[Análise] Nittaku Moristo DF 2.0 mm

Modelo analisado: Moristo DF
Fabricante: Nittaku
Espessura: 2,0 mm
Dados do fabricante: Velocidade: 8,5 | Efeito: 11
Valor: R$ 86,00
Raquete utilizada na análise: Nittaku Haneyoshi ST

Depois de um ano utilizando esta borracha, finalmente criei vergonha na cara e resolvi publicar esta análise. O que mais me motivou a fazer isso foi a imensa curiosidade de vários jogadores em João Pessoa (Copa Brasil) que queriam conhecer melhor minha borracha.

BORRACHA “SONORA”:

O que o pessoal mais estranhava durante a Copa Brasil de João Pessoa era a barulheira que a borracha fazia. Perdi a conta de quantas vezes precisei responder que não uso cola rápida. Neguinho chegava perto de mim e soltava: “kato usando cola rápida? Tá doido Mazinho?” Ai eu precisava explicar tudo que será dito neste tópico.

O som que a borracha emite mesmo “não colada” é muito parecido com o que é produzido quando se utiliza cola rápida. E não é apenas o som, a borracha realmente produz uma ótima velocidade. Não deixa de ser estimulante aquele barulho típico de borracha colada. Pelo menos psicologicamente seu golpe está mais forte quando se escuta o som da batida :smiley: .

Não sei como fica o som da batida em raquetes não carbonadas (sim, minha raquete tem camadas de cabono (e kevlar)). Nesta terça-feira um amigo daqui do Recife adquiriu a Moristo DF e fomos bater. A raquete dele é uma Butterfly Primorac Carbon e o barulho da batida é bem parecido com o da minha raquete. Ficamos surpresos com a velocidade desenvolvida pela bola. E olhe que ele estava utilizando uma Bryce antes de substituí-la pela Moristo DF…

A BORRACHA:

Originalmente a Nittaku Moristo DF é uma borracha voltada para jogadores defensivos, não defensivos “ortodoxos”, mas sim defensivos modernos, aqueles que atacam bastante.

Características da Nittaku Moristo DF: macia, aderente e elástica. Era o que eu precisava (e não sabia). A Moristo DF é tão macia quanto a Butterfly Tackiness Chop, mas diferentemente dessa borracha, aquela possui grande velocidade.

A grande aderência da Moristo DF é outro diferencial. A Borracha é bastante grudenta (inclusive vem com um adesivo que deve ser fixado à borracha após sua utilização) sendo excelente para aplicação de golpes com bastante efeito, seja defendendo (backspin) ou atacando (topspin).

Por ser tão elástica, mesmo com espessura de 2,0 mm, quem pretende jogar apenas na defesa terá muitas dificuldades. Mesmo depois de quase 1 ano usando esta borracha ainda não consigo defender direito. Para suprir esta deficiência preciso girar bastante a raquete e usar o pino na defesa de forehand.

Meu desespero para conseguir defender de forehand era tão grande que cheguei a encomenda uma Moristo DF com espessura de 1,8 mm, mas depois do meu desempenho em João Pessoa abandonei a idéia de jogar com uma borracha mais fina, porque, sem dúvida, eu perderia aquilo que mais desenvolvi nos últimos meses: o ataque.

Há 3 semanas passei a experimentar um novo golpe defensivo no forehand, passando e golpear a bola mais levemente e levando a raquete para frente durante o golpe. Vem dando certo. A quantidade de efeito aplicada acaba sendo menor, porém neste caso o que mais me importa é a regularidade.

PONTOS NEGATIVOS:

O principal ponto negativo da Moristo DF é sem dúvida sua relativa “baixa” durabilidade (pra mim qualquer borracha que dure menos de 6 meses tem “baixa durabilidade”). Por ser extremamente sensível qualquer toque na mesa danifica a borracha e depois de alguns meses ela perde sua elasticidade.

Em hipótese alguma sugiro que utilizem cola rápida nesta borracha. Semanas após começar a utilizar a Moristo DF (a fase de testes) precisei tirá-la e colá-la inúmeras vezes. Logo ela rasgou exatamente no local onde a bola bate com mais freqüência.

Outro ponto que pode ser considerado negativo é o valor da borracha, que é um pouco cara. Salvo engano a borracha existe há pouco mais de 1 anos e normalmente tudo que é novo é mais caro.

