Bloqueio a favor ou contra o giro da bola...?

:huh:
Boa tarde a todos

Gostaria de saber a opinião do fórum mesatenista acerca do tipo de bloqueio mais adequado quando da recepção de bolas com drives potentes (mais topspin do que sidespin); recepciono a favor ou contra o giro da bola atacada pelo oponente?

Dúvida parecida eu tenho também sobre a empurrada de bolas durante o jogo: é molhar empurrar contra ou a favor do giro da bola? e em que tipo de bola normalmente se aplica a empurrada, em bolas aceleradas, em bolas com muito topspin, ou em bolas ativadas com pouco giro…(enfim)?

Desde já agradeço e aguardo retorno…

Obrigado por trazer este tipo de discussão para o fórum! Estou longe de representar a opinião do fórum, mas a minha eu posso tentar hahahahahhahaahah.

Antes de mais nada, não estou 100% seguro de ter entendido o que vc quis dizer com o golpe a ser recebido: “potentes (mais topspin do que sidespin)”. Vou interpretar como “golpes com bastante giro (topspin)”, pela sua colocação na sequência da expressão utilizada, OK?

O bloqueio “mais adequado”, fundamentalmente, depende da sua intenção com ele, mas é necessário primeiramente entender o que é a favor e contra. Um golpe “a favor” da rotação, mantém o mesmo sentido de rotação que a bola já tinha, portanto, é o caso do chop aplicado pelos defensivos no ataque de topspin. Neste golpe, a bola volta para o atacante rodando com o mesmo sentido que o mesmo imprimiu. Quando se golpeia contra o efeito, a situação é justamente a oposta, o que acontece numa disputa drive contra drive, por exemplo. Neste caso, a bola volta à origem com a rotação contrária à que foi enviada.

No caso do topspin então, como aparentemente não se trata de aplicar o chop (pela sua aparente intenção de bloqueio, não me parece que se trate de um jogador defensivo, estou certo?), resta golpear contra o efeito, o que é bastante difícil de fazer próximo à mesa, especialmente se a bola estiver com bastante rotação. Mas ainda existe uma terceira opção, que é neutralizar o giro justamente empurrando a bola como vc cita na sua sequência (parece até que nós combinamos a discussão hahahahhahaah). Esta “empurrada” é mais adequada (dentro dos casos que vc cita) em bolas com muito topspin, e fica bastante imprecisa se aplicada em bolas potentes (geralmente espirra muito e sai pelo fundo da mesa), quando é necessário aplicar outro tipo de golpe. Mas este “empurrar” é um golpe aplicado para a frente, e não aplicando efeito na bola, como me parece que vc quis dizer. E ainda é diferente de “bater na bola”, quando vc aplica muita energia golpeando a bola de traz para a frente. Esta “empurrada” se faz aproximando a raquete da bola e acelerando o antebraço no momento do contato, que deve ser feito antes do ponto mais alto da bola, onde fica mais difícil acertar o golpe.

Talvez não tenha ficado claro o suficiente (este é o tipo de coisa melhor esclarecido com figuras), mas fico à disposição para dúvidas sequentes, OK?

Abraços!!!

Alcir, desde já eu agradeço pela atenção ao meu tópico, bem como a disposição em sanar a minha dúvida a respeito da questão ali proposta. Bem, de fato, eu não sou um jogador defensivo, no sentido Kato, me expressei mal! quis dizer na verdade que sou um jogador de controle, ou diria ainda que estou migrando de um bloqueio passivo para um bloqueio ativo - que acelera e aproveita a potencia do golpe do oponente para fechar o ponto ou criar oportunidades potenciais de fechar o ponto a partir desde bloqueio ativo. É claro que o jogo é dinâmico e vários recursos são utilizados para concorrer ao ponto por parte de ambos os jogadores e nem sempre é possível fazer o que se quer, as vezes é o que dá pra fazer mesmo diante da imprevisibilidade das jogadas do oponente, mas, enfim, sempre que for possível é essa postura de controle que busco ajustar.
Quando eu falei em bolas potentes, eu me referia mesmo a bolas com muito topspin, como você bem interpretou, porém, a colocação que acrescentei (mais topspin do que sidespin) foi considerando cuidadosamente que dificilmente alguém consiga mandar a bolinha para o outro lado da mesa com efeitos puros, sempre há combinação com um efeito secundário, a exemplo do topspin que sempre agrega um efeito lateral. Assim, quando normalmente aplicamos um topspin de forehand na bola, esse efeito tipicamente vem combinado com um sidespin anti-horário, de modo que o topspin é o efeito mais influente, e o sidespin neste caso, em que a intenção é só aplicar efeito pra cima (e não aplicar drives), trata-se de um efeito secundário; na minha concepção…
Mas, sem fugir muito do que realmente interessa, volto a questão do meu tópico. E retomando, faço uma ressalva na sua afirmação “Quando se golpeia contra o efeito,…o que acontece numa disputa drive contra drive”; se eu entendi bem, neste ponto eu discordo de você. No meu entendimento se ambos aplicam drives sucessivos o efeito aplicado ali é o mesmo, tanto de quem iniciou o drive quanto de quem aplicou um outro drive por cima, já que os dois aplicam o efeito ante-horário quando golpeiam a bola para o outro lado.

