Arrogancia e ética no esporte

Como o tópico das dicas do Waldner desviou totalmente pra esse tema, achei melhor criarum tópico específico para ele para não atrapalhar o outro assunto.

Eu pesoalmente acho q se eh anti-ético comemorar na cara do oponente como os chineses fazem não podemos considerar normal essamarra suecaq foi comentada. Num eh porque meio mundo acha que além do Walner ser o melhor de todos os tempos e (que venham as pedras) o Persson o segundo mais o Appelgreen o terceiro e ainda dão menção honrosa pro Karlsson(LoL) que eles ganham o direito de serem arrogantes.

Respeitar o oponente, os arbitros e até a platéia não eh opcional, eh regra. Eh decepcionante ler um cara dizendo q o Jiang Jialiang eh um exemplo a ser seguido se vc quiser vencer(como no jogo com o Waldner em 87) e ainda tergente q concorda com isso e não admirarem o Samsonov. Tudo bem q jogar com o psicológico eh valido, mas vc pode muito bem botar pressão sem toda aquela falta de etica.

Pessoalmente odeio ver o jogo do Samsonov(e da maioria dos europeus - mais pedras…), mas considero ele um exemplo a ser seguido na forma como se porta. Ele ja deixou de ganhar um bom número de títulos por manter a honestidade e avisar casquinhas não vistas ou pontos q ele recebeu de forma injusta nem q pra isso tenha q erra o saque ou bater pra fora.

É lamentável q ele seja uma exceção e não a regra no mundo. E isso em todosos niveis, do top 10 até o panga de fundo de quintal q não conseguiu receber o saque e diz q queimou…

Mola,

Na minha opiniao, o Samsonov nao eh apenas um jogador altamente etico, muito calmo e nunca arrogante, sempre “na dele”, e alem de tudo, um grande jogador… Tem gente q esquece q ele foi Vice do Mundo em 97, e mesmo assim nao considera isso, pq foi ‘soh Vice’… E olha q nesse ano, Waldner estava arrasador.

E dos classistas, ele eh um dos meus preferidos. Atualmente, acho q ele, o doido do Kreanga e o Timo Boll sao os meus preferidos… :stuck_out_tongue:

Um abraco,

Me lembrei daquele evento em que o Edílson (capetinha) jogando no corinthians fez aquelas embaixadinhas para humilhar o Palmeiras… deu no que deu… quebra pau generalizado! 8O

Podemos sim fazer correlação pro TM… realmente no nosso pequeno mundo de PANGAS, já vemos vários jogadores malas, daqueles que vibram de maneira anti-ética e provocativa… até onde isso pode ser coibido? acho que o certo é não nos deixar abalar e tentar usar isso como combustível para ganharmos o jogo e mostrar ao oponente que esse tipo de provocação não nos atingiu… agora tem que ter um belo controle emocional… senão a raquete voa na cara de um desses… :lol:

Concordo plenamente, afinal TODOS NÓS, sem exceção já fomos mal jogadores e(ou) iniciantes, e ninguém gosta daquele olhar de desrespeito do adversário, seja quem for. Se vc é melhor (ou muito melhor), apenas vença, da melhor maneira possível, mas sem humilhar ou desrespeitar; se o jogo é duro, procure desestabilizar o adversário apenas com o seu jogo, quem está do outro lado quer vencer tanto quanto vc, considere-o oponente, não inimigo, e com certeza sua vitória será até mais gratificante. ABAIXO A MARRA E A ARROGÂNCIA!

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

TREINA, TREINA, TREINA E APANHA DE 3X0.

O ser humano é constituído de corpo e mente e o tênue equilíbrio a ser buscado para a convivência em sociedade é testado nos esporte.

Um dos aspectos emocionais do esporte é a simulação de situações que enfrentaremos durante a vida, vencer, ser vencido e reconhecer as qualidades boas ou más do adversário.

Como age alguém bem dotado físico e moralmente?

O saber das artes marciais é aplicado na forma de controle das atitudes, respeito ao próprio corpo e a integridade das pessoas que nos cercam.

Todos sabem o que acontece quando o ensino do combate é desassociado do respeito ao ser humano: agressão irracional e covarde.