Percebi que muitos produtos voltados para defensivos estão sendo lançados e os valores não são baixos. A Tibhar lançou duas borrachas aparentemente parecidas com a Moristo DF e os valores são de aproximadamente R$ 100,00.

EVOLUÇÃO DO MEU JOGO:

É absurda a evolução do meu ataque desde que passei a utilizar esta borracha (e raquete). Antigamente eu utilizava uma Butterfly Defense II + Butterfly Tackiness Drive + Butterfly Feint Long II e considerava o conjunto perfeito. E foi por 7 anos. Esta combinação era perfeita para defender, mas eu sentia uma grande carência quando necessitava atacar. Eu andava bastante desmotivado e resolvi arriscar um conjunto completamente diferente do meu antigo e passei a utilizar a Nittaku Haneyoshi ST + Nittaku Moristo DF + Butterfly Feint Long II, após alguns meses substitui o Feint Long II por um Nittaku Screw Soft.

Quem me é mais próximo sabe muito bem quão medíocre era o meu ataque. Todo mundo, até eu, brincava com a pouca potência e regularidade do meu ataque de forehand. Até pouco tempo atrás até jogadores da 3ª Divisão de Pernambuco tinha ataque melhor que o meu. Desde que passei a utilizar a Moristo DF a potência do ataque aumentou bastante. A regularidade ainda é um problema. Erro bastante, mas como a velocidade e o efeito aumentaram muito, hoje consigo definir os pontos mais rapidamente.

O ataque de backhand, que já era bom (para o nível Pernambucano) ficou ainda melhor. A borracha é fantástica para ataques chapados e com efeito. Graças a sua maciez você consegue sentir a borracha “engolindo” a bola e expelindo-a com bastante potência.

AGORA SÓ FALTA ANALISAR A RAQUETE:

Já postei análises das minhas duas borrachas. Quando eu estiver com um pouco mais de tempo colocarei uma análise da minha raquete. Precisarei de um bom tempo livre, pois, como perceberam, gosto de escrever bastante…

Espero que as informações aqui apresentadas possam ser úteis.

Abraços,

Mazinho

vou rasgar seda…

Vcs já viram alguém fazer uma crítica tão sincera do próprio material que vende? Mostrando pontos fortes e pontos fracos do material?

Parabéns, Mazinho!
Eu estou usando a raquete Nittaku Septear pela indicação do Mazinho e estou adorando. No back estou testando uma Nittaku Hammond FA e tb estou gostando. No forehand uso a minha ótima borracha Friendship 729 Faster.

Eu tb adoro as raquetes Stiga, os pinos TSP e as novas Friendships Higher e Faster. Outrossim, os materiais da Nittaku têm ótima qualidade.

Aguardo a análise de sua raquete,
Abraços,

Excelente análise, como todas as suas outras. Realmente é interessante uma borracha defensiva ser tão rapida como vc diz, mas se está funcionando otimo!

Macho,

Vou falar rapidinho de um jogo seu, q eu filmei contra o Sidney dentro da chave no Rat. C… Os valores q vou citar a seguir NAO sao exatos, apenas aproximados…

  1. Vc deve ter atacado em media 1 bola por set (no max. umas 2), o Sidney nao conseguia voltar;

  2. O Sidney deve ter atacado umas 12 bolas, 4 ele acertava na mesa, vc devolvia soh 1 (ou seja, realmente, c/ vc disse, estah com problemas na defesa, apesar de ter-se q considerar a potencia do Sidney), as outras 3 bolas q ele acertava, vc voltava na rede… As outras “8” bolas (aprox.) eram na rede ou pra fora, com certeza pela confusao q o seu efeito causava na bola…

  3. O restos dos pontos de cada set eram de “saque”, ou o Sidney ficava trocando bolas “cavadas” contigo ateh um dos 2 errar… Vantagem pra vc…

  4. Resumindo, vc virou de 2x0 pra 3x2… :stuck_out_tongue: :P:P (Diga-se q nos 2 primeiros sets, a media de acertos do Sidney foi maior do q citei acima…)

  5. Tinha horas q eu achava q o Sidney ia colocar a raquete no chao e pisa-la… :stuck_out_tongue: :P:P

Parabens pela campanha em Joao Pessoa!!! Vc saiu invicto ne??? 8O

Agora ano q vem… Vai ter Rivalino, Lucas, Gugu… No Absoluto A…
E com essa campanha, vc voltou ao Rat. B nao? Ou seja… A MOLEZA ACABOU… :stuck_out_tongue: :P:P :lol: :lol: :lol:

Um abraco,

[quote=“jadsonalmeida”:tis51wbr]vou rasgar seda…

Vcs já viram alguém fazer uma crítica tão sincera do próprio material que vende? Mostrando pontos fortes e pontos fracos do material?

