Aspectos táticos do saque

[quote=“Aizhen_Rhain”:3dmp75oy]cara eh rum explicar sobre saque…

o que rola eh fica sacando igual doido com alguem perto pra corrigir o movimento, ler ajuda mas num eh tudo[/quote]

Mas ler ajuda bastante sim. Esses textos/dicas do Hinoki já me ajudaram bastante. O negócio de treinar saque é adquirir um toque, uma habilidade a mais toda vez que for treinar, seja em efeito, seja em altura ou colocação. Colocar alguns parâmetros de evolução, como:

[b]

  • quantidade de efeito
  • variação na colocação do saque
  • altura e velocidade do saque[/b]

no caso do saque curto:

  • dificuldade em que o adversário vai ter de encurtar ou fazer uma recepção muito ativa no seu saque
    obs: minha opinião: se o saque sair muito curto ou seja se o primeiro quique na mesa adversária for muito perto da rede, acredito que seja bem mais fácil pro adversário encurtar o saque…
    se o primeiro quique na mesa adversária for mais no meio da mesa, e o segundo quique perto da linha do fundo, a dificuldade em recepcionar curto ou dar harau/cavar firme aumenta e muito (se alguém discorda por favor poste p/ acrescentar o post).

no caso do saque longo:

  • dificuldade em que o adversário vai ter de antecipar a recepção pra atacar de drive com certa facilidade
    (aprender a variar de forma que o saque longo só seja percebido a partir de um instante em que o adversário não consiga mais antecipar p/ atacar uma bola forte ou bem colocada).
  • A melhora na quantidade de efeito pode ser percebida na dificuldade dos seus adversários devolverem seus saques no decorrer das semanas de treino.
  • A melhora na variação de colocação do saque pode ser medida se vc recortar umas tirinhas de papel e colocar em determinados pontos da mesa formando quadrados, e tentar sacar dentro desses quadrados.
  • A melhora na altura que a bola passa da rede pode ser percebida durante o treino mesmo. Já ouvi falar num tipo de treino, que coloca-se um palito em cada suporte da rede, e amarra-se um barbante nesses dois palitos, deixando um espaço entre o barbante e a rede, pra treinar o saque passando nesse espaço. Sei lá se alguém aqui já fez isso, mas aparentemente parece que pode dar certo, pq cria-se uma dificuldade no treino e no jogo essa dificuldade não existe.

Se alguém discorda ou concorda com oq escrevi fique a vontade pra comentar… eu mesmo não tenho muita eficiência pra treinar saque não.

Eu não sou de alto nível, nem nível médio p/ falar a verdade, mas considero que tenho um bom repertório de saques. O que eu tento variar não é a velocidade (de vez em quando eu mando um corridão cruzado, mas é raro), mas sim o efeito e a posterior dissimulação, como o Doc_SP citou. Neste ponto eu concordo plenamente: um saque bom é aquele que o adversário fica na dúvida ao receber.
Nos meus saques de forehand eu tento dissimular o máximo possível e nunca mando 2 saques iguais. Se o primeiro é cavado, é bem provável que o segundo eu mande com topspin ou morto, mas fazendo o mesmo movimento do primeiro.
Já nos meus saques de backhand eu coloco ênfase na quantidade de spin, tentando sempre o maior giro possível. Um bom saque de back que eu tenho é misto de cavado e lateral na paralela. Geralmente o cara devolve na rede ou volta no meu forehand.

Entendo seu ponto de vista, mas
Experimente fazer o seguinte :

Ao invés de “apenas variar o spin” tente variar a velocidade com que vc saca.
Tente coisas deste tipo:
Quando for dar o saque com mais efeito (que pelo que vc descreve tem o movimento mais lento), faça um movimento grande, com velocidade indo em direção à bola e quando chegar perto da bola, mude o ângulo de impacto na raquete.
Esta variação de ângulo de impacto na raquete é que vai determinar a qauntidade de efeito que vc colocará na bola.
Não é fácil (senão todo mundo teria saque ótimo), mas vai ver os resultados em breve, principalmente qdo vc jogar contra adversário que saem (ataque) no seu saque.
Talvez eu nao consiga me expressar corretamente apenas escrevendo, mas qq coisa é só vc me dizer que eu tento descrever melhor.
Abraços.

