[Análise Tática] Qual saque usar?

Situação: Vc está enfrentando um caneteiro tipo Kim Taek Soo, que sai dando coice de forehand em tudo que puder. Ùltimo set, placar 9x9 e saque na sua mão. Como vc saca?
Existem infinitas hipóteses aqui, mas eu faria +ou- assim. Sacaria bem cavado (e curto) no backside dele p/ tentar matar de harau na 3a bola. Ganhando ou perdendo esse ponto, logo em seguida eu sacaria (de frente) com efeito lateral e p/ baixo (ainda curto) no meio da mesa. Se ele comesse o saque, ótimo. Se devolvesse eu tentaria + um harau.
Ah, e tbm eu não pediria tempo (no 9x9) caso ainda tivesse direito, pois um plano tático p/ essa situação já tem que estar preparado de antemão. Com um pedido de tempo eu daria chance p/ o adversário raciocinar, o que diminui minha vantagem de ter o saque.

Eu acho que eu daria um saque parafuso curto no fore em seguida dar um drive. Caso eu fizesse o ponto, a pressão estaria mto maior no adversário, então sacaria corrido no fore dele. Caso não fizesse o primeiro ponto, sacaria pra baixo sem mto peso (curto) no shotto dele. Pra tentar matar na terceira bola.

Se um dia eu tivesse a oportunidade de jogar com o Kim Taek Soo a única coisa que eu faria seria pegar um papel uma caneta e uma máquina fotográfica e pedir autografos e fotos.

Engraçado Nakata, mas eu faria exatamente o que vc descreveu… :lol:

Soh que com uma pequena diferença: No segudo saque, sacaria com sidespin baixo, porém, se ele conseguisse me devolver, contra-atacaria com um drive no back dele.

Mas acho que contra esses atacantes nato, a melhor maneira de conseguir pontos no saque, eh sacando curto e tentar finalizar na 3 bola.

Ps. Sacar lateral puro ou corrido no fore dele eh o mesmo que pedir: “Me devolva com um drive em cima de mim”… :cry: :?

Talvez não fosse a melhor jogada, mas é o que eu poderia fazer levando em conta o meu estilo de jogo e minhas limitações.

  • Sacaria cavado longo no choto dele, esperando que ele saísse de drive no meu choto. Tudo isso pra aplicar meu melhor golpe: push de choto na paralela.

Se ele chegasse na bola devolveria com outro push na diagonal, ou senão se ela voltasse no forehand, empurraria na paralela. É uma forma de cansá-lo.

Provavelmente ele devolveria sem muita energia e seria o momento de matar com uma smash no ponto 2 da trajetória da bola.

Nesse caso eu dependeria dos meus golpes. Se entrarem como espero, acredito que venço o ponto.

  • O segundo ponto é mais complicado. Ele estaria preparado se eu tentasse uma jogada similar. Acho que essa seria a hora de sacar cavado curto no choto dele e sair com um drive de velocidade na paralela.

No primeiro saque daria um mortinho no back se devolvece no meu fore longa tentava finalizar com um PIVO( naum sei se é isso msm um q tipo vc termina com ah mao no chao…) Se devolvece curta tentaria finalizar com harau tbm…
NO segundo saqque daria um lateral pa eskerda longo saindo da mesa para ele atacar msm se mandace no meu back daria um blokeio ativo no fore dele matando… Se mandace no fore tentaria cobrir com um drive lateral na direita bem do lado da mesa… Tentaria mudar o maximo do meu jogo…

Acho que tem que avaliar o adversário. Se o jogo está assim porque ele vem numa sequência de erros de ataque, e estiver sem confiança, pode ser que tudo que ele queira é receber um saque curto para tentar cozinhar e atacar na certeza.

Nesse caso o primeiro saque poderia ser cavado meio longo no fore dele, na esperança que ele passe um bola de segurança na diagonal, sem muita força, para eu tentar matar o ponto na paralela.

Dando certo ou não, de jeito nenhum eu repetiria esse saque, pois mesmo sem confiança, no segundo ele vai soltar o braço.

com certeza tentaria fechar o jogo mais curto possivel. e tentaria finalizar na 3 ou 5 bola.

Acho q o melhor a fazer é deixar o adversario o mais tenso possível dando um saq lateral para a direita e matar de 3 bola . se eu errar tenho q dar um saq longo para mostrar q nao esta tenso , pois senao o adversario tera mais confiança, so q o saq longo com efeito pra baixo,

Danilo.


Material:
Madeira: Andro JM Saive Kinetic OFF
Borracha FH: Andro Revolution-2.6(sem cola agora)
Borracha BH: BTY-Sriver G2-MAX(sem cola agora)

As estrategias apontadas são boas, mas se o jogo estiver 9x9 voce ja’ sacou 9 x, então o melhor e’ analisar quais saques resultaram em pontos para voce.

Outra dica nesta situacao e’ repetir, para o 11ro. ponto, o ultimo saque. Poucos adversarios esperam dois saques iguais.

è era bom vc ter pelomenos 1 sake diferente para dar nessas situaçoes…Que ai era maior possibolidade de o adversaria comer…

Concordo com o David. Tenha sempre um saque diferente para horas importantes do jogo.
Bom, em 9X9 eu sacaria longo e lateral no backhand dele, forçando ele a sair da mesa. Eu teria uma vantagem de posicionamento na mesa para a sequência da jogada.
Caso o ponto for meu, eu saco curto e baixo, com muito peso. Como a mão dele vai estar pesada essa hora, dificilmente conseguirá ter um ataque efetivo nessa bola curta. Provavelmente atacantes recebem este tipo de saque com uma devolução por baixo e longa, abrindo para um ataque forte meu. :slight_smile:

São hipóteses, e cada jogo é um jogo, e cada adversário é diferente. Mas esta é uma estratégia que normalmente uso.