Ae galera, alguem ja usou aquele Bio Booster da Dandoy??? No site diz q ele não eh derivado do petróleo, logo não eh detectado pelo ENEZ.
:o
Sera, que se for aplicado em uma borracha SGI ele a danifica??? :roll:
Ae galera, alguem ja usou aquele Bio Booster da Dandoy??? No site diz q ele não eh derivado do petróleo, logo não eh detectado pelo ENEZ.
:o
Sera, que se for aplicado em uma borracha SGI ele a danifica??? :roll:
Ser ou não ser detectado pelo Enez é relativo. A questão é mais ética do que física. Booster é proibido? Sim. Então se usar estará praticando um recurso ilegal.
É a mesma coisa num torneio menor, onde não tem Enez disponível. Quer dizer que neste torneio pode-se usar cola rápida, reducola, e o que mais a imaginação permitir? Na minha concepção esta atitude está errada, pois a proibição existe p/ igualar as condições p/ 2 jogadores. Ao se usar material proibido estará levando vantagem pois o adversário pode ser honesto e não estar usando.
Antes que perguntem: Sou a favor do banimento da cola rápida, mas contra o banimento dos boosters. No entanto, a regra diz que booster não pode, então, como simples mortal, me resta acatá-la.
Mas Mestre Nakata, que eu saiba essa regra foi feita com intuito de banir soluções derivadas do petróleo, que por sua vez,são nocivas a nossa saúde.
Ta certo que la ta escrito, que booster e similares são proíbidos, mas neste caso o produto (como diz na descrição) não tem nenhuma ligação com petróleo (que produz compostos quimícos venenosos).
(Pergunta) Será que a ITTF tem conhecimento dos produtos deste gênero?
E acaso não tenha, se ela chegar a saber da existênica desse produto, será q ela não o tornaria legal?
Infelizmente eles já foram tão longe c/ isso q agora não tem mais volta.
O único caminho é treinar. Esqueça qualquer aditivo.
Estava dando uma olhada na internet sobre o assunto bio booster e vejam só o que eu encontrei:
http://www.ittf.com/stories/Forum_detai … orumn=100&
O Presidente da ITTF parece que resolveu responder algumas perguntas bem interessantes sobre esse assunto.
Destaco as seguintes frases do Sr. Adam Sharara:
“We are in a transition period and we must wait and see how things develop”.
“Players should just be patient and all will be clear soon”.
“The Chinese use VOC-free glue. But they also use the Haifu Oil which expands the sponge and stretches the rubber and gives the speed-glue effect. They claim that it is VOC free and poison-free. We are now analyzing it to see if it’s true. If in fact we could have a very safe product that gives the speed-glue effect, then why now”.
Vale a pena dar uma olhada.
Vou postar a tradução pra da uma força
“Estamos em um período de transição e temos de esperar e ver como as coisas evoluem”.
“Os jogadores deverão apenas serem pacientes e tudo será claro em breve”.
"Os chineses utilizam COV-livres cola. Mas eles também usam o óleo Haifu que expande a esponja e trechos da borracha e dá a velocidade-cola efeito. Eles afirmam que é COV gratuito e livre de veneno. Estamos agora analisando-o para ver se é verdade. Se, de facto, poderíamos ter um produto muito seguro que dá a velocidade-cola efeito e, em seguida, por isso agora ".
Ta aí o segredo dos chineses :lol:
Wynne, vc usou o google translator?
A última frase é: “Os chineses usam cola livres de solventes. Mas eles também usam o óleo Haifu que expande a esponja e partes da borracha, dando o efeito de cola-rápida. Eles afirmam que isso é livre de solventes e de produtos tóxicos. Nós estamos analisando se isto é verdade. Se, de fato, nós pudermos utilizar um produto realmente seguro que dá o efeito de cola-rápida, então porque não?” (obs: o Sharara tb tropeçou no inglês e colocou “then why now”, quando imagino que queria dizer: “then why no?”)
