Bem, não sou o Alcir, mas espero que dê para o gasto…
Primeiro sobre as Avalox 500 e 700, nelas mudam-se a quantidade e o tipo de camadas de madeira. A Avalox 500 tem mais sensibilidade perto da mesa em bolas lentas e boa velocidade em bolas a média distância, a 700 é uma raquete bem firme e linear. Na minha opinião você sentira uma grande diferença entre o sentir da bola entre a sua atual e a 500 e uma mais gradual com a 700.
Sobre as Tenergys normais e FX a diferença é na dureza da esponja. As esponjas mais moles (FX) tendem a segurar mais a bola na raquete e dar mais efeito, porém com um pouco menos de velocidade. Eu não gostei muito da Tenergy 05 FX em relação a 05 normal, mas pode ser porque eu achei ela muito mole e fina na espessura de 1.9. Porém, a FX continuou dando muito efeito e tendo boa velocidade, foi questão de preferência.
Velocidade em si, você pode estar pegando outro conjunto muito rápido com as escolhas das Tenergys. Digo isso porque nas tenergys a bola salta muito ao entrar em contato com a borracha e isto pode dar a sensação de maior velocidade se o seu movimento ainda não 100%. Eu não gostei muito das borrachas turbos porque elas são muito duras e não me adaptei bem as elas (pura falta de treino e não culpa do material). Então, espere borrachas mais moles só por trocar para as Tenergys.
Como sugestão, tente testar a Donic Barracuda, as Xiom Vegas e as Tibhar MX-p ou FX-p. Trocar logo de cara para as Tenergys pode te causar uma dependência nada agradavél para o seu bolso e te ajudar com uma muleta difícil de tirar (digo isso por experiência própria).
E por fim, a borracha pode facilitar os Drives pesados, mas ficar trocando elas para ter um movimento certo não é a solução mais segura. Eu mesmo, quando pego outra raquete pareço que desaprendi os golpes.
Abraços,