[b]Fundamentos técnicos[/b]

TÉCNICA BÁSICA

Durante uma seqüência (segmento do jogo), inúmeros eventos ocorrem fazendo com que o ponto disputado seja nosso ou do adversário.

Ações fora de sincronia, escolhas errôneas, desgaste físico ou desatenção influenciam o placar até a totalização de set’s perdidos e conseqüentemente partidas.

A preparação anterior, física, técnica e emocional, é a chave para o desenvolvimento do indivíduo e suas conquistas esportivas.

POSIÇÃO FUNDAMENTAL

 Base técnica consiste em posicionamento apto a efetuar a recepção e os golpes de uma forma geral.

 Os pés devem estar afastados aproximadamente a largura dos ombros, o peso corporal incidindo sobre a ponta dos pés (posição de largada), estando os joelhos semi-fletidos e o torso inclinado em direção à mesa de jogo, com o braço da raquete posicionado em ângulo de 90° graus (neutro) e o braço oposto auxiliando no equilíbrio do conjunto.

 Imagine o salto de um felino, uma fração de tempo antes de realizá-lo toda a musculatura de seu corpo foi levemente tencionada. A posição fundamental organiza nossa percepção, facilitando respostas senso-motor. A inclinação em direção à mesa permite maior amplitude nas ações e a distribuição do peso à frente mais equilíbrio e velocidade.

 O corpo deve posicionar-se em relação à linha de fundo da mesa, com inclinação lateral de aproximadamente 30° graus. Na prática devemos, sendo destros ou canhotos, ter o centro do corpo voltado para a ponta direita ou esquerda da mesa, buscando simetria com o ângulo de possibilidade de nossos golpes.

 Jogadores atacantes costumam posicionar o centro de gravidade de forma a cobrir 2/3 da mesa com o forehand e o terço restante com o back. Já os defensivos posicionam-se de forma neutra, possibilitando iniciar a jogada com um movimento de fore ou com o back em proporções iguais.

Um ótimo texto, já tinha lido.
Só queria ressaltar que, como ele disse sobre a posição fundamental, jogadores ofensivos “COSTUMAM” cobrir 2/3 com forehand , ou seja, a posição fundamental pode variar um pouco de atleta para atleta. Eu jogo com pino longo no back, e me sinto mais confortável no jogo cobrindo 2/3 da mesa com o forehand e 1/3 restante com o back.
O legal é adaptar o estilo de jogo com a posição fundamental, mais perto da mesa, mais afastado, mais pra direita, mais pra esquerda, mais flexionado, mais inclinado, menos inclinado, com o braço mais embaixo, com o braço mais em cima, isso tudo pode variar, o que existe é um posicionamento que permite o atleta realizar seu golpe com menor perda de tempo, e é a posição fundamental. Eu mesmo mesclei a posição fundamental, as vezes faço o movimento de perna pra dar um harau e dou um kato perto da mesa, as vezes armo um kato e dou drive, isso tudo pode variar.
Ah, opinião minha: contra canhotos , eu acho melhor o posicionamento no meio da mesa, pois GERALMENTE a maior parte dos saques vem no meio da mesa e no fore.
ótimo texto.

Valeu Hinoki! ótimo texto!!!

extremamente esclarecedor!