Avaliação Avallo AVX J-Power (classineta)

Sou jogador classineta e utilizo o material da assinatura há 6 meses.
Logo no início, quando falaram da proibição da cola rápida decidi comprar uma raquete mais veloz.
A J-Power me agradou muito. O único desapontamento foi o peso, uma panela, e de pressão. 105g limpa de tudo.
O acabamento e a embalagem são muito superiores a P500 e P700.
Composição: 7 folhas, a câmada externa é de Kiso Hinoki, de excelente qualidade, por sinal. Essa última camada faz muita diferença, dá um tom de toque SOFT (macio). Espessura da minha madeira é de 6,3mm.
Primeira coisa a dizer: Tem o formato ideal, o mesmo das avalox P500 e P700 classineta. Para quem joga nesse estilo sabe o que estou falando, um formato maior e ovalado, e não redondo como TSP, Butterfly (exceto Yoshida Kai), Donic, Tibhar e Outras marcas. Algumas marcas possuem algumas raquetes no formato classineta ideal: Nittaku (runlox-5), Stiga (Clipper e variantes), Yasakas (EXTRA eu acho, não joguei, mas pelo que li, me parece que seguem o modelo ideal), DHS (Wang Hao e Liqin, e suas variantes) e outras mais.
Outra coisa, as Avalox, atualmente Avallo AVX, possuem cabos, nas classinetas, mais largos e espessos, fato que me agrada muito.
Comparativamente a uma P500:
A velocidade é maior, se a P500 é 8.0, e a TSP Award Offensive é 8.5 a J-Power é 9.5. É inferior a uma raquete de carbono, mas sem dúvida uma das madeiras mais rápidas sem carbono.
Controle: Eu gostava da P500, agora eu não gosto mais :lol: .
Primeiro: Não existe vibração, porém não há perda de sensibilidade.
Uma das raquetes que usei e tem melhor feeling (baixíssima vibração e excelente sensibilidade), foi a TSP Award Offensive. Creio que o Jornalista possa falar a respeito (até gostaria que ele falasse a respeito, pois achei a Award Offensive rápida, mas com controle e feeling extraordinários para uma madeira de cinco folhas e peso levíssimo (a minha tinha 76g)).
A J-Power é muito firme devido as 7 folhas, porém, existe algo de TOSTINES: A última camada de HINOKI dá um toque especial, ou as cinco camadas internas não tiram o toque especial do HINOKI?!?!?
Concluindo o controle: A raquete é muito bem projetada.
Com Skyline TG2 no forehand (sem cola), o controle ficou muito maior que o mesmo na P500 colada , até a velocidade superou a da P500 com cola.
Para drives e tops curtos é perfeita, para média e longa distância, ídem, é só modificar o movimento e bater mais para a frente que a bola vai com muita velocidade. Quando cito tops e drives curtos, digo, muitíssimo efeito e baixíssima velocidade.
Nos bloqueios:
Ativo - você se sente como se fosse um shoto do Cazuo (olha que eu pareço um pangaré com torcicolo jogando). A velocidade e o controle são grandes, eu diria que exagerados, muito acima da P500 e da TSP Award Offensive. Para devolver bolas de muito efeito e velocidade, basta segurar com mais firmeza.
Passivo - Perfeita. Usando a TG2, por muitas vezes cheguei a afouxar a empunhadura (tirar a pressão da mão, deixando a raquete quase solta na mão) para bloquear de forma passiva, e a bola não espirrou. É a aí que eu percebi o controle da raquete, algo meio que “diabólico” :twisted: . Tá certo que o peso ajuda nesse quesito, mas não é fator preponderante.

Toda essa análise foi baseada no uso de no mínimo 6 meses das raquetes citadas, todas com TG2 no fore, e TSP Actor no Back. O que foi dito acima, foi para o uso do Forehand, ou seja, TG2, borracha chinesa DHS, grudenta e dura.

Para o uso com borracha macia (no meu caso foi a ACTOR da TSP), tipo japonesa, a madeira se comporta de maneira semelhante, porém, por ser muito pesada, perde-se um pouco do feeling, e fica dificil tirar a velocidade da bola nos bloqueios passivos.
Em compensação, nos drives e tops, sejam eles, counter, ou não, é maravilhosa a J-Power. Fica fácil o contra-ataque, muito fácil. Além de imprimir alta velocidade com absurdo controle, permite o contra-ataque (drive ou top) em cima da mesa sem perder o feeling.

Resumindo: Ao invés de substituir as borrachas por causa do banimento da cola rápida, encontrei uma raquete que fizesse isso.
A camada de 0,5mm de HINOKI acaba funcionando como algo elástico, rápido e macio ao mesmo tempo, com controle anormal.
Só recomendo esta raquete para classinetas, ou para jogadores clássicos que utilizem ao menos uma borracha com esponja dura (ponto fortíssimo da raquete), pois para borrachas macias existem madeiras melhores e muito mais leves, como as de 7, 9 ou 11 folhas de HINOKI.

Para o problema do peso é só usar um FIEL*, para não matar o adversário com uma raquetada. rsrsrsrsrsrs

*Cordão que liga a lapela do ombro do policial ao seu revolver. :lol:

Obs.: A J-Power é uma P700 tunada, com um pouco mais de velocidade, e muito mais controle. Não se trata de uma madeira P700 com a última folha de hinoki, as camadas parecem ser de madeiras iguais a da P700, porém com espessura e disposição diferentes, o que alterou muito a raquete.

Ótimo review. Eu que jogo com P700 me interessei… :roll: :roll:

E eu jurava que essa era apenas mais uma 7ply all Hinoki como a Nittaku Septear (que eu já usei), valeu por esclarecer isso também.

Agora que eu li tudo também gostei da análise. Da 1a vez eu tinha parado no 105g… :lol:
No entanto, se houver uma variação de peso e for possível encontrar uma de, digamos, 85g, provavelmente o desempenho não será o mesmo.
Admiro o fato de você jogar com 2, sendo uma delas a TG2 numa madeira de 105g. Haja braço! ::malhando:: A minha Hybrid Wood tem 95g e eu já acho impossível jogar com 2 borrachas.

Não é não Alexandre.
Antes de comprar eu pensei que fosse uma P700 com última camada de HINOKI, mas também não é. Podem ter utilizado o mesmo tipo de madeira, mas com espessuras e posições nas camadas diferentes.
O acabamento é muito bom, me surpreendeu muito.
Eu joguei por 3 anos com uma Nittaku A, e me apaixonei por HINOKI.
Apesar da J-Power ter apenas uma folha de cada lado de 0,5mm, dá para perceber no toque da bola, principalmente com borrachas mais duras. Na P700, o toque é mais seco, na minha opinião.

NAKATA. Concordo com você, é uma raquete pesada. Mas no caso dos Shapes Avallo AVX (Avalox), o tamanho acaba afetando o peso, pois nas classinetas, como disse acima, o tamanho é bem maior, praticamente 1,0cm a mais no comprimento.
Outra coisa que as pessoas esquecem, quando parei de utilizar cola rápida, as borrachas ficaram mais leves, bem mais leves, pois agora não ficam cheias de cola rápida na esponja.
Esse é um fato que considerei, pois a diferença é grande.
Agora se você já não usa cola rápida, a história é outra.
Sobre a variação de peso, só se você tiver a oportunidade de escolher a madeira pessoalmente, o que seria maravilhoso. Acredito que a raquete não ficará muito diferente, pois como eu disse, o acabamento em todos sentidos, é excelente.
Outra coisa, em vários sites do Japão e outros países, inclusive o da avallo avx, esta discriminado o peso da raquete como sendo de 85g +ou- 5g.
Esse é o link do fabricante: http://www.avalloavx.com
Achei piada isso, talvez esse peso seja da J-Tech, mas da J-Power nunca. Uma vez encontrei num site japonês (loja) uma foto da J-Power sobre uma balança, e marcava 107g. Aliás, esse site mostrava todas raquetes que vendia sobre balanças, apontando o peso real dos materiais.

Pesei minha raquete novamente, agora numa balança de precisão.
Conclusão: 96g.

Kurumin, achei interessante sua matéria.
Já estive pensando em comprar esta requete, porem para usar como estilo caneta, ou seja, com uma única borracha.
Será que vou extranhar, pois estou saindo de uma raquete estilo japonesa para uma estilo chinesa?

Alguém poderia, por favor, me explicar a diferença entre madeiras de uma única folha de Hinoki* para raquetes de várias laminas de Hinoki**.
Estou desconsiderando, para minha pergunta, as espessuras das raquetes.

*para quem quiser ver algumas raquetes: Darker Speed 50 ou 70, Kokutaku 3008, Bomb Everest ou Juic Kiso-Hinoki Shake…
**para quem quiser ver algumas raquetes: AVX Taishi, Nittaku Septear…

Um cliente meu comprou a Avalox J-Power ontem e hoje me ligou desesperado mandando cancelar a compra.

Quando perguntei o porquê ele disse que tinha visto no fórum que o peso que colocávamos no site estava “errado” (como se estivéssemos mentindo sobre a informação) e que a raquete pesava mais de 100g. Ele só aceitou “cancelar o cancelamento” depois que pesei as 3 que eu tenho aqui em estoque e mandei as fotos para ele. Mesmo assim ele disse que ainda pesaria na balança do laboratório que ele trabalha…

Bem, minha balancinha não é lá muito sofisticada, mas não acredito que esteja tão errada. Tentei deixar as raquetes de pé para pesar, mas ela sempre caia. Uma delas ficou por alguns décimos de segundo em pé e o peso variou para cima 1g.

Quem quiser verificar os pesos, veja em anexo as imagens.

Abraços,

Mazinho

Attachments:

Será que a madeiras classinetas variam desta forma também para menos, pelo fato do cabo parecer ser mais curto ou todas as madeiras desta marca, de clássico ou classineta, estão dentro desta variação observada na balança. Clássico com 84gr de 7 folhas seria ótimo para classineta, principalmente pelo fato da análise no início, menciona que se adapta muito bem a borracha chinesa. Será que a velocidade e o controle são prejudicados em função do peso (mais ou menos)ou o desempenho é o mesmo. Digo, é claro que existe alguma diferença, mas estão todas dentro do parâmetro do controle de qualidade da Avalox ou não?
Outra dúvida, todas as 7 camadas são de Kiso-Hinoki ou só a última como foi mencionado acima?
Neste endereço eles dão a impressão que é toda de Kiso-Hinoki as 7 camadas:

http://translate.google.com.br/translat … rmd%3Divns

Grato.

Retirado de outra discussão:[quote="kurumin ":3axunu66]É o seguinte. J-Power, J-Tech e J-Aramid são todas com apenas a última camada de Hinoki, por volta de 0,5 a 0,3mm de espessura.
A única da Avallo AVX que é inteira de Hinoki é a TAISHI (classineta) e a HADO (classico). [/quote]

[quote=“Erico herique r”:3axunu66]
Alguém poderia, por favor, me explicar a diferença entre madeiras de uma única folha de Hinoki* e raquetes de várias laminas de Hinoki**.[/quote]
Respondendo minha própria pergunta: Perguntei ao Mutley, ele acha que várias lâminas possuem maior resistencia (em relação a impactos com a mesa etc), e que a variação de espessuras de cada lamina altera a caracteristica da raquete. No mytt, havia uma discussão sobre diferentes kiso hinokis e sobre a forma de envelhecê-los etc, talvez isso influencie também… Fiquem à vontade para acrescentar algo de novo nessa distinção

Como explicar isso por palavras? Tem que bater com cada uma para poder saber a diferenca. Eu diria que eh algo como comparar um Beaujolais Noveau com um Chateau-Duvallier. Ambos servem para o proposito (acompanhar uma boa refeicao ou te deixar bebado), mas com o Beaujolais voce vai curtir mais enquanto degusta. As desvantagens: o Beaujolais eh mais caro e mais dificil de encontrar, mas se nao experimentar cada um nao da para saber a diferenca entre eles.

Grande comparativo, Nakata!!!
O toque, a sensibilidade do kiso hinoki ( folha unica de 9 ou 10mm ) é indescritível, algo que nunca largarei no meu setup mesatenístico.
Abs,

E as outras 6 folhas são do que sendo que só a última é de Hinoki?

Grato.