banidos

Amigos alguém sabe onde encontrar a lista da ITTF com as borrachas, pinos e raquetes consideradas ilegais no TM pois no site da mesma há somente os aprovados. Onde encontrar os produtos “piratas” e banidos do tenis de mesa.?

:? Sem querer ofender mas…
se não faz parte da lista de itens aprovados, então o produto é proibido…

Então teríamos de concordar que seria uma conclusão por extrapolação: se é permitido então não é proibido, mas tem de haver uma listagem dos materiais proibidos assim como há uma listagem exaustiva dos solventes aprovados e dos proibidos para controle da colagem rápida. Logo temos de concordar que você definitivamente não sabe a resposta, o que efetivamente não ajuda muito.

Acho que tu queria dizer “por exclusão”.

Acho que não tem como a ITTF fazer isso, afinal não há como regulamentar tudo que poderia ser usado simplesmente “para jogar a bolinha do outro lado da rede”

O que se faz é uma consulta a ITTF se o produto é válido ou não.

E a ITTF já regula as dimensões que a madeira deve ter e se não me engano a quantidade de pino que uma borracha tem. É questão de pesquisar no site da ITTF

Talvez a questão ficasse melhor posta assim: Lista de materiais banidos (que um dia já foram permitidos e não mais o são). :?

Creio que efectivamente qualquer um que não esteja na lista não é permitido, pois a lista de materiais da ittf contempla materiais rarissimos, como tal… tudo o que não está, é proíbido ou pelo menos não aprovado pela ittf

8O Alguem pode me informar qual é o link da página da ittf, onde está essa tal lista!!!

O site e www.ittf.com e pra ver os equipamentos e equipment.

Pelo rumo que a conversa tomou devo concluir que se eu chegar com um material de tenis de mesa, digamos por exemplo um pino longo butterfly feint II mas que na verdade é um pino que eu mesmo mandei fabricar, o mesmo seria aceito em qualquer campeonato oficial pois basta ter aquela marquinha sem vergonha da ITTF e estar parecendo com um material da lista de aprovados para torná-lo aceito. Desta maneira seria muito fácil burlar a norma. Não acredito que a ITTF proceda desta maneira deve haver um critério mais científico do que este senão vou fabricar meu próprio material no fundo do quintal e sair jogando por aí sem ter ninguém que me controle. Da mesma maneira seria com a cola rápida pois eu posso ir para o laboratório e testar todos os solventes possíveis até encontrar um que turbine minha raquete e aí eu coloco ele num tubinho de fair chack e tudo bem.

pinorongo esta certo , vc pode pegar o cabo de uma raquete q é aprovada, ai voce cola o cabo em qualquer madeira e grafa o ittf e pronto…

Humm, sei não, acho que fabricar o próprio material vai dar uma trabalheira danada…

Quanto à cola, alguém se lembra de um artigo que o Mazinho publicou, sobre o dinamarquês Finn Tugwell, que foi pego no antidoping da raquete?
Dêem uma olhada abaixo:

Abraços.

https://mesatenista.net/modules.p … =0&thold=0

Quando eu falei fabricar eu não quis dizer eu mesmo pois é sabido que há materiais de origem chinesa que burlam as normas da ITTF só resta saber quem vende. Diga-me se você fosse a ITTF iria procurar ter uma lista destes materiais ou não?

Percebo uma certa antiesportividade, um “unfair-play” nesta questão lançada pelo colega. A ITTF regula o que é permitido, e obviamente qualquer coisa que não está na lista de materiais aprovados é material proibido. Bem…não percam tempo com futilidades, usem os materiais aprovados e ponto.

é isso aí

Pinolongo tu podias burlar a raquete e fabricar uma sim… mas mesmo assim não seria fácil, nos torneios ITTF as raquetes são vistas e revistas por árbitros e entendentes para isso não acontecer, mas podes tentar :wink:

No Brasil não tem nem árbitro na maioria dos campeonatos e quando tem é o caboquinho que acabou de perder e está P. da vida e não está nem aí se você está jogando com material ok ou não. Até na copa Brasil você encontra cada árbitro zé mané que se você der duas tartarugas para ele cuidar uma foge e a outra fica grávida.
Coloquei este tópico na intenção de exercitar o livre pensamento e de buscar conhecimento pois não me contento com pouco nem na vida nem no TM. Nunca burlei e nem tenho a intenção de burlar as normas da ITTF nem da CBTM como insinuou o Sisco mas gosto de experimentar materiais novos e tenho algumas dúvidas técnicas quanto a materiais. Não concordo com o atual desequilíbrio na confecção de materiais priorizando os jogadores ofensivos e all round em detrimento dos jogadores defensivos, houve um enorme desenvolvimento de borrachas, madeiras, colas tornando o TM um jogo feio de se assistir, sem sequencias espetaculares e desinteressando desta maneira aos patrocinadores, inibindo a transmissão televisiva e afastando o público.Nosso esporte é feito por pessoas honradas tanto que o próprio jogador acusa a casquinha mesmo que só ele tenha visto e nem o adversário e nem o árbitro, nem ninguém tenha percebido isto. É por isto que pratico este esporte.