Alcir, desde já eu agradeço pela atenção ao meu tópico, bem como a disposição em sanar a minha dúvida a respeito da questão ali proposta. Bem, de fato, eu não sou um jogador defensivo, no sentido Kato, me expressei mal! quis dizer na verdade que sou um jogador de controle, ou diria ainda que estou migrando de um bloqueio passivo para um bloqueio ativo - que acelera e aproveita a potencia do golpe do oponente para fechar o ponto ou criar oportunidades potenciais de fechar o ponto a partir desde bloqueio ativo. É claro que o jogo é dinâmico e vários recursos são utilizados para concorrer ao ponto por parte de ambos os jogadores e nem sempre é possível fazer o que se quer, as vezes é o que dá pra fazer mesmo diante da imprevisibilidade das jogadas do oponente, mas, enfim, sempre que for possível é essa postura de controle que busco ajustar.
Quando eu falei em bolas potentes, eu me referia mesmo a bolas com muito topspin, como você bem interpretou, porém, a colocação que acrescentei (mais topspin do que sidespin) foi considerando cuidadosamente que dificilmente alguém consiga mandar a bolinha para o outro lado da mesa com efeitos puros, sempre há combinação com um efeito secundário, a exemplo do topspin que sempre agrega um efeito lateral. Assim, quando normalmente aplicamos um topspin de forehand na bola, esse efeito tipicamente vem combinado com um sidespin anti-horário, de modo que o topspin é o efeito mais influente, e o sidespin neste caso, em que a intenção é só aplicar efeito pra cima (e não aplicar drives), trata-se de um efeito secundário; na minha concepção…
Mas, sem fugir muito do que realmente interessa, volto a questão do meu tópico. E retomando, faço uma ressalva na sua afirmação “Quando se golpeia contra o efeito,…o que acontece numa disputa drive contra drive”; se eu entendi bem, neste ponto eu discordo de você. No meu entendimento se ambos aplicam drives sucessivos o efeito aplicado ali é o mesmo, tanto de quem iniciou o drive quanto de quem aplicou um outro drive por cima, já que os dois aplicam o efeito ante-horário quando golpeiam a bola para o outro lado.
Percebi também que teve um pouco de dificuldade de me explicar por falta de clareza na minha pergunta. Portanto, a situação que ocorre é a seguinte…fui ensinado que quando bloqueamos contra o efeito da bola do oponente, em geral, a bola é devolvida com mais velocidade, como você mesmo escreveu, situação na qual seria mais controlável apenas opor o ângulo da raquete ao efeito da bola golpeada pelo oponente; e, por outro lado, quando no bloqueio decidimos por uma defesa a favor do giro, normalmente faz-se uma pequena condução no sentido do efeito. Com base nessas duas instruções, tenho tido mais facilidade em defender no sentido do giro, pelo fato de me permitir colocar a bola na mesa do oponente sem grandes riscos de explodir a bola golpeada com muito giro, o que se percebe facilmente no bloqueio contra o giro. Diante disso, talvez fosse o caso de saber qual é o melhor perto da mesa? E quanto a empurrada, ela se aplica em bolas com giro lateral ou somente em bolas com topspin, já que vc disse que o movimento é para frente?