Percebi também que teve um pouco de dificuldade de me explicar por falta de clareza na minha pergunta. Portanto, a situação que ocorre é a seguinte…fui ensinado que quando bloqueamos contra o efeito da bola do oponente, em geral, a bola é devolvida com mais velocidade, como você mesmo escreveu, situação na qual seria mais controlável apenas opor o ângulo da raquete ao efeito da bola golpeada pelo oponente; e, por outro lado, quando no bloqueio decidimos por uma defesa a favor do giro, normalmente faz-se uma pequena condução no sentido do efeito. Com base nessas duas instruções, tenho tido mais facilidade em defender no sentido do giro, pelo fato de me permitir colocar a bola na mesa do oponente sem grandes riscos de explodir a bola golpeada com muito giro, o que se percebe facilmente no bloqueio contra o giro. Diante disso, talvez fosse o caso de saber qual é o melhor perto da mesa? E quanto a empurrada, ela se aplica em bolas com giro lateral ou somente em bolas com topspin, já que vc disse que o movimento é para frente?

Agora suas intenções ficaram mais claras, realmente. E quanto à questão do topspin / sidespin, vc tem razão em termos físicos literais, já que o sentido de rotação sempre é composto, por mínimo que seja. Porém, a menos que seja intencional (mais sensível) ou por uma situação particular, considera-se a componente de sidespin desprezível neste caso, pois ela é tão pequena que não influi na técnica do golpe de bloqueio por exemplo.

Em relação ao “a favor ou contra o efeito”, estamos dizendo quase a mesma coisa, mas em duas perspectivas diferentes, daí a nossa “discordância”. Vc está usando a perspectiva do golpe, ou seja, o jogador B aplica o mesmo golpe que aplicou o jogador A. Porém, pare um pouco e pense SÓ na bola. Seu adversário aplicou um topspin, então pense agora no sentido de giro que este topspin vai causar. Agora, se vc aplicar um topspin sobre esta bola, em que sentido ela vai girar? O contrário do que veio, invertendo a rotação, certo? Isso é “contra o efeito”. Assim, entenda-se efeito = sentido de giro.

Enfim, se vc encontrou uma forma de bloqueio com a qual tem mais facilidade, ótimo!!! Pratique-a e torne-a natural. Já no que fazer próximo à mesa, pelo tempo de bola, se golpear no começo da subida da bola, é melhor bloquear passivamente fechando mais o ângulo da raquete. Se golpear um pouco mais acima na subida da bola, então é possível bloquear ativamente empurrando a bola como eu te disse. E respondendo à segunda pergunta, este golpe tb pode ser aplicar em rotações laterais, uma vez que tem a intenção de neutralizar o giro. Vale lembrar: quanto maior o giro, mais preciso precisa ser a aceleração próximo à bola.

Abraços!!!

Muito boa sua explicação…entendi bem suas colocações; e vc tem toda razão em relação ao efeito secundário, não intencional, como sendo desprezível; inclusive pude perceber melhor o pq de tantos erros na defesa (estouro de bolas quando do bloqueio), pelo excesso de preocupação com esse efeito secundário, isto é, fechando a lateral e descuidando da compensação por cima. Agradeço novamente pela atenção, e sempre que tiver dúvidas voltarei ao fórum…Abraço