TÉCNICA BÁSICA
Durante uma seqüência (segmento do jogo), inúmeros eventos ocorrem fazendo com que o ponto disputado seja nosso ou do adversário.
Ações fora de sincronia, escolhas errôneas, desgaste físico ou desatenção influenciam o placar até a totalização de set’s perdidos e conseqüentemente partidas.
A preparação anterior, física, técnica e emocional, é a chave para o desenvolvimento do indivíduo e suas conquistas esportivas.
POSIÇÃO FUNDAMENTAL
Base técnica consiste em posicionamento apto a efetuar a recepção e os golpes de uma forma geral.
Os pés devem estar afastados aproximadamente a largura dos ombros, o peso corporal incidindo sobre a ponta dos pés (posição de largada), estando os joelhos semi-fletidos e o torso inclinado em direção à mesa de jogo, com o braço da raquete posicionado em ângulo de 90° graus (neutro) e o braço oposto auxiliando no equilíbrio do conjunto.
Imagine o salto de um felino, uma fração de tempo antes de realizá-lo toda a musculatura de seu corpo foi levemente tencionada. A posição fundamental organiza nossa percepção, facilitando respostas senso-motor. A inclinação em direção à mesa permite maior amplitude nas ações e a distribuição do peso à frente mais equilíbrio e velocidade.
O corpo deve posicionar-se em relação à linha de fundo da mesa, com inclinação lateral de aproximadamente 30° graus. Na prática devemos, sendo destros ou canhotos, ter o centro do corpo voltado para a ponta direita ou esquerda da mesa, buscando simetria com o ângulo de possibilidade de nossos golpes.
Jogadores atacantes costumam posicionar o centro de gravidade de forma a cobrir 2/3 da mesa com o forehand e o terço restante com o back. Já os defensivos posicionam-se de forma neutra, possibilitando iniciar a jogada com um movimento de fore ou com o back em proporções iguais.