Eu gostaria de fazer 2 coisas sobre este assunto:
-
primeiro, chegar/obter uma explicação formal da física deste fenômeno.
-
segundo, obter/ver uma prova empírica, por ex., através de um vídeo onde se pudesse observar claramente o aumento da rotação depois da quicada na mesa. Talvez com uma bola maior, como sugerido pelo colega.[/quote]
1 - Sobre a física do movimento é uma bela curiosidade. Sem ser muito simplista eu “acho” que após o impacto na raquete a bola inicia seu movimento “enfrentando”: a) o atrito com o ar, b) a força gravitacional, c) forças vetoriais (centrífuga e centrípeta); Durante o toque da bola na mesa existe o atrito com a superfície. Vou pesquisar mais, pois não estou certo de que a bola irá acelerar após tantos “obstáculos”. Mudar de direção, com tanto giro, depende de outras variáveis como p.ex. a própria regularida de massa que compõe o corpo da bola.
2 - Sobre usar uma bola maior para entender certos movimentos. Um amigo me presenteou bolas de Tênis de Mesa de 55mm. Trouxe da Europa. Então, eu pinto umas listas, tipo bola de basquete, e uso com o pessoal Pré-Mirim … para explicar os efeitos, as rotações etc e tal …