[b]Dúvidas de como colar a borracha!!![/b]

Afinal de contas, qual a forma correta de se colar a borracha na raquete? :?: :?: :?:
Um daqueles guias que alguns mesatenistas têm, viria a calhar agora…De preferência, em português, vlw!!!:oops:
Eu colo, em média, duas vezes por semana…
Meus problemas são:
1 - Às vezes, a borracha não fica totalmente fixada na raquete e começa a “enrolar”(parece que está até “viva”!!!)
2 - Às vezes, eu acho que prenso muito na colagem e a borracha estica demais!!! Fica parecendo que eu é que cortei a borracha errado…
3 - Quais os procedimentos devo tomar para conservar melhor minhas borrachas? Após treinar, devo retirar as borrachas da raquete? Se positivo, o que eu faço para retirar o excesso de cola?
4 - Desculpem a ignorância, mas para que serve o tal do solvente???
Como eu faço para solucionar esses problemas?

Peço perdão pelas dúvidas, às vezes, até banais!!! mad o órum é justamente para isso, né!!! (ESCLARECER AS DÚVIDAS)

Clássico All Round +
Madeira: YASAKA Gatien Extra 3D
Borrachas: YASAKA Mark V 30° 2,5mm (Backhand)
TIBHAR Rapid Máx. (Forehand)

Caro mesatenista, quanto a sua duvida nao se preocupe, pois todos já tiveram essa dúvida um dia. Seguinte,
Quando voce passa cola na esponja, vc deve espalhar bem e nao deixar excessos.
Aí vc espera ela secar por total, quanto mais tempo, melhor.
Aí vc coloca a borracha sobre a madeira (lembrando q tb tem q passar cola na madeira), mas sempre passe mais na esponja da borracha.
Aí coloque sobre a madeira, e passe o braço por cima. nao estique a borracha
as vezes é necessário passar 2,3,4 mãos de cola até colar.

Obrigado ao jornal1sta, pela boa vontade em responder às minhas questões!!! :lol:
Mas e o solvente?
Que produo que é?
Para que serve?
Como usa-lo?
Quantas partes do solvente e quantas da cola rápida eu devo usar ?

Obrigado a todos que puderem ajudar!!! :oops:

Clássico All Round +
RAQUETE: YASAKA Gatien Extra 3D
BORRACHAS: YASAKA Mark V 30° 2,5mm (Backhand)
TIBHAR Rapid Máx. (Forehand)

thunder o solvente estica a borracha assim ela fika com mais efeito e velocidade…
mais jornalista pq não esticar a borracha ?
eu estiko…

oh eu tbm passei por isso no começo mas agora aprendi, nao sei se foi o jeito certo mas funciona e bem.

Existe dois tipos de colas no mercado, COLAS RAPIDAS q possui solvente e COLAS “PERMANENTE”.

As colas rapidas possui o solvente q deixa os poros da esponja dilatado e dá mais velocidade a borracha.
As colas permatentes (nunca utilizei) servem para colar a borracha só para grudar.

Qdo vc utiliza cola rápida e passa pouca cola em uma borracha nova (sem cola) ela parece “viva” pq nao consegue grudar na madeira por isso solta ela começa a enrolar por causa do solvente q começa a agir na esponja, tanto q parece q a borracha aumenta o tamanho cresce.

Depois de passar cola vc deve ter um rolinho ( não utilizar o braço) para ajudar a esticar a borracha. vc deve colar a borracha no sentido do cabo para fora, com o rolinho vc deve ir esticando a borracha (como se estivesse fazendo macarrão) para tirar as bolhas de ar depois deve prenssar bem a borracha e deixar um tempo para q fixe legal. Detalhe é q qto mais vc esticar a borracha mais rápida fica.

Vc pode ou nao tirar a borracha depois do treino isso vai de vc.
pelo q eu observei a maioria das pessoas só tiram a borracha da raquete qdo vao jogar ou antes do treino, tiram para colar de novo para obter o melhor desenpenho da cola, pois depois de algum tempo (questao de horas) as colas rapidas perdem o efeito.

Tem pessoas q utilizam só o solvente (normalmente reducola) pois a borracha já esta com bastante cola, dai só coloca o solvente para ativar o efeito do solvente pois quem proporciona maior e feito e velocidade é o solvente nao a cola, a cola é só para grudar.

Espero ter ajudado e se eu disse alguma coisa q nao tem nada haver por favor corrija.

t+
Thiago

de certa forma ta certo. o negocio de esticar, porque nao é bom esticar, pq dependendo da qualidade da borracha, os pinos podem estourar, usa um pedaço de tubo de pvc e passa por cima, desliza ele sobre a borracha sem esticar. o solvente vc pesquisa na sua cidade qual solvente o pessoal usa. mto cuidado, pq sao todos prejudiciais a saude. um solvente forte explode teu predio.