mas na minha opinião existem melhores, pricipalmente as de gama introdutória-intermediária, como Andro, Donic e Stiga.

Uma BTY é sinônimo de status, enquanto uma Xiom ou Joola são marcas excelentes, com outras tecnologias que batem de frente com a Butterfly. Afinal a BTY foi uma das primeiras a inovar com compostos do tipo ALC, ZLC, etc, onde são nomes comerciais registrados, portanto outras marcas precisam usar nomes como ALX, ARX ZL, ZL, ARY-c, etc para o mesmíssimo composto.

Abs

2 Curtidas

Praticamente qualquer raquete é aceitável na mão de um jogador experiente, pq ele é um jogador experiente, antes de qualquer coisa. O que vc não pode fazer é relacionar uma coisa diretamente com a outra.

Não faz muito tempo que ainda havia jogador profissional jogando com Petr Korbel. Mas principalmente com a última mudança de bola em 2017, a quase unanimidade dos jogadores passou a usar raquetes mais rápidas para compensar o que perderam por causa das propriedades mecânicas da bola. E no fim, a questão é que, quanto mais alto o nível, mais o jogador precisa tirar do material, daí a necessidade de compensar, que nem é absoluta.

Agora, um jogador mero mortal, ainda que de bom nível, pode perfeitamente usar 5 folhas para o resto da vida. Mais uma vez, é necessário desmistificar a “busca da raquete perfeita”, principalmente pq cada um joga de um jeito e muitas vezes se busca um suporte para uma tática que nem se usa, muitas vezes por incapacidade até.

Quanto às diferenças, claro que elas existem, mais notáveis em aspectos como acabamento, mas tb às vezes em regularidade da resposta mecânica (quique) ao longo da superfície, variações entre exemplares, etc. Agora, o quanto vale a pena pagar por esta diferença, é relativo. Eu usei Petr Korbel por 5 anos até 2022, e na ocasião optei por ela mesmo sendo mais cara, pq havia testado o modelo novo (emprestado de um atleta patrocinado) e gostado bastante, então escolhi pagar pelo certo em lugar do duvidoso. Era estritamente necessário? Não. Muito provavelmente várias raquetes me serviriam, mas como eu sempre digo, a melhor raquete para vc é aquela que vc pode pegar logo e ir para a mesa treinar, que é o que realmente faz diferença. Escolhi pegar logo o que já tinha gostado e foi ótimo para mim. Pela diferença de preço hoje em dia, certamente vale a pena buscar opções, mas mantenha em mente que a maior parte do tempo gasto em escolha é desperdício.

1 Curtida

Maravilha Alcir, seus comentários sempre são muito pontuais.