vi um topico sobre a analise de madeiras, acho que era do nakata, so que nao to mais achando esse topico gostaria se alguem me pudesse passar o link.
Se não estiver enganado eu acho é que já foi sugerido aqui a criação de um tópico assim, tal como existe o de borrachas…
No entanto creio que não exista tópico específico pra isso, querendo encontrar referências sobre uma madeira, so especificá-la na busca que com certeza encontrará vários comentários a respeito, ainda mais se for das mais conhecidas.
[]´s
Eu frequento este fórum há 7 anos e posso garantir que nunca houve um tópico de análise de madeiras. Acho que talvez pelo fato de variar muito a análise dependendo do tipo de borracha usada. Ou talvez seja apenas a preguiça de se criar um tópico desses, sei lá.
Mas posso dizer sobre a madeira que uso atualmente, uma Spintech Carbo Phenom. Tal madeira não é muito conhecida no meio devido a dificuldade de se adquirir. Só é vendida no site da Spintech e pouca gente se arrisca a comprar uma marca nada badalada no mercado. Mas o fato é que se trata da melhor madeira carbonada que já testei. Muito melhor que qualquer Tamca ou Arylate-Carbon da BTY. Bem melhor também que as soft carbons da vida, ex: ML Carbon ou Waldner Senso. Ela é construída de maneira bem simples, sendo a madeira central grossa de densidade média, 2 camadas de fibra de carbono e 2 lâminas externas bem firmes, totalizando 7.5mm de espessura. O resultado é uma madeira superleve (as minhas pesam 73g), superveloz, com bom toque (bem superior as Tamcas), zero de vibração e ótima jogabilidade (bloqueio sensacional!). O sweet spot também é algo a de enfatizar. Já bati drives onde a bola pega quase na beirada da raquete, como pude ver pela marca, e ainda sai com precisão. Estes são os pontos positivos, além de preço competitivo e ótimo atendimento.
Como aspectos negativos eu poderia citar:
- o tamanho reduzido da face (157x152) para uma madeira classineta, mas fizeram o mesmo que algumas marcas européias: pegam o shape da madeira clássica e mudam apenas o cabo. Porém se a face fosse tão maior talvez aumentasse também o peso e a vibração.
- cabo frágil pois é forrado de espuma por dentro (mas daí vem o baixo peso).
- ruim quando combinada com borracha chinesa, tanto é que já estou voltando para tensionada de ambos os lados.
Resumindo, se alguém deseja uma madeira leve, super ofensiva, com toque superior ao da maioria das carbonadas, a Carbo Phenom é ótima opção.
Que este então seja O topico sobre analise de madeiras.
Segue comentários do Kyo sobre as arylate-carbon:
[quote=“Kyo”:mzot9bkg]é, a tecnologia Arylate-carbon veio p/ somar. Os fabricantes viram que os jogadores não gostavam mto de carbono pela sua dureza, falta de feeling e q a bola saía mto rápida da raqt, prejudicando jogadas lentas, de efeito e de controle.
Então resolveram adicionar arylate p/ dar mais sensibilidade e controle e possibilitando colocar mais spin na bola pq a bola fik mais tempo na raqt.
De todas essas, da mais lenta p/ mais rápida:
- Viscaria
- Michael Maze/Timo Boll Spirit
- Kong Linghui Special
- Iolite
- Cofferlait
Destas, gosto mais de 3 p/ 3 estilos diferentes:
- Viscaria para o jogador all-round ou OFF- q sabe jogar em todas as 3 distâncias, ataca bem dos 2 lados, colocando bastante curva na bola. Gosta de trocar bolas.
Michael Maze para jogador OFF-ou OFF q joga nas 3 distâncias, gosta mais de trocar bolas atacando e pode ter predominancia no forehand ou não.
Kong Linghui para jogador OFF ou OFF+ q joga na maior parte do tempo na curta e média distância, afastando apenas qdo pressionado. Leva vantagem nas trocas qdo ataca e tem predominancia no forehand.