Alguns fatores p/ o adversário receber pior o saq:

1. Qualidade do serviço: São as dicas q o Hinoki e outros descreveram sabiamente.

2. Variedade do serviço: Leque de opções.

3. Ausência de evidências que predizem qual o saq será executado: Não mostrar até o momento da execução qual o saque a ser dado, fazendo no início e no meio do processo os mesmos movimentos no mesmo ritmo.

4. Ilusionismo: presença de falsas evidências p/ enganar, confundir ou até atrasar uma fração de segundo a reação do adversário.

5. Racionalidade sua em função da racionalidade do adv: Imaginar, de acordo com o momento, como o adv espera que vc saque naquele momento.

6. Racionalidade sua em função da irracionalidade do adv. Imaginar, de acordo com o momento, como o adv se comporta em determinada situação instintivamente.

Lembre-se que as bolas mais importantes do jogo são: o saque e a recepção. Valorize-as.

Ainda sobre saques (lógico, o tópico fala disso) eu prefiro mandar meus melhores saques logo no início da partida p/ tentar abrir alguma vantagem no placar e jogar mais solto. Muitos jogadores preferem o contrário, guardar seus melhores saques p/ um eventual 8x8 ou 9x9. Questão de tática.
Quanto ao saque pesado especificamente, digo que pode-se aprender algo assistindo vídeos (tem que prestar atenção nos detalhes). Eu não me canso de ver o Ma Lin sacar pesado e anoto quais saques o adversário “come”. Eu comecei a fazer um movimento parecido e de vez em quando meu adversário também come um saque desses.

Olá Nakata, certamente é melhor testar a recepção do adversário nos pontos iniciais, cada jogador recebe e tem qualidades diferentes…

E se o seu saque matador é o mais fácil para o adversário realizar uma devolução difícil justamente na hora que você necessita pontuar?

Vc tem razao.
Num 9 x 10 por exemplo, imagine vc dar um saque “novo” e o cara devolve muito a bem a bola.
No caso contrário 10 x 9 por exemplo até é válido pq quem terá a responsabilidade de acertar é o advérsário.
Num 9 x 9 poderia “arriscar” pq ainda tem um ponto p/ “salvar” .

Os proprios campeonatos (provas) são um otimo tipo de treinamento.
Indo a campeonatos fora do estado, aprendi uma estratégia para não dar bobeira na questão do saque. Quando jogava com gente “diferente”, usava a estretégia de dar todos os saques no primeiro set, porque assim, eu descubro qual saque que o adversario tem dificuldade, facilidade ou devolve normal. O(s) saque(s) que ele tem dificuldade, guardo para quando precisar. O(s) que ele tem facilidade, (devolve atacando bem ou dificultando muito a saida), esse(s) nunca mais uso. O que ele devolve passando por baixo, ou passando leve por cima, vão ser os saques que vou usar na maioria das vezes, pois assim posso atacar com mais facilidade na 3ª/5ª bola.
Faço isso para não cometer um erro que vi um amigo cometer uma vez, ele sempre usava um saque diferente quando precisava, e dava muito certo, o saque é muito bom. Mas quando ele foi jogar com um adversario novo pra ele, e usou o tal saque no 10x9 o adversario o matou, fechando o jogo. Eu usava essa estrategia que muitos usam tambem, a de usar o melhor saque quando tiver apertado, mas não existe o melhor saque, existe o saque que o ADVERSARIO tem mais dificuldade, por isso eu testo todo o meu arsenal de saques no começo, para no final não cometer esse erro. E geralmete não fico no prejuizo no primeiro set. Por dar muitos saques diferentes, sempre tem uns 2/3 que o adversario não pega, ou manda em otimo altura para o ataque.
Queria a opinião de vocês em relação a minha estrategia.

Pois é, vc aprendeu que nem todo mundo é igual.
O que para um é fácil, pode ser difícil para outro.
Como os jogos sao mais curtos, nao dá muito tempo para perceber.
Antigamente (nos 21 pontos) era mais estratégia, hoje chamamos de eficiência.
Assim como a mentalidade para material tb tem mudado com o passar dos tempos, a mentalidade da forma de jogar, tb está mudando.
Para o meu gosto pessoal, acho que hoje o jogo ficou “mais feio” .
Já imaginou tirar o primeiro saque do tênis de campo ? Adeus ACE.

Pessoal, sub-dividi o tópico “Saque pesado” em outras 2 threads: esta aqui para tratar dos aspectos táticos do saque, e uma outra, para tratar dos méodos de treinamento de saque.