Angulo de saida das borrachas....

Troquei uma Mark V ad por uma Hammond e percebi que o angulo de saida da bola era diferente, com a hammond era preciso abrir mais a raquete.
Como isso funciona, tem haver com a dureza da esponja, expessura, marca?

naumtestei a hamond + a mark v é mt dura entao a logiaca é abrir + pra poder dar o giro na bola, se naum sai uma batida :smiley:

As variáveis q influenciam (por ordem de intensidade NMO) são:

  1. efeito da borracha,
  2. dureza da esponja e
  3. velocidade da borracha.

A princípio:

  • a q vc pode fechar mais seria uma borracha q pega mto efeito, dura e mto rápida e

  • a q vc deve abrir mais seria uma borracha lisa, mole e lenta.

Porém, pode parecer contraditório o q vou escrever, mas se vc bater fechado em demasia, c/ uma borracha dura e uma borracha mole, mantidas as outras variáveis constantes, provavelmente vc irá errar c/ a dura e acertar c/ a mole um golpe “xoxo”.

Mas, digo isso c/ base em q? Eu falo isso pq a moleza da borracha faz c/ q a bola entre mais na borracha e “conserte” um poko o erro de angulação. Acredito que essa é uma das razões pelas quais as borrachas moles são consideradas de “maior controle”.

Então, dentro de um intervalo não tão errado de angulação, a dura admite golpes um pouco mais fechados. Porém qdo fechado em demasia, a mole se comporta melhor.

entendi… valeu os toques.

Esqueci de falar q as minhas opiniões são todas baseadas em experiências de anos usando a cola rápida. E em alguns aspectos, meus comentários devem ser desconsiderados ou reformulados para quem não utiliza.

Agora pensando na comparação Mark V AD x Hammond.
Me parece que o que mais influencia na diferença entre elas é a que a Mark V “puxa mais” ou tem mais viscosidade do q a Hammond. Portanto, deve ser isso q está te ajudando na angulação.

eu to usando a hammond com cola … mas ja me adaptei… eu fiquei mesmo curioso pra saber pq tinha essa diferença no angula da saida da bola… e realmente a mark ad puxa + e é mais viscosa… mas achei q a hammond pro meu jogo combinou + com a nittaku A.

com a minha borracha eu bato e puxo com ela mais aberta, embora ela seja dura rápida e grudenta (g666 das chinesas que eu vi é a mais rápida), e pra ser sincero nas borrachas duras tem uma coisa que eu acho mais interessante do que nas moles, eu acho elas mais firme pra choto na verdade BEM mais firme, a ponto de conseguir forçar uma bola bem mais quando trava um drive, ou mesmo até matar ela bem mais fácil… e em questão de drive se puxar com ela bem fechada por ser chinesa ela pega bastante giro e pouca velocidade é uma coisa que confunde um pouco as pessoas… por que todo mundo espera um drive rápido e as vezes um mais lento e com mais giro (não falo topspin daqueles balõezões)