[quote=“Aizhen_Rhain”:3dmp75oy]cara eh rum explicar sobre saque…
o que rola eh fica sacando igual doido com alguem perto pra corrigir o movimento, ler ajuda mas num eh tudo[/quote]
Mas ler ajuda bastante sim. Esses textos/dicas do Hinoki já me ajudaram bastante. O negócio de treinar saque é adquirir um toque, uma habilidade a mais toda vez que for treinar, seja em efeito, seja em altura ou colocação. Colocar alguns parâmetros de evolução, como:
[b]
- quantidade de efeito
- variação na colocação do saque
- altura e velocidade do saque[/b]
no caso do saque curto:
- dificuldade em que o adversário vai ter de encurtar ou fazer uma recepção muito ativa no seu saque
obs: minha opinião: se o saque sair muito curto ou seja se o primeiro quique na mesa adversária for muito perto da rede, acredito que seja bem mais fácil pro adversário encurtar o saque…
se o primeiro quique na mesa adversária for mais no meio da mesa, e o segundo quique perto da linha do fundo, a dificuldade em recepcionar curto ou dar harau/cavar firme aumenta e muito (se alguém discorda por favor poste p/ acrescentar o post).
no caso do saque longo:
- dificuldade em que o adversário vai ter de antecipar a recepção pra atacar de drive com certa facilidade
(aprender a variar de forma que o saque longo só seja percebido a partir de um instante em que o adversário não consiga mais antecipar p/ atacar uma bola forte ou bem colocada).
- A melhora na quantidade de efeito pode ser percebida na dificuldade dos seus adversários devolverem seus saques no decorrer das semanas de treino.
- A melhora na variação de colocação do saque pode ser medida se vc recortar umas tirinhas de papel e colocar em determinados pontos da mesa formando quadrados, e tentar sacar dentro desses quadrados.
- A melhora na altura que a bola passa da rede pode ser percebida durante o treino mesmo. Já ouvi falar num tipo de treino, que coloca-se um palito em cada suporte da rede, e amarra-se um barbante nesses dois palitos, deixando um espaço entre o barbante e a rede, pra treinar o saque passando nesse espaço. Sei lá se alguém aqui já fez isso, mas aparentemente parece que pode dar certo, pq cria-se uma dificuldade no treino e no jogo essa dificuldade não existe.
Se alguém discorda ou concorda com oq escrevi fique a vontade pra comentar… eu mesmo não tenho muita eficiência pra treinar saque não.