Claro q essas hipóteses q eu falei são bem subjetivas (e generalistas)e é uma visão apenas particular. O importante é usarem o q gostarem, o q fizer vc se sentir bem e ao msm tempo ser eficiente.
Pq das 6 raqts Arylate, as únicas q consegui jogar foram essas 3. As outras 3 não consegui ter eficiencia e nem me sentir bem. Qdo usei as outras meu jogo fikva incompleto, qdo uma raqt era boa p/ ataq era ruim p/ defesa, e vice versa.[/quote]
Continuando:
- Velocidade de saída: Gergely>Kong, Maze e Boll>___>Viscaria
- Controle: Viscaria>___>Maze>Boll>Kong>Gergely
- Sensibilidade: Viscaria>Kong>Maze e Boll>___>Gergely
Detalhes Extras:
-Gergely: A bola fica pouco tempo em contato c/ a Gergely, por isso tem um som mais ardido, menos sensível a comer efeitos, boas p/ drive X drive.
- Viscaria: É disparada a de melhor controle. Tem um toque bem macio. Nem parece carbonada.
- Kong: Embora rápida é a que tem o toque mais seco pq é a q menos tem verniz, então é a que possibilita comer mais efeito devido a sua alta sensibilidade contra o efeito.
- Maze: Raquete para atacantes que não querem utilizar mta força p/ jogar. É uma raquete bem equilibrada em todos os aspectos para os atacantes.
- Boll: Fácil jogabilidade, mas o feeling não é gostoso. Sente bem a bola, mas não é agradável.
Resposta do Nakata dentro do assunto:
[quote=“Nakata”:mzot9bkg]Eu já bati com Viscaria, KLS e Gergely.
A Gergely eu realmente achei um canhão de onde a bola saía muito rápido. Fora o barulho agudo (estalado) que não me agradava.
A minha KLS eu fiz a besteira de selar em excesso (3 camadas) e com isso, além da borracha não colar direito, também ficou com barulho agudo. Testei-a com Skyline, Sriver G2, Bryce Speed FX, Pryde, mas não gostei de nenhuma combinação.
A Viscaria eu achei sem feeling, mas pode ter sido pela escolha de borrachas que eu fiz na época: 2 Mark V M2 MAX. Essa durou pouco tempo na minha mão, logo passei p/ frente.
Fora isso também testei a Hybrid Wood, que achei a madeira mais estranha que já tive. Na lista ainda entraram 5 folhas, 7 folhas, outras de carbono, mas sempre eu acabo voltando p/ hinoki 1-ply, não tem jeito. Nenhum material que já inventaram consegue igualar o toque da madeira de hinoki, na minha opinião.[/quote]
alguem tem algo a me falar sobre as madeiras…
bty. vsg21-2000-fl
thibar tiago monteiro
e se alguem me indica alguma paracida com essa da bty . ou alguma outra.
Gostaria de saber se alguem deste tópico ja usou ou sabe me dizer as caracteristicas da madeira Timo Boll Tri carbon,agradeços todas as informações.
Avalox P700
Usei por três anos, os dois últimos antes de banir a cola rápida e o primeiro ano após o banimento. Nos primeiros anos usei principalmente a borracha Torpedo máx da Tibhar nos dois lados com cola LDS clean ou Tibhar clean. Após o banimento usei ela com Tenergy 05 nos dois lados com cola a base de água, sem uso de booster.
Meu estilo de jogo é mais baseado em efeito do que potência nos golpes e uso predominantemente o forehand quando o jogo vai para as trocas de bola. O backhand uso mais para topspin, bloqueio passivo e eventualmente meio-drive quando não consigo virar de pivot.
Bom, a P700 é uma 7 camadas sueca bastante consagrada. Ela consegue aliar potência com um toque macio e é uma raquete relativamente leve (86g a minha) para a velocidade e potência que proporciona. Como a maioria das 7 camadas suecas ela é rígida, porém como não é muito grossa (6,2mm~6,5mm) ela ainda mantém uma certa flexibilidade tornando-a muito agradável para um jogo no estilo loop/drive europeu a meia distância. É uma raquete que dá ao jