Batida com a bola sobre a metade da mesa do adversário

Olá, pessoal!

Imaginemos dois jogadores (Sacador e Recebedor).

  • “Sacador” saca.
  • “Recebedor” recepciona de tal forma que a bola cai na metade da mesa de “Sacador” e volta sozinha para a sua própria metade da mesa.

Duas perguntas:

  1. Se “Sacador” não tocar a bola e ela quicar no lado de “Recebedor” novamente, de quem é o ponto? (creio que seria um ponto, pois, se “Recebedor” fizesse mais um retorno, teria tocado na bola duas vezes seguidas)

  2. Se “Sacador”, esforçado como é, consegue chegar na bola a tempo de fazer a batida, contudo, com a bola já em cima da metade da mesa de “Recebedor”, é válida a jogada e a disputa do ponto continua?

Procurei nas regras, contudo, não consegui me convencer plenamente.
A princípio, entendo que em “1”, teríamos um ponto do “Recebedor”. Quanto ao item “2”, não consegui chegar a uma conclusão.

Se a resposta tiver a forma de aplicar a regra ao caso, melhor ainda.

Abraço.

1- Ponto do recebedor. Isso acontece entre os cadeirantes quando um deles dá balão no meio do ponto e a bola volta pro seu campo sem o adv. tocar. Ponto de quem executou o golpe.

2- Sim, a disputa do ponto continua. Você pode invadir o campo adversário. Um exemplo disso é o famoso ponto entre Wliqin e MaLin trocando de lado, onde eles batem no “próprio lado”, quando na verdade é o lado adversário.

[quote=“j0rnal1sta”:2hw17bh6]1- Ponto do recebedor. Isso acontece entre os cadeirantes quando um deles dá balão no meio do ponto e a bola volta pro seu campo sem o adv. tocar. Ponto de quem executou o golpe.

2- Sim, a disputa do ponto continua. Você pode invadir o campo adversário. Um exemplo disso é o famoso ponto entre Wliqin e MaLin trocando de lado, onde eles batem no “próprio lado”, quando na verdade é o lado adversário.[/quote]

Qual foi esta competição??

Não era somente uma exibição?

Mesmo sendo exibição, é isso mesmo. As respostas estão corretas.

8O

Muito bem…aprendi mais essa, obrigado…

[quote=“Moroni”:2m12kgfm]Qual foi esta competição??

Não era somente uma exibição?[/quote]
Digamos que o momento valeu como exibição (heheheheheh), mas embora eu não me lembre agora qual era, aquele torneio era sim oficial.
Inclusive, às vezes vc vê os atletas fazendo isso em torneios oficiais, obviamente quando um dos jogadores dá a partida por perdida hehehehehehheeh.

Abraços!!!

Eis o ponto em questão:
PT Grand Finals 2004
[youtube:3or5qw3p]wwrc0oN6mSU[/youtube:3or5qw3p]

[]´s!

Grato pelas respostas (e pelo vídeo).

O problema maior é que isso, pelo menos para mim, não fica claro no Livro de Regras (2008-2009).

No item 2.7.1, que trata de “O Retorno”, consta:

A bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em
torno da rede e seus acessórios
e toque o campo oponente, diretamente ou mesmo que ela
tenha tocado na rede ou seus acessórios.

No caso em questão, a bola, após batida, não estaria passando sobre ou em torno da rede e seus acessórios.

De qualquer forma, a resposta dada parece ser o mais lógico. Contudo, a redação do regulamento não deixa isso exatamente claro. Mas como não podemos alterar o regulamento, paciência.

Assim, só resta agradecer novamente ao j0rnal1sta, ao JCarlos, ao Alcir e ao Mutley.

Por nada. Eu lhe agradeço a oportunidade.
Qdo eu comecei a praticar tenis de mesa eu também tive dúvidas. É verdade q em alguns pontos a regra pode gerar questionamentos. Como eu não treinava em clube, com técnico ou com jogadores “federados”, eu ñ tinha como ficar perguntando. Então, o q eu fiz na época foi perguntar por email diretamente aos árbitros das federações (no caso carioca, paulista, mineira e CBTM), e tudo foi esclarecido. E muitas vezes também prestava bastante atenção nas transmissões da TV (que consegui gravadas em vídeo), com os comentários do Marcos Yamada e da Jessica Yamada. E aqui no site também.
Sinta-se à vontade para perguntar o q quiser, pois aqui no fórum vc terá respostas. Pelo menos sobre tenis de mesa… rs
Um abraço.

olá: outras situações, mas aproveito que o tema são as regras:
1 - jogando por brincadeira dias trás, o meu oponente pegou com a mão uma bola que sairia da mesa, mas ele a pegou ainda encima da mesa. De quem é o ponto ?
2 - saque: no momento do impacto raquete/bola, o ponto onde ocorre este impacto deve estar “fora” da mesa na direção frontal ( direção ou linha entre os jogadores ) ou seja, atrás da linha branca de fundo, mas deve estar “dentro” da mesa na direção lateral, ou seja, deve estar entre as linhas laterais da mesa. Certo, errado, ou uma está certa e outra errada ? grato, xisto.

Olá, na primeira situação, o adversário perde o ponto pois a bola deve continuar sua trajetória até não ter condição de ser devolvida à mesa. Esta era a indicação de uma sequência terminada, bola no chão ou além dos aparadores nos cursos de arbitragem.

Se uma peça do vestuário do jogador (qualquer coisa que vista ou carregue no início da jogada) tocar na bola sobre a superfície de jogo, é uma obstrução e como não houve devolução válida, ponto do último jogador a golpear a bola corretamente (com a raquete ou mão da raquete).

Na situação dois, o sacador deve servir com a mão espalmada, a bola estando na palma da mão e não nos dedos (salvo deficiências físicas indicadas ao árbitro que impossibilitem tal procedimento), atrás da linha de fundo e no nível da superfície de jogo. Há uma extensão imaginária das linhas laterais a qual a bola tem que estar posicionada, podendo até mesmo o corpo estar na lateral da mesa, desde que a mão com a bola não tenha sua visão obstruída pelo corpo do sacador.

O árbitro e o adversário devem no serviço ter a visão da bola em posição estacionária, atrás da linha de fundo, para então projetar a bola no mínimo a altura da rede, e golpear com a raquete.