Avalox + TEnergy

Boa tarde galera andei lendo bastante por aqui, hoje eu tenho o seguinte conjunto, Donic Burn Carbotox + Donic BlueFire M1 Turbo no FH + Donic Acuda S1 Turbo no BH.

Pois bem, pelo que eu li aqui montei um conjunto muito rápido, tenho sentido dificuldade de colocar algumas bolas na mesa, to meio sem controle. Minha duvida é a seguinte, eu gostaria de ter um drive mais pesado, pensei no seguinte conjunto.

Avalox 500 + Tenergy 05 FH + Tenergy 64 BH.

Gostaria de saber a diferença entre a Avalox 500 e a 700, e entre as Tg “normais” e as FX das 05 e 64. Qual o melhor kit para um bom controle, combinado com um drive bem pesado. DEsde já agradeço, sempre aprendo muito com vcs! Alcir por exemplo sempre me responde com paciência!

Bem, não sou o Alcir, mas espero que dê para o gasto… :smiley:

Primeiro sobre as Avalox 500 e 700, nelas mudam-se a quantidade e o tipo de camadas de madeira. A Avalox 500 tem mais sensibilidade perto da mesa em bolas lentas e boa velocidade em bolas a média distância, a 700 é uma raquete bem firme e linear. Na minha opinião você sentira uma grande diferença entre o sentir da bola entre a sua atual e a 500 e uma mais gradual com a 700.

Sobre as Tenergys normais e FX a diferença é na dureza da esponja. As esponjas mais moles (FX) tendem a segurar mais a bola na raquete e dar mais efeito, porém com um pouco menos de velocidade. Eu não gostei muito da Tenergy 05 FX em relação a 05 normal, mas pode ser porque eu achei ela muito mole e fina na espessura de 1.9. Porém, a FX continuou dando muito efeito e tendo boa velocidade, foi questão de preferência.

Velocidade em si, você pode estar pegando outro conjunto muito rápido com as escolhas das Tenergys. Digo isso porque nas tenergys a bola salta muito ao entrar em contato com a borracha e isto pode dar a sensação de maior velocidade se o seu movimento ainda não 100%. Eu não gostei muito das borrachas turbos porque elas são muito duras e não me adaptei bem as elas (pura falta de treino e não culpa do material). Então, espere borrachas mais moles só por trocar para as Tenergys.

Como sugestão, tente testar a Donic Barracuda, as Xiom Vegas e as Tibhar MX-p ou FX-p. Trocar logo de cara para as Tenergys pode te causar uma dependência nada agradavél para o seu bolso e te ajudar com uma muleta difícil de tirar (digo isso por experiência própria).

E por fim, a borracha pode facilitar os Drives pesados, mas ficar trocando elas para ter um movimento certo não é a solução mais segura. Eu mesmo, quando pego outra raquete pareço que desaprendi os golpes.

Abraços,

Júlio você é outro cara que sempre me responde rsrsrrsrs, inclusive sempre que você posta eu vejo seus vídeos de treinamento. Meu problema maior hoje é na hora de devolver um drive pesado por exemplo a bola sai muito, meu movimento ainda não está 100% mas tenho evoluído muito. Não entendi essa parte da dependência que você citou. Vamos colocar que meu desenvolvimento está em 70% qual o conjunto que você me indicaria dentro desse perfil de drive pesado. Pense como se eu tivesse aprendendo agora a jogar da maneira certa, faz uns 3 meses que eu treino 2 vezes por semana com um treinador em Macaé, minha evolução foi muito grande, mas sinto falta do efeito, minha bola chapada parece um tiro, mas a verdade é que preciso permanecer na mesa, não consigo trocar muita bola, pq toda bola sai uma pancada. Não sei se estou conseguindo me expressar bem, não sou montado na grana, só quero um material que me ajude a melhorar meu jogo não que me atrapalhe no fim das contas, eu sei que pegar um material muito acima do meu nível é mais maléfico do que benéfico. Obrigado pela atenção Júlio!

Considerando essa questão de aprender do zero pra um crescimento correto, vc aconselharia uma avalox 500 com barracuda nos dois lados? Eu vi aqui no site a Barracuda Big Slam tb.

Gilbert, vou partir do entendimento que o seu problema é devolver a bola com muito topspin e não em executar o movimento, ok? Existem três formas mais comuns de devolver este tipo de bola, 1 - batida seca com raquete fechada como se estivesse dando um jab de um 1 cm de distância, 2 - fechar bem mesmo o ângulo da raquete em cima de mesa e deixar a bola bater na raquete, 3 - cobrir o efeito da bola com um efeito maior ainda. E, destaco, com qualquer material é possivel fazer isto. Em raquetes carbonadas e com borrachas rápida fica mais díficil, mas com a técnica certa continua sendo possível.

Como você começou a jogar a pouco tempo, o material faz mais diferença na execução do movimento. Desta forma, pode ser que você aprenda a devolver a bola ou atacá-la com o seu material e não a fazer o movimento certo (o que deveria fazer a bola entrar com qualquer raquete). Logo, pegar um material muito caro e com as características muito distinta dos demais pode fazer você criar uma dependência dele, como aconteceu comigo e as Tenergys, ok?

A combinação Avalox P500 e Barracuda no fore e Barracuda Big Slam no back me agrada muito. Destaco o “ME”, também conhecido com a mim. Digo isto porque isso varia muito de pessoa pra pessoa, e qualquer investimento no tênis de mesa deve ser feito considerando várias opiniões e se possível com um test drive antes. E no pior das hipóteses, você terá quatro borrachas diferentes para testar qual é a melhor combinação para você. E claro, nunca deixe de dar sua opinião sobre as coisas que você acha desses materiais aqui no fórum.

Abraços,

Júlio muito obrigado pela resposta, eu posto tb minha opinião sobre as minhas borrachas sempre que possível, mas como só uso a minha tenho uma experiência super restrita, um grande problema é que sou o único clássico onde treino, logo não tenho nenhuma raquete pra fazer um test drive ;-(. Ae Júlio só uma curiosidade, é você na foto do perfil? Pq na foto parece o Jet Li, mas nos videos parece o Yudi Tamashiro hauhauahuahau

Para não fugir muito do assunto, eu pareço com um monte de orientais… mas não sou nem de perto tão boa pinta quanto esse tal de Yudi e nem tão ágil quanto o Jet Li. A internet e as fotos escolhidas fazem transformações… nem te conto do video que já vi do Alcir (gancho para ele dar a contribuição no post… :D)

Blz Julio hauhaua só quis dizer que na foto vc parece muito mais velho do que no video haha. Mas voltando ao assunto tem algum link onde eu possa aprender algumas técnicas? Sempre vejo o do Salatiel Neto, se tiver algum outro pra me passar. Devo montar esse conjunto que vc falou, a maior diferença deve ser na sensação do toque com relação a maciez e na velocidade que ela imprime né? Falei do Alcir e ele nem apareceu por aqui ;-( hauhaua