Parabéns, Mazinho!
Eu estou usando a raquete Nittaku Septear pela indicação do Mazinho e estou adorando. No back estou testando uma Nittaku Hammond FA e tb estou gostando. No forehand uso a minha ótima borracha Friendship 729 Faster.

Eu tb adoro as raquetes Stiga, os pinos TSP e as novas Friendships Higher e Faster. Outrossim, os materiais da Nittaku têm ótima qualidade.

Aguardo a análise de sua raquete,
Abraços,[/quote]
Se é pra analisar, que se faça corretamente, né? :smiley:

Por exemplo, se eu não agisse sempre dessa forma talvez você não tivesse acreditado quando eu entupi a Nittaku Septear de elogios.

Acho que a Nittaku finalmente acertou a mão. Ela fez algo diferente sem precisar usar a imagem dos seus patrocinados (Wang Liqin, Wang Hao, Wang Nan, Liu Guozheng e cia…).

A raquete é um espetáculo. Você não imagina quantas pessoas estão interessadas na Septear… Pena que eu só tinha uma (a sua) no estoque daqui do Recife.

Abraços e obrigado pelas palavras,

Mazinho

[quote=“Adriano_Neves”:35en4785]Macho,

Vou falar rapidinho de um jogo seu, q eu filmei contra o Sidney dentro da chave no Rat. C… Os valores q vou citar a seguir NAO sao exatos, apenas aproximados…

  1. Vc deve ter atacado em media 1 bola por set (no max. umas 2), o Sidney nao conseguia voltar;

  2. O Sidney deve ter atacado umas 12 bolas, 4 ele acertava na mesa, vc devolvia soh 1 (ou seja, realmente, c/ vc disse, estah com problemas na defesa, apesar de ter-se q considerar a potencia do Sidney), as outras 3 bolas q ele acertava, vc voltava na rede… As outras “8” bolas (aprox.) eram na rede ou pra fora, com certeza pela confusao q o seu efeito causava na bola…

  3. O restos dos pontos de cada set eram de “saque”, ou o Sidney ficava trocando bolas “cavadas” contigo ateh um dos 2 errar… Vantagem pra vc…

  4. Resumindo, vc virou de 2x0 pra 3x2… :stuck_out_tongue: :P:P (Diga-se q nos 2 primeiros sets, a media de acertos do Sidney foi maior do q citei acima…)

  5. Tinha horas q eu achava q o Sidney ia colocar a raquete no chao e pisa-la… :stuck_out_tongue: :P:P

Parabens pela campanha em Joao Pessoa!!! Vc saiu invicto ne??? 8O

Agora ano q vem… Vai ter Rivalino, Lucas, Gugu… No Absoluto A…
E com essa campanha, vc voltou ao Rat. B nao? Ou seja… A MOLEZA ACABOU… :stuck_out_tongue: :P:P :lol: :lol: :lol:

Um abraco,[/quote]
Minhas duas partidas (uma na chave e outra na final) contra Sidney foram ruins. Até então eu estava jogando bem, mas não consegui relaxar e os dois jogos acabaram sendo bem feios. Felizmente Sidney estava muito inseguro e errou bastante.

Sim, sai invicto de João Pessoa. É a primeira vez que isso acontece numa Copa Brasil. Ano que vem as coisas serão diferentes… Mas acho que Lucas ainda está no juventude.

Abraços,

Mazinho

Que dilema o meu: nunca me senti tão bem com uma borracha, que REALMENTE ajudou a mudar minha postura à mesa, mas a sua baixa durabilidade obriga-me a buscar alternativas.

Ontem no meu segundo jogo na 3ª Etapa do Campeonato Pernambucano a borracha estourou (bolas + rasgão) feio. Eu tinha outra Moristo DF reserva, mas se eu colasse a borracha ficaria rápida demais, então, optei por continuar jogando com a borracha estourada. Para minha felicidade o problema não me atrapalhou em nada (apenas um pouco o psicológico) e acabei sendo campeão.

A partir de amanhã passo a experimentar a Moristo 2000, irmã mais rápida e dura da Moristo DF. Quando testá-la por pelo menos uma semana passo aqui (noutro tópico) para postar uma análise da Moristo 2000.

Abraços,

Mazinho