O Sharara fala dos chineses estarem usando o óleo expansor, mas ele não concorda com isso. Olha só o que ele fala:
[i]This is just my opinion. However, at the moment even Haifu Oil is breaking our rules 2.4 and 2.4.7, but we can not detect it with our current equipment. However, we have become very strict with the 4mm thickness rule because this is an effect of the oils and boosters is that they expand the sponge.
traduzindo:
Esta é apenas a minha opinião. Entretanto, atualmente o óleo Haifu está quebrando nossas regras 2.4 e 2.4.7, mas não podemos detectar isso com os equipamentos que possuímos. Porém, nós temos sido rigorosos com a regra da milimetragem máxima de 4mm porque um efeito dos óleos e boosters é a expansão da esponja.[/i]
Portanto, pessoal, os boosters e óleos continuam proibidos e quem os usa está sendo desonesto, ok?
Apesar de concordar que é proibido atualmente, acho que abre uma dúvida grande quanto ao futuro. Até agora achava que, além da questão da saúde, os boosters teriam sido proibidos também por alterar as características das borrachas tornando-as diferentes do que foi aprovado pela ITTF e tornando mais imprevisível para os jogadores adversários. Achava que não tinha mais volta.
Entretanto, ao que parece o único fator é a questão da saúde, então poderemos ter a liberação de alguns produtos “aprovados” e sem risco em breve.
Eu sou favorável à proibição tanto da cola tóxica (esta não tem nem o que discutir) quanto dos boosters, principalmente agora depois de ter sido proibido. Liberar agora seria uma incoerência.
Outra questão é que se eles liberarem algum booster no futuro, talvez o esforço de comprar e se adaptar às borrachas SGI seja perdido.
Quanto ao “then why now”, também pode ser um “then why not?”.
acho dificil eles liberarem, se liberarem, é pq nao acharam nenhum meio de detectá-los… pq oq eles realmente se importaram com estas probições foi em deixar o jogo mais lento para atrair mais o publico com trocas de bolas…
Exatamente! Sharara foi, antes de mais nada, estúpido a ponto de proibir algo que não podia controlar/verificar/provar.
sim, desde quando eles estiveram preocupados com a nossa “saúde”, nunca! pq agora de uma hora pra outra resolveram cortar?.. ja deviam saber faz tempo q isso fazia mal, mas nunca houve a necessidade de remover isto…
Exatamente! Sharara foi, antes de mais nada, estúpido a ponto de proibir algo que não podia controlar/verificar/provar.[/quote]
Pois é, ele proibe o que não pode verificar…
Seria mais fácil, liberar os boosters e demais expansores “VOC Free” e fiscalizar a espessura total das borrachas, como ele citou.
Sim Jadson, eu usei o google translator :oops:
Fico uma MER&% neh, mas naum da nada :lol:
Wynne, tem problema nenhum usar o Google Translator. Mas só uma dica: ajuste a tradução depois de usá-lo, ok?
Quanto aos “Voc-Free Boosters” não sou contra. Porém sou contra a essa bagunça que o Sharara fez. Deveriam ter analisado antes de proibir. Proibir e depois liberar é ridículo. Como disse o Randri: e o esforço pra se adaptar às borrachas SGI? a ITTF não se preocupa com isso?
Então jadson, mas boa parte dos profissionais estão usando boosters nas próprias SGI’s… eu usei booster em borracha convencional e só fazia barulho, velocidade mesmo não achei que melhorou muito. A Tenergy sem nada acho mais rápido do que a Bryce FX com booster que eu testei, bem mais…
A verdade é que 80 a 90% dos profissionais estão usando booster ou a própria fábrica entrega a borracha tunada. A ITTF sabe disso e está ficando por isso mesmo, uns reclamam mas ninguém toma alguma atitude mais enérgica.
Abraço,
[quote=“jadsonalmeida”:13h3r4nf]Porém sou contra a essa bagunça que o Sharara fez. Deveriam ter analisado antes de proibir. Proibir e depois liberar é ridículo. Como disse o Randri: e o esforço pra se adaptar às borrachas SGI? a ITTF não se preocupa com isso?[/quote]Concordo, tb sou contra essa atitude, apesar que pra quem se lembra o Sahara antecipou a proibição depois do episódio da morte do japinha a um tempo atrás…
Proibir e retroceder?.. Acho difícil.
Se pensar sobre as borrachas SGI e retrocesso aos boosters, aí mesmo que fica impossível; pois ao meu ver tornaria todo o investimento das grandes marcas um desperdício na busca por borrachas mais rápidas com feeling de borracha com cola rápida.
[]´s