[Avaliação] Tabela de Velocidade e Efeito das Borrachas

caramba!! agora eu fikei assustado… na tabela do site diz q a catapult tem mais efeito e velocidade do q a hammond pro alfa mas na tabela dos fabricantes a hammond pro alfa tem mais efeito e velocidade… eh tao grande a diferença assim?? eh melhor confia nu site ou nu fabricante???
flws…

Fora as tabelas que foram apresentadas (aliás parabéns por mais uma excelente contribuição Nakata) tem outras duas tabelas que valem a pena serem consultadas.
Uma para borrachas e outra para raquetes.
Detalhe é que elas podem ser copiadas p/ excel p/ vc poder mexer a vontade.

borrachas
http://tenisdemasa.ro/index.php?menu=rr

raquetes
http://tenisdemasa.ro/index.php?menu=b

Pessoal, tenho uma grande dúvida.
As empresas usam um padrão internacional para velovidade, efeito e controle, ou cada uma tem seu padrão?
Ex: A TSP diz que a borracha B-jorno tem 14 de velocidade e 10 de efeito.
http://www.hinoki.com.br/borrachas.asp
A Butterfly diz que a Bryce tem 12 de velocidade e 9,5 de efeito.
http://www.butterflyonline.com/rubber_all.asp?frompg=allrubbers
Isso quer dizer que a Bjorno é mesmo mais veloz e tem mais efeito que a Bryce???

para djelson

Não meu amigo. CADA EMPRESA USA A SUA FORMA DE CLASSIFICAÇÃO.
NÃO EXISTE UMA CLASSIFICAÇÃO ÚNICA.

Ou seja, se uma empresa inventa que a tabela dela vai de 0 a 1000 e diz que a borracha dela tem velocidade 1000 (mil) isso não quer dizer que ela seja 990 vezes mais rápida que uma Bryce por ex.

Então de uma forma geral vc só poderia usar as TABELAS DE CADA FABRICANTE p/ comparar borrachas DA PRÓPRIA FABRICANTE e não entre um fabricante e outro.

As tabelas que comparam fabricantes diferentes não tem nenhuma comprovação cientifica e são feitas a partir da experiência própria de cada um quando experimentou as tais borrachas (como a tabela que o Nakata montou).

[quote=“Nakata”:3lv05igy]…Nittaku
J.O. Waldner (9 / 9,25 / S)
J.O. Waldner SC (8,5 / 9,25 / S)
Midship SC (8,75 / 8,5 / S)
Hammond (10 / 8,25 / SH)
Hammond Pro Alpha (9 / 8,25 / S)
Magic Carbon (7,5 / 8 / S)
Hurricane 3 (8,5 / 9,75 / SH)
.[/quote]
Soh achei estranho a hammond ser 1 a mais de velocidade q a hammond pro alfa… num seria o contrario??? :roll:
eh mta diferença de uma pra otra nessa tabela…

[quote=“jmachtura”:3iq5phwa][quote=“Nakata”:3iq5phwa]…Nittaku
J.O. Waldner (9 / 9,25 / S)
J.O. Waldner SC (8,5 / 9,25 / S)
Midship SC (8,75 / 8,5 / S)
Hammond (10 / 8,25 / SH)
Hammond Pro Alpha (9 / 8,25 / S)
Magic Carbon (7,5 / 8 / S)
Hurricane 3 (8,5 / 9,75 / SH)
.[/quote]
Soh achei estranho a hammond ser 1 a mais de velocidade q a hammond pro alfa… num seria o contrario??? :roll:
eh mta diferença de uma pra otra nessa tabela…[/quote]
O contrário? De maneira nenhuma. A Hammond está entre as 3 borrachas + velozes que já experimentei. A Pro Alpha definitivamente não é + veloz que a Hammond original. Quanto aos valores que atribuí são impressões exclusivas minhas, como já citei anteriormente. Claro que existem fatores que poderiam mudar alguns valores, como o tipo de madeira onde testei as borrachas, o clima na época que as testei, etc. Mas se eu fosse analisar tudo isso ainda não teria terminado a lista. Como eu não sou de ficar em cima do muro preferi mandar logo a minha opinião sobre o que eu conheço de borrachas.

Ricardo, eu não analisaria valores nem do mesmo fabricante p/ me decidir a comprar esta borracha (madeira) ou aquela. Isso pq existe muito marketing falso nesses números fornecidos pelos fabricantes. O melhor que podemos fazer é testar o máximo de borrachas (madeiras) que pudermos com os companheiros de clube, ou, se não tiver outro jeito, comprando e tirando as próprias conclusões. Outra boa alternativa é observarmos a análise que os usuários do fórum escrevem. Eu considero muito + confiável que qualquer número em qualquer catálogo.

Por isso mesmo que eu disse que é e “de modo geral”. Eu sei que rola um baita jogo de marketing por trás das intenções de venda dos fabricantes… afinal de contas “a propaganda é a alma do negócio” hehehehe

No inicio deste tópico postei uma tabela do site da scholer-micke (loja de material de TM da Alemanha) estas lojas especializadas, preferem fazer o que eu considero muito valido, ter uma propria tabela, com indices tirado dentro de uma mesma sistemática de analise, ou seja: imparcial e independente, agora, o que muda toda a caracteristica de uma determinada borracha é a catapulta, pois, existem borrachas ditas como mais lentas em indice, porém que exercem mais catapultas que borrachas ditas como “rápidas”, ai, se tratando disto, o velo e bom “forum” é a tabela mais indicada, pois vc tem a oportunidade de ler um comentário…

Abraços,

Bob