Psicologicamente o mesatenista deve ser forte e valorizar internamente seus esforços, técnica e virtudes morais, quando o jogador reflete atitudes arrogantes, ilícitas ou desonestas está demonstrando uma carência desestabilizando o adversário em proveito próprio.

Muitas pessoas transferem frustrações e tensões do trabalho, da família ou de problemas de outra natureza canalizando a agressividade velada no ato de dirigir, disputar esportes coletivos ou individuais.

É uma característica humana que demonstra a necessidade de destacar-se mesmo que seja rebaixando as pessoas que nos cercam.

Basicamente é um problema de princípios morais, claro que adaptados às leis e culturas de diferentes países, formados pelo contato social, aprendizado escolar, esportivo e familiar.

Obter vantagem ilícita e vangloriar-se de jogar bem é tão tolo quanto ser alto e ofender os baixos, ser magro e ofender os gordos, ser rico e ofender os pobres…

É engraçado, tem jogadores no Brasil, que aqui se portam como Deuses intocáveis, para nós pobres mortais no TM, mas quando vão jogar lá fora
só tomam ferro.

Será que esses pobres de espirito não aprendem que a humildade e a sinpatia só pode lhe traser bons amigos.

::aplausos::

Essa frase valeu o tópico

::aplausos::

Sinceramente, eu não acho os caras arrogantes. Uma ou outra atitude pode ser interpretada como “tirando onda” (muito raro isso, no caso dos outros suecos, mais um pouco comum nos jogos do Waldner), mas no geral eles são muito éticos.

O polones Grubba trocava de mãos para aplicar os golpes. Eu não interpretava isso como arrogante. Era um recurso do jogo dele. Mas tenho quase certeza que os adversários ficavam chateados.

Concordo plenamente. Quanto à vantagem ilícita: é inaceitável vermos jogadores desses métodos. (Não se entenda como vantagem ilícita a vibração. Vibrar na cara é anti-ético, mas se não houver ofensas verbais ou por gestos, não é ilícito segundo a regra. Seria vantagem ilícita molhar a bola, mentir e qualquer outra atitude irregular). Quanto ao vangloriar-se por jogar bem: quem é bom não precisa sair falando, o reconhecimento é geral, é dos outros.

Link do tópico, ao qual referem-se: https://mesatenista.net/modules.php? … 2298#42298

Acepções
■ substantivo feminino
1 ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio
2 Derivação: por extensão de sentido.
qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez
3 Derivação: por extensão de sentido.
atitude desrespeitosa e ofensiva em atos ou palavras; insolência, atrevimento, ousadia

Etimologia
lat. adrogantìa ou arrogantìa,ae ‘arrogância, bravata, insolência, pretensão orgulhosa’, de adrògans,antis, part.pres. de adrogáre ‘interrogar, adotar, perfilhar, unir’; ver rog-

Sinônimos
arrogo; ver tb. antonímia de delicadeza e modéstia

Antônimos
humildade, submissão; ver tb. sinonímia de austeridade e delicadeza

Creio que a arrogância é algo inerente às características humana - é uma atitude. Postura é algo difícil de ser trabalhado - isto é o que eu penso. Mantendo o devido respeito, tudo é válido.

Gostei das palavras do Hinoki. Bem postas. :wink:

Nao custa lembrar que o tenis de mesa ainda è um dos esportes mais educados do mundo: pedimos desculpas pelas casquinhas, reconhecemos uma boa jogada do adversario, nao existe agressao fisica. Acusamos erros de arbitragem a nosso favor, Isso tem de ser preservado!

A educação dos atletas não se restringe à “auto arbitragem” dos jogos. Vale lembrar, que mesmo nos campeonatos internacionais, os atletas vão buscar as bolinhas, aquecem-se em conjunto, e, em âmbito de treino, verifica-se todo um companheirismo em torno de preparar a mesa, troca de informações acerca de materiais, fundamentos, jogadas, etc.
É um esporte que envolve os seus participantes, para um clima muito superior ao de participação ou de competição, pois não se vê, em regra, alguém que queira se sobrepor ao outro por qualquer subterfúgio, tática ou estratégia escusa. Vale sobremaneira a técnica e o prazer de jogar.