As virtudes de um jogador

Quais as virtudes de um jogador de tenis de mesa?

Começo pelas virtudes “oficiais” do time chines:

rapidez, precisão, ferocidade, domínio do spin, variação

Coordenação mão/olhos, explosão.

Em resumo a tudo que vocês disseram " PERNAS ".

Essencial, a base de tudo.

Rapidez se refere a pernas, núcleo do corpo e bracos. O q eh necessario para desenvolver esta virtude é, primeiro, treinamento específico para desenvolvimento de um certo tipo de músculo, associado à rapidez do movimento. E segundo, do desenvolvimento da conexão entre estímulo e reação: o ato reflexo. Tambem eh um treianamento específico. Notem que sao dois desenvolvimentos separados, que em conjuntpo produzem a “rapidez” de um atleta de tenis de mesa.

Eu incluiria ainda:
Determinação - p/ ir treinar regularmente, seja debaixo de chuva, neve, tufão, do jeito que for possível;
Disciplina - para fazer o msm movimento 100 vezes (ou +) seguidas;
Empenho - para fazer tal movimento corretamente;
Paciência - para esperar até conseguir resultados efetivos, o que pode levar poucos meses ou até msm anos.
E + algumas coisinhas…

Há no centro de treinamento da seleção chinesa um grande banner com os dizeres : inteligência, ferocidade, coragem e espírito.
Tá tudo aí.

Além de todas estas que são essenciais eu diria tb: HONESTIDADE

Concordo com Wellington. São virtudes fundamentais, a base de tudo, e que nossos colegas não citaram: INTELIGÊNCIA CINÉTICA (um conceito mais amplo que os meros reflexo e “pernas”), BOA EDUCAÇÃO e ÉTICA.

Inteligencia, Pernas, Braço e Concentração
Acho que é o ideal.

Abraços

Bruno__

À toda esta inteligência, se deve somar um pouco de malícia, no bom sentido claro. Acho que poderia se compilado em um ciclo PDCA. Planejamento da jogada, Decisão para excutá-la, Controle de bola, no caso de uma resposta do adversário, e novamente Ação, ou melhor, (re) Ação, para dar continuidade ao ciclo. Para a consecução disso, entretanto, é necessário muito treinamento e disciplina.

Acrescento só DEDICAÇÃO

Festa, mulher e cerveja?!?! :smiley:
Zuando…
Virtudes pra mim são: persistência, disciplina, garra e ousadia.
Inteligência eu não confio muito não… já vi cada cara burrinho jogando muito… :lol:

O essencial se resume em uma única palavra : DISCIPLINA
E o povo chinês junto com o japonês é o mais disciplinado da terra.
Com a disciplina conseguimos tudo…pra mim é a chave do sucesso.