Biotipo x empunhadura???

Pessoal,
Jogo com empunhadura caneta (japonesa) desde pequeno, fiquei parado alguns anos e recentemente voltei a jogar. Hoje eu tenho quase 1,90 m de altura e 100 kg, e por isso já não sou tão ágil como antigamente e tenho enfrentado dificuldades em manter um bom ritmo de jogo. :frowning:

Minha dúvida é : devo mudar de estilo e começar a jogar clássico (que exige menos movimentação) , mudo para clássineta ou tento investir em melhorar o meu preparo físico.

Em outras palavras :stuck_out_tongue: ode um determinado biotipo ditar qual empunhadura deve ser usada?

Abraço a todos,
Alexandre

Eu axo que vc esta completamente errado ao falar isso, vc joga do estilo q axa melhor para vc, q se sai melhor, eu tenho 15 anos, 1,86 de altura e 67kg e ninguem subestima minha agilidade, eu jogo caneta japonesa tbm, e fico bem agachado para jogar, isso me deixa na altura q os mais baixos ficam mas minhas pernas sao maiores e facilitam o meu deslocamento, por tanto jogue do jeito mais confortavel, que vc se saia melhor e tenha persistencia

Caro colega,

Em primeiro lugar como vc mesmo mencionou, o Tênis de Mesa como atividade fisica irá te ajudar em emagrecer, o que trará grandes benefícios para sua saúde. Isso já é ótimo. A medalha é apenas a consequência…

Precisamos no Brasil acabar com esta sina de que nossos atletas tem que treinar apenas para competição.

Os treinadores tem que ter em mente: iniciação, performance e também o Tênis de Mesa para pessoas que só querem lazer, se divertir e como atividade fisica.

No seu caso, na minha opinião, a empunhadura fica a sua inteira disposição, pois o mais importe será vc praticar a modalidade e sentir bem.

Por que vc não tenta todas e depois decide qual teve uma adaptação melhor?

Abraços.
Nelson Machado

Perfeito.

Como foi dito, a melhor opção é vc testar as várias empunhaduras e estilos, pra daí definir qual vc mais gosta de jogar.

Esta é a forma mais correta de vc encaixar seu biotipo com a sua empunhadura. E não pensando apenas de maneira extremamente racional: baixo x movimentação rápida / alto x movimentação lenta.

Seu biotipo não se limita apenas a questão física externa, mas tb suas habilidades específicas. Muitos discordam, mas um ex-campeão mundial japonês já disse que até msm o tipo sanguíneo pode influir na escolha de estilo de jogo.

Portanto, não se leve por motivos exteriores. Esta é uma decisão pessoal, que partirá de dentro pra fora.