Aposentadorias na Seleção Chinesa

É com muito pesar que anuncio a aposentadoria oficial da Seleção Chinesa dos jogadores abaixo, confirmada por Liu Guoliang em uma entrevista recente:

Wang Liqin (35 anos)
Ma Lin (33 anos)
Chen Qi (29 anos)
Qiu Yike (28 anos)
Zhang Chao (28 anos)
Zhai Chao (20 anos)
Zhai Yiming (26 anos)
Xu Ruifeng (21 anos)

Guardo especiais boas lembranças dos 5 primeiros atletas. Ma Lin e Wang Liqin são ídolos desde meus primeiros passos no esporte, há mais de 15 anos, com conquistas e performances que dispensam qualquer tipo de apresentação. O Chen Qi sempre me impressionou pelo seu estilo ousado e bonito de jogar. O Qiu Yike é um jogador que sempre me agradou pelo seu equilíbrio defesa / ataque e inteligência. Já o Zhang Chao teve menor expressão, mas é dono de um efetivo jogo próximo à mesa e principalmente uma ótima técnica de backhand flick.

Espero ainda vê-los na liga chinesa e / ou suportando novos atletas. Ficarão as boas lembranças e influências.

Créditos e agradecimentos: fórum Table Tennis Daily / usuário “zjkfanforever”
Fonte: http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum/showthread.php?6629-Wang-Liqin-Ma-Lin-Chen-Qi-Retiring-from-CNT

Analisando somente a bola jogada (já ouviram este termo?), Wang Liqin e Ma Lin estão entre os top 5 de todos os tempos.
Wang Liqin era um monstro, literalmente falando. Creio que ele tenha sido um dos jogadores mais temidos da história, ainda que não fosse um jogador do tipo guerreiro inflamado.
Agora Ma Lin… Esse eu considero um mágico. Na minha opinião, simplesmente o melhor ataque de terceira bola de todos os tempos. E provavelmente o melhor devolvedor de saques também, o que lhe possibilitava fazer quartas bolas constantemente.
Quando eu digo mágico eu quero dizer aquela jogada que as pessoas fazem “Ohhh!” Ma Lin sempre causava este tipo de reação com suas jogadas. O único mais sensacional que Ma Lin foi J-O Waldner.

Eu vi essa noticia também. E com certeza fiquei chocado com isso também.

Wang Liqin era realmente um monstro. Eu nunca vi jogador mais constante e mais equilibrado emocionalmente no tenis de mesa.
A forma com que ele joga é incrível.

O Ma Lin é louco! O contra ataque dele de forehand na esquerda é animal.

Acredito que o maior problema do Ma Lin e o Chen Qi no cenário de torneios internacionais, o que os impossibilitou de ganharem mais titulos, é exatamente Wang Liqin.

Wang Liqin só nao foi penta mundial pois o Schlager se desdobrou em 2003 e ganhou dele num jogo brigadissimo e em 2009 Wang Hao que sempre foi uma pedra no sapato do Liqin arregassou ele.

Enfim, todos sabem que sou fã demais do Wang Liqin e odeio o Zhang Jike por ter ganho dele em 2011, caso contrário seria tetra.

Uma pena mesmo a china ter jogadores que poderiam muito bem serem campeoes mundiais hoje em dia sendo aposentados e o resto do mundo brigando para quem sabe um dia ter jogadores no nível dos mesmos nos dias de hoje.

Com relação aos outros jogadores, nao os conheço o bastante para falar.Com excessão do Qiu Yike que inspiradissimo tirou Timo Boll do mundial em 2003, depois disso nunca mais vi ele fazendo nada.

Mas o que me parece é que maior parte deles ainda não team 30 anos, ou estou errado?

Qiu Yike
Zhang Chao
Zhai Chao
Zhai Yiming
Xu Ruifeng

Interessante a questão, tanto que estou editando o post inicial para colocar as idades dos jogadores.
De fato, a maioria dos jogadores não chegou aos 30 anos. Porém, convenhamos, a China pode se dar o luxo de renovar sem medo do processo que isso envolve.
Existe tb uma óbvia pressão devido à grande e forte concorrência. Prova disso é que se vê atletas de 20 e 21 anos sendo “aposentados” da seleção. Estranhei, por exemplo, o Xu Ruifeng sendo desligado, uma vez que me lembrava dele de mundiais juvenis não muito distantes. Podem ainda haver outras razões, mas dessas coisas nunca se pode saber ao certo. Mas fora os casos dos grandes atletas mais antigos e consagrados, que já entravam numa fase notória de afastamento, a verdade é que “manter seu emprego” na seleção chinesa é algo muito difícil e o grupo de elite é pequeno, portanto os atletas que têm resultados menos expressivos e são julgados de menor potencial (ainda assim, grande em nível mundial) ficam mais expostos a este risco.

De qualquer forma, que o sucesso venha para todos do modo que for possível.

Abraços!!!

E aí, e aí :wink: Tô voltando aqui no fórum depois de muito tempo (muito tempo mesmo :stuck_out_tongue: )

Então, em relação a aposentadoria e “demissões” na seleção chinesa, acabei de ler uma matéria sobre a “demissão” da Guo Yue da seleção chinesa. Alguém sabe o que houve. Ultimamente não tenho visto ela competindo nos campeonatos pela seleção chinesa.

Abraços o

Grande amigo Vitor! Bom te ver de volta! E de imediato te agradeço por complementar o tópico com mais esta notícia.
Eu tb vi notícias dando conta disso, embora fossem um tanto estranhas, já que tb diziam que o Liu Guoliang abria a possibilidade de ela retornar e até mesmo fazer parte da equipe chinesa para as Olimpíadas de 2016 (???). Mas avaliando os últimos fatos, nos últimos, talvez, 2 anos, ela teve vários problemas de lesões e outros de saúde ainda mais sérios (tonturas, desmaios, etc.). E embora ela seja bastante competitiva ainda, ficou evidente que a performance dela caiu (e nestas circunstâncias, a de quem não cairia?), e como já são mais do que óbvios, os altos padrões da comissão técnica e da concorrência podem acabar nisso.
Na minha opinião, a Guo Yue já prestou serviços magníficos à seleção chinesa, e merece ser aposentada saindo aplaudida pela porta da frente. Se isso deveria acontecer agora ou não, só a própria atleta pode saber. Desde que estável em sua saúde e condição física, acho que ela ainda tem condições de lutar por qualquer título sendo uma das favoritas, mas por tudo o que fez, pode se aposentar de cabeça erguida.
Se são mesmo 100% verdadeiras as notícias, uma estrelinha de mérito a menos para o Sr. Liu Guoliang na moral comigo, embora o saldo positivo ainda seja muito grande.

Abraços!!!

Fala grande Alcir, é bom estar de volta :stuck_out_tongue:

Então, quando li sobre a aposentadoria dela, achei bem estranho, levando em conta tudo que ela já fez e também o fato dela não ter uma idade tão avançada. Mas agora que você falou sobre esses problemas de saúde dela, até entendo essa aposentadoria. Com certeza ela vai poder sair com a cabeça erguida, por tudo o que fez. E também seria muito bom vê-la voltar e continuar conquistando títulos, assim como fazia anteriormente.

Abraços.