[Análise] Nittaku Screw Soft

SCREW SOFT

- Tipo de borracha: Pino Longo;
- Fabricante: Nittaku;
- Espessura da esponja: 1,3 mm;
- Prós: bom controle, ótima aderência, boa velocidade (ataque e defesa) e bom para defesa de bolas com velocidade;
- Contra: não inverte muito o efeito e razoável para defesa de bolas com muito topspin;
- Durabilidade: ainda não foi possível levantar esta informação;
- Tempo de uso: 2 semanas;
- Raquete utilizada: Nittaku Haneyoshi ST;
- Preço: R$ 55,00.

Análise:

Sempre tive muitas dificuldades para substituir o meu amado Butterfly Feint Long (I e II, que usava desde 1998) e este sempre será meu referencial, tanto que nesta análise compararei o Nittaku Screw Soft ao Butterfly Feint Long II.

Finalmente pude testar o Screw Soft e o resultado foi extremamente satisfatório. A primeira impressão que tive da borracha não foi muito boa. Achei estranho todo aquele brilho, bem como ele parecia meio lento, mas na verdade não tinha nada de lento.

A esponja do Screw é mais macia, e inicialmente pensei que isso fosse deixar a bola mais lenta, porém isso não se concretizou porque a esponja é macia, mas bastante elástica, possuindo um ótimo efeito catapulta. A velocidade do Screw seria, então, bastante similar a velocidade do Feint Long II. Todavia na questão “controle” as duas borrachas diferem um pouco.

O Feint Long II “entorta” mais a bola, porém em contrapartida há um pouco de dificuldade para controlar os golpes. O Screw Soft não inverte tanto quanto o Feint II, porém possui mais controle. O Screw tem um ótimo diferencial: é bastante aderente e devido a esta característica as bolas retornam com muito giro. É até possível efetuar ataques com algum topspin. Por ser muito aderente, com o Screw Soft senti alguma dificuldade para defender bolas com muito topspin, já que a bola parece “espirar” um pouco quando em contato com o pino.

Nesta questão de aderência e controle o Screw se aproxima bastante do Feint Long III ( www.mesatenista.net/modules.php?name=Fo … pic&t=2239 ), que possuía excepcional aderência, bom controle, mas não “entortava” nada a bola. O Screw seria parecido com o Feint III, só que “entorta” bem a bola, tem bom controle e ótima aderência.

Isto posto diria até que o Screw Soft seria um pino intermediário entre o Feint Long II e o III.

É bastante provável que eu continue jogando com o Screw Soft porque:
1 – Maior controle;
2 – Melhor sensibilidade nos golpes (decorrência do melhor controle);
3 – Hoje eu jogo atacando bastante, principalmente quando jogo eventos aqui em Pernambuco, e com o Nittaku Screw Soft eu não preciso ficar girando a raquete a todo momento para atacar com a borracha lisa, pois às vezes, o pino pode ser utilizado para ataques com bastante eficiência;
4 – Graças ao excelente “efeito catapulta”, as bolas estão voltando com maior velocidade, coisa que eu quase não havia experimentado. Estou gostando :slight_smile: .

Fiquei muito animado com esta nova experiência porque normalmente demoro meses para me adaptar às mudanças de material, e quase nunca tenho paciência para esperar tanto. Todavia já me sinto completamente confortável com o Screw Soft mesmo utilizando-o há apenas duas semanas. Para terem idéia, até hoje não me sinto adaptado à raquete (Nittaku Haneyoshi ST) bem como à borracha (Nittaku Moristo DF) que utilizo há 8 meses (lembrando que fiquei 3 meses sem treinar devido a uma contusão no joelho, que ainda não foi completamente curada).

Abraços,

Mazinho

Mazinho!!! Ótima análise. Sempre gostei de ler as suas análises e também as do Mitidieri, são as melhores q ja vi!

Quanto aopino ele parece interessante mas este eh um assunto q eu prefiro não falar muito pra não dizer besteira, ja q oq eu conheço mesmo eh borracha lisa…

Concordo plenamente com o Mola. E por falar nisso, nosso amigo gaúcho-germânico anda meio sumido não?
Bem, eu também gostaria de fazer algumas análises de borrachas e madeiras que eu tenho aqui, mas sem jogar há quase 2 anos fica difícil.
Sobre pino a única coisa que eu conheço bem é o Spinpips da TSP que nem existe mais. Também prefiro não comentar.