Aparador de Bolas para Lançamento

Conforme havia planejado, eu construí um aparador de bolas a um custo relativamente baixo. Serve principalmente para treinos de lançamento multi-bolas, pois evita que as bolas peguem sujeira do chão, além de evitar o trabalho de catar as bolas após cada sessão de lançamento.

Ingredientes:

  • 1 tubo (6m) de água de diâmetro 3/4 (R$ 9,94)
  • 1 tubo (6m) de água de diâmetro 1/2 (R$ 7,43)
  • 10 conexões do tipo joelho 90º com redução de 3/4 para 1/2 (R$ 1,03 x 10 = 10,30)
  • 2 conexões do tipo cruzeta de diâmetro 3/4 (R$ 2,35 x 2 = 4,70)
  • 2 conexões do tipo T de diâmetro 3/4 (R$ 0,58 x 2 = 1,16)
  • 2m tela sombrite fator solar 75% (mas pode ser FS 50% ou 30%, mais baratas) (R$ 3,50 x 2 = 7,00)
    Total = R$ 40,53

Modo de preparo:
1 - Serre o tubo de 3/4 nos seguintes tamanhos:

  • 2 pedaços de 1m
  • 2 pedaços de 60cm
  • 2 pedaços de 30cm
  • 6 pedaços de 20cm

2 - Serre o tubo de 1/2 em 3 pedaços de 1,5m

3 - Encaixe conforme as imagens abaixo e é só começar o lançamento.




1 Curtida

olá nakata,

na hora de fixar o sombrite vc colou ou costurou?
Andei vendo um preço do sombrite por aqui, mas tava beeem mais caro (fs 50%), onde normalmente devo procurar este material?

Eu costurei para encaixar nas barras de 1/2. Quanto a tela sombrite eu encontrei em lojas de produtos agropecuários, por ex, em qualquer loja que venda sela de cavalo se encontra sombrite. Mas vale lembrar que eu moro na roça…

Fico manero hein!..
O Elias do nosso CT tb fez um que ficou mto legal, espero em breve postar fotos a quem interessar possa… :wink:

[]´s

Caramba,
Acabei de fazer um (sou adepto do “faça voce mesmo”) e estava na internet procurando pelo nome para dar ao ‘serviço’ q fiz e foi um "aparador de bolas"para treinamento! Como não vi nenhuma foto do aparador do Nakata não sei se é parecido (com certeza é completamente diferente, mas com finalidade igual). Espero poder mostrar aqui, algumas fotos! Só para lembrar: fiz três aparadores: dois laterais (?) e o principal que recebe a totalidade das bolas com uma abertura na rede (de plástico) para um balde (?).
P.S.: não conhecia essa tela sombrite.
Materiais que usei:

  • tela de plástico pinteiro
  • abraçadeiras de nylon 100x2,5mm
  • abraçadeiras de nylon 140x3,5mm
  • joelhos de 90º 25mm
  • 3 tubos de 6m de 25mm
  • tês de 25mm
    Estou postando algumas fotos q tirei de celular, q dá para ter uma ideia: :slight_smile:





Attachments:

Pela lista de material tenho certeza este aparador, cujas fotos não aparecem, foi um modelo simples.
Depois disso eu já fiz um mais elaborado, novamente usando tubos de pvc, joelhos, T´s, tela sombrite e um quadrado de eucatex para depósito das bolas.
Seguem algumas imagens abaixo:





Ficou muito bom, ótimo. Parabéns.

Boa noite . Você tem a lista de material usado nesse “mais sofisticado” ???

Sim, vou listar:

Para o aparador:

  • 3 barras e meia de tubo de esgoto de 40mm de diâmetro
  • 8 joelhos de 90° de 40mm de diâmetro (esgoto)
  • 16 T de 40mm de diâmetro (esgoto)
  • 1 placa de MDF (3mm) com 40x30cm
  • 4 parafusos de 1/4" com 2" de comprimento com porcas e arruelas
  • Tela sombrite (com 3m de largura) x 4m

Para as rodas:

  • 4 rodízios articulados
  • 4 parafusos de 1/4" com 2 1/2" de comprimento com porcas.
  • 8 pedaços de MDF (6mm) com 50x66mm
  • 16 parafusos de 1/4" com 1" de comprimento com porcas

Depois eu posto umas fotos de como preparar as rodas, que é a parte mais trabalhosa, além da “planta” do aparador.

Um croqui do aparador de bolas e medidas dos tubos.

Esquema de corte dos tubos (para não perder muito)

Material para uma roda

Primeira placa de MDF da roda

Segunda placa de MDF da roda. É aconselhável marcar os centros das duas placas com precisão, fazer o furo de 12mm, depois o de 7mm na outra placa e colar as duas. E só depois fazer os 4 furos de 7mm nos cantos.

Furo no centro do T

Montagem

Esqueci de dizer, o aparador pode ser feito com tubos de 40mm de esgoto (branco) ou com tubos de 25mm de água fria (marron), como mostrado nas fotos.
As medidas do desenho são para um aparador de 2,5m de largura, ou seja, com sobra de meio metro para cada lado da mesa.
Se desejar um de 2m de largura, basta diminuir as 5 barras transversais para 195cm.
Se quiser um com a largura exata da mesa, as 5 barras transversais devem ter 145cm.

Eu terminei o gol, fiz este com 2m de largura. Vou postar algumas fotos:

1 Curtida

Boa noite amigo . Muito obrigado mesmo pelas dicas .

Fala @nakata!

Bem legal hein cara! Construção bem legal, bem acabado. E o que eu achei mais bacana foi esse detalhe de fazer mais largo que a mesa. Esse pouco mais de meio metro faz uma bela diferença.

Atualmente, onde faço multibolas, estou sem um desses, e mesmo usando aparadores estrategicamente e tendo pegadores de bola para recolher do chão, sinto saudades hahahahahahah.

Abraços!!!

1 Curtida

Eu fiz um para um amigo com 2,5m de largura, ficou excelente.
Mas neste tamanho o tubo de 25mm de água já não fica bom pois enverga muito. Eu fiz com tubo branco de esgoto de 40mm.
Agora eu estou começando a fazer aquelas divisórias que cercam a área de jogo. Qualquer dia eu posto umas fotos.

1 Curtida

Não consigo ver a foto do primeiro modelo que postou. parece que não consigo abrir os anexos.
A parte do item 3 que vc postou “encaixe conforme as imagens abaixo” não consigo abrir nenhuma. consegue mandar de novo?

Putz, o meu post inicial é de 2009, e como não dá p visualizar as fotos eu nem me lembro qual era o modelo de “gol” que eu postei.
Ultimamente eu só fiz deste modelo do post de dezembro de 2020.

1 Curtida

Nossa hahah. Nem tinha percebido que era tão antigo. Tá explicado o preço dos produtos então. Comprei o que havia na lista do primeiro, e só isso já foi mais de 250 reais aqui em São Paulo