Após prejuízo de 500 milhões de ienes, Koji Matsushita deixa presidência da T-League

Fundador do projeto há 10 anos, e presidente da T-League há 2 anos, Koji Matsushita deixou nesta quarta-feira, 8 de julho, a presidência da maior liga profissional de tênis de mesa do Japão. A principal razão para sua saída seriam os péssimos resultados financeiros nos seus dois primeiros anos.

Hobby-Automat-Forum-3

De acordo com o site chinês Sohu, o déficit no último ano chegou a 500 milhões de ienes (aproximadamente 25 milhões de reais). O ambicioso projeto pretendia tornar a T-League a maior Liga de Tênis de Mesa do mundo, superando inclusive a Super Liga Chinesa, mas os resultados iniciais foram bastante fracos.

Uma das principais fontes de renda previstas eram os direitos de transmissão, mas o evento nos seus dois primeiros anos só pôde ser legalmente assistido em solo japonês. A T-League não conseguiu vender os direitos de transmissão para seus principais públicos-alvo iniciais: China e Sudestes Asiático. Apesar disso, o evento era cladestinamente transmitido até janeiro pelo Sina Sports, um dos principais portais esportivos da China. Após várias queixas dos japoneses, os vídeos foram removidos do portal chinês.

Com apenas 8 equipes (4 masculinas e 4 femininas), a T-League também não atraiu o público que almejava. Nas últimas rodadas a média de público ficou abaixo dos 1.000 torcedores.

“Ao considerar a prosperidade da T-League, é necessário fortalecer a cooperação com a Federação japonesa. A partir da terceira temporada (2020-21), decidi passar o bastão para um sucessor que possa expandir os negócios mais rapidamente”. Disse Koji Matsushita.


Ichiro Hoshino, novo presidente da T-League

Na reunião realizada hoje (8), foi decidido que o novo presidente será Ichiro Hoshino (atual diretor executivo da Federação Japonesa de Tênis de Mesa). Além disso, o ex-presidente Koji Matsushita e a ex-diretora Ai Fukuhara foram anunciados como embaixadores da T-League. “Gostaria de contribuir para o desenvolvimento da T-League na forma de um embaixador. Pude cooperar com várias pessoas durante os dois anos de T-League e 10 anos desde o lançamento do projeto”, concluiu o agora embaixador Matsushita.


Ai Fukuhara, nova embaixadora