assunto sério

treino tênis de mesa a cerca de meio ano e tenho 16 anos e ainda não jogo tão bem mas treino bastante, então oque eu gostaria de perguntar para vcs é quais são as chances de me profissionalizar mesmo que não seja em nível mundial apenas gostaria de viver do esporte pois gosto muito dele e sei que ainda tenho muito oque melhorar mas gostaria que me dicessem sendo realmente realistas quais são as minhas chaces de conseguir e quanto tempo eu teeria para tentar conseguir.
desde já agradeço.

[quote=“narukami” post=107720]treino tênis de mesa a cerca de meio ano e tenho 16 anos e ainda não jogo tão bem mas treino bastante, então oque eu gostaria de perguntar para vcs é quais são as chances de me profissionalizar mesmo que não seja em nível mundial apenas gostaria de viver do esporte pois gosto muito dele e sei que ainda tenho muito oque melhorar mas gostaria que me dicessem sendo realmente realistas quais são as minhas chaces de conseguir e quanto tempo eu teeria para tentar conseguir.
desde já agradeço.[/quote]

Mesmo estando em idade avançada treine muito eu comecei com 11 anos agora estou com 13 o segredo e treinar apenas isso

Boa tarde narukami,

Fiz uma pesquisa em mais ou menos 1,13 minutos e consegui todas estas informações para vc heheheheheh. Cheque as discussões abaixo e as minhas opiniões a respeito. São exatamente os mesmos casos:

https://mesatenista.net/forum/9-tecnicas-e-treinamentos/97643-comecei-muito-tarde-ainda-tenho-chance.html#106721
https://mesatenista.net/forum/1-geral/97698-tenis-de-mesa-com-18-anos.html#107085
https://mesatenista.net/forum/9-tecnicas-e-treinamentos/97612-treinamento-sozinho.html#106524

E se é que ainda há algo por acrescentar de tudo o que já foi dito, atualizo que, se já era difícil ser profissional, daqui para a frente vai ficar mais ainda, pelo menos nos moldes atuais. Resumidamente, vc se encontra numa idade chave para o seu futuro, onde suas decisões vão afetar muito a sua vida toda. E o melhor que eu posso te dizer é que, no final das contas, gostar muito do esporte é apenas uma parte da coisa toda. O resto está nas discussões acima.

Abraços!!!

Meu conselho de mais velho é… seja persistente naquilo que vc deseja e não escute ninguém que o faça desacreditar nos seus sonhos. Contudo, nunca deixei de estudar (lembre-se que os garotos da sua idade que estão treinando para serem profissionais também estudam e muito).
Eu comecei aos 11 anos na associação japonesa da minha cidade e parei aos 12 quando meu pai foi para o japão. Retornei aos 17 e parei aos 18 por falta de grana - afinal de contas o TM é um esporte caro, sem subsídios e o pior: sem prestígio no país. Mas nunca deixei de estudar e hoje como engenheiro graças a Deus posso financiar o meu esporte. Eu sempre fui apaixonado pelo esporte e me perguntava o que eu conseguiria se eu nunca tivesse interrompido os meus treinos, mas com um pouco mais de sabedoria eu percebi que o importante não é viver do esporte, mas viver praticando o esporte e hoje eu posso fazer isso graças ao estudo.

obrigado pelo conselho, consertara não pretendo parar de estudar e claro caso não seja possível me profissionalizar já tenho um plano B que é estudar engenharia pois já faço curso técnico em edificações

Vai nessa do estudo porque como o Sapão disse vc vai poder financiar seu esporte e ate ir para outros países se souber outra língua.