Well, não sou exatamente um iniciante, mas estou me sentindo como tal. joguei tenis de mesa há uns 20 anos atrás e depois parei por completo. Agora estou voltando a jogar, mas não pretendo me federar e disputar torneios, mas sou o tipo de pessoa que não gosta de jogar com raquete de madeira só porque é por diversão… rs
Prá decidir se ia voltar a jogar ou não, acabei optando por gastar pouco e comprei uma raquete caneta da Sunflex (samurai) e descobri 2 coisas:
eu quero continuar a jogar
não quero continuar com essa raquete
Não achei a madeira tão ruim assim; de fato não é pesada (achei mais leve que a Biriba). Apesar de não ser tudo isso, gostaria de manter a raquete e trocar a borracha. Aí vem a duvida…
Ah, não consegui definir meu estilo de jogo, então classificaria-o como AllRound… rs
Qual borracha ? Pensei na Sriver FX. Estarei assassinando-a com a raquete da Sunflex ?
Cola: posso usar a Vipal mesmo (bicicleta) ? Senão, qual usar ? Não quero ficar colando toda hora, quero colar e pronto.
Onde/com quem posso comprar a borracha escolhida ? vi no MercadoLivre um cara vendendo a Sriver FX por 75 reais. Não sei se é caro ou barato. Mas a cola é cara demais… rs Com quem mais posso falar (fone/e-mail/login) ?
Sempre tendo em mente que eu quero manter essa raquete e não pretendo me meter em torneios de novo, mas não quero uma raquete ruim. Joguei de Biriba e não achei “tão” melhor assim que essa Sunflex. É melhorzinha, mas não muito… não me xinguem por isso… hehehe
Pelo que entendi vc está buscando um material de qualidade pra lazer, certo ?
Se a sua busca leva muito o custo em consideração a minha sugestão é madeira da KWS e borracha Volcano (R$55), da Tibhar. A cola pode ser a nacional que é vendida pelo pessoal da Yasaka e custa R$26.
Se quiser qualidade, o pessoal daqui do fórum com certeza tem milhares de sugestões para você !
É isso mesmo, eu quero um material melhor, prá lazer. Só que eu não quero trocar a madeira da raquete, a menos que seja absolutamente necessário, como eu disse, só se eu “estragasse” uma borracha por usá-la com esta raquete. Mas não acho que seja o caso. Pelo menos eu acho… hehehehe
Quanto à cola, 26 paus ainda é caro, vc não acha ? Pode ser que 26 reais seja para 250 ml (é isso?), mas eu quero colar e esquecer, então 250 ml seria demais. Não tem tubos menores, tipo bisnaga, que dê para 1 ou 2 aplicações ?
Alexandre, porque a Sriver é melhor prá caneteiro ? Eu falei da FX porque a velocidade era um pouquinho mais baixa e o efeito um pouco maior; não sei se tem alguma coisa que depõe contra ela…
Valeu pela dica da loja, vou ligar hoje durante o dia prá pegar mais informações.
Aliás, se alguém puder dar mais alguma dica, sou todo ouvidos !
Consegui ligar na Bty. Eles tem tanto a Sriver quanto a Sriver FX. Mas a espessura é a máxima (2,3). Isso é problema ?
Ah, achei a cola também. 13 paus 20 ml. Não é dos mais baratos… rs
como o pessoal está falando, seria muuuuuito bom vc trocar de madeira tbm, vc sentirá uma evolução mt grande no seu jogo. Eu utilizo uma madeira da KWS e posso dizer que é um excelente material, porém não utilize nada carbonado (ao menos por enquanto).
Sobre a borracha, recomendo uma yasaka mark Vad, tem uma velocidade legal, um controle bacana e o efeito tbm é bem legal. Custa uns R$ 70,00.
Cola, minha opinião, compre um frasco de vipal (250ml = R$ 12,00) e um de reducola (900ml = R$ 10,00). Pq mesmo pra colocar uma única vez, vipal puro é mt forte, serial legal diluir: 80% vipal + 20% reducola. Caso queira colocar toda vez, será preciso mudar essa proporção para uma quantia maior de reducol, algo como 40% vipal e 60% reducola.
ah, esqueci de dizer que ao comprar a borracha, seja lá qual for, como está retornando agora, não compre MAX, 2.5, ou qquer coisa mt grossa. Uma borracha 2.0, 1.9… estará de bom tamanho, ajudará em seu controle e batida.
[quote=“Nakiri”:3u9qp01p]Alexandre, porque a Sriver é melhor prá caneteiro ? Eu falei da FX porque a velocidade era um pouquinho mais baixa e o efeito um pouco maior; não sei se tem alguma coisa que depõe contra ela…
Valeu pela dica da loja, vou ligar hoje durante o dia prá pegar mais informações.
Aliás, se alguém puder dar mais alguma dica, sou todo ouvidos !
Abraço[/quote]
Nakiri,
Como a sua raquete é lenta e Srive sem cola é muito choxa, eu acho que a Srive normal vai ficar melhor. O conjunto vai casar melhor. Se você pretende jogar para lazer você provavelmente não vai sentir a diferença do efeito.
Não vejo muito problema em você usar a Max. Em pouco tempo você se acostuma com a velocidade e como você só pretende colar a borracha uma vez não vai ter problema não.
Eu prefiro a Sriver em vez da Mark V, acho que ela dura mais.
Com relação à cola a diferença, além do preço, é que a cola caseira “agride” mais a borracha que a da bty.
Alexandre, vc me disse que a minha madeira é lenta. Usando uma borracha mais rápida, ela seria “freada” pela madeira ? Um exemplo besta: a borracha tem velocidade 9, mas numa madeira lenta ela cai prá 7. Isso é correto, ou falei bobagem ? rs
Estava conversando com um membro aqui do forum e ele sugeriu que eu pegasse uma borracha de espessura 2,0 e um pouco mais dura que a Sriver.
Inclusive sugeriu uma borracha da Banco (Fame). A especificação dela até que é legal (vel.7, efeito 9, contr. 8) , mas o fato é que eu nunca ouvi falar desta borracha. Mais alguém a conhece ? Algum comentário sobre ela ?
Bob, vc tem razão. O que eu não queria é fazer k-h-da, tipo gastar grana e não sentir diferença nenhuma do que está hoje porque montei um conjunto todo errado…
Só para esclarecer: No tênis de mesa você joga com o conjunto madeira/borracha. Nós sempre procuramos o equilíbrio que nos proporciona um jogo melhor, tipo madeira rápida com borracha macia ou madeira lenta com borracha rápida, etc…
Tudo isso depende do estilo de jogo e do nível do jogador.
Agora… para lazer faço minha as palavras do Bob.
[quote=“Bob-Marelli”:8q5h9tyf]Cola: compre um tubinho de vipal, dá para colar a sua borracha, e custa no máximo 3,00.
Borracha: Sriver normal pode ser máxima não tem problema, pois sua madeira é lenta, e vc só está querendo lazer.
Esqueçe… esse negócio de borracha tal… ou qualquer outra, monta logo e vai brincar… essa indecisão no seu caso é bobeira…
Só prá finalizar o tópico, eu peguei uma raquete nacional da Yasaka (Claudio Kano) e a borracha Mark V. O cara tava com tudo na mão, por isso peguei a Mark ao invés da Sriver.
Já bati uma bola ontem e senti bastante a diferença, mas meia hora de jogo e eu já não estava mais mandando a bola na parede… hahahha
Valeu pelas dicas aí e pela força, agora é só pegar bem as manhas e aproveitar !