Atlas do Esporte

O atlas do esporte revela que o Tênis de Mesa tem 12 milhões de praticantes no Brasil e estamos em 4º lugar dentre os esportes mais praticados.

1º lugar - Pesca
2º - Futebol
3º - Volei
4º - Tênis de Mesa

Legal isso. Pena que o esporte não tem o destaque merecido na mídia…Porque Será ???

a) Pelas trapalhadas da CBTM?
b) Porque todo mundo acha o Tênis de Mesa uma brincadeira de criança?
c) Porque o material é caro demais?
d) Porque não temos atletas de destaque mundial?

Dêem suas opiniões

pelas trapalhadas da cbtm, porque o material é caro demais, sim, quanto aos atletas de destaque mundial não me preocupo com isso pois estamos acostumados a não ter atletas de destaque mundial em certos esportes, infelizmente não consigo me lembrar de exemplos marcantes agora, não acho que as pessoas achem tênis de mesa uma bincadeira de criança, principalmente por causa da cobertura das olimpíadas pela globo onde as pessoas assistiram os grandes nomes do esporte jogar e perceberam que não é coisa pa criança não(espero), o problema é que só a kws é produtora de tênis de mesa, tem que ter mais uma pelo menos pa fazer concorrência, eles darem a louca e fazer promoção de 70%, coisa de venda no brasil etc akeles sorteios que vc ganha e conhece os centros de treinamento de destaque como a frann tt e etc…Assim e só o assim o tm vai ganhar reconhecimento nacional eu acredito e também porque é um esporte que necessita de muito tempo para se alguém ter um nível competitivo nacional, bem, essa é minha opinião…

Pois é, apesar de o tenis de mesa naum ser tão divulgado no Brasil, ele assim mesmo está em quarto lugar nos esportes mais praticados… O Brasil tem 12 milhoes de praticantes e mesmo assim o Brasil não se destaca em competições internacionais, por que será?.. :x :x

Eh uma coisa ainda mais simples que isso!! Todos acham que TÊNIS DE MESA eh PING-PONG, joguinho jogado em qualquer tipo de mesa com qualquer tipo de tábua que chamam de raquete, no qual os jogadores ficam atrás da mesa batendo naquela pedra esférica.

Poucos reconhecem o tenis de mesa como esporte.

Ainda tem o detalhe de que, certas federações, são tão desorganizadas que desestimula até quem ama o esporte…

Ideliane

Para calcular o numero de praticantes de Tênis de Mesa no Brasil, o pessoal do Atlas usou de estimativas:

  1. Quantidade de Mesas vendidas em 2003;
  2. Quantidade de Material (raquetes, etc) vendido em 2003;
  3. Número de praticantes Federados (14.796).

Dai eles estimaram a quantidade de praticantes do Tênis de Mesa=12 milhões.

Muita gente critica este método, mas pensemos: será que todo mundo que joga uma pelada num fim de semana é um praticante de futebol?

Por isso que concordo com o pessoal do Atlas. O Ping-pong é muito praticado, basta observar o intervalo nas escolas. O ping-pong é a pelada (racha, baba) do Tênis de Mesa. O Ping-pong é um lazer, uma diversão. Já o Tênis de Mesa é um esporte com regras. Temos que aproveitar esse número de praticantes e aí seremos uma potência nesse esporte.

Aí Jadson, eu discordo. Primeiro que eu acho que jogadores de futebol de fim de semana não são futebolistas mesmo, e que se nos basearmos na quantidade de materiais genéricos vendidos em lojas de esporte quaisquer veremos que absolutamente NENHUM dos tais compradores são reais jogadores de TÊNIS DE MESA, são amadores, pingpongueiros (sem nenhuma conotação pejorativa) e que não querem, obviamente, levar o Tênis de Mesa a sério. Pois jogadores mesmo não compram materiais vendidos em supermercados ou até, em um caso extremo, farmácias (já vi bolas serem vendidas numa), mas sim com revendedores especializados de materiais profissionais.
Então, esse número que temos (de 12 milhões) pode ser reduzido a um décimo ou menos se levarmos em conta estes fatores.

Esta informação vale como propaganda, mas está muito longe de ser verdadeira. No Brasil sequer chegamos perto de 2.500 federados em atividade. A FPTM, a maior federação em numero de filiados, não chega a ter 500 inscritos em atividade.
Esportes como Tênis, Judo têm muito mais praticantes do que o Tênis de Mesa.
Faça um teste, pergunte a um amigo quantas pessoas ele conhece que pratique tênis de mesa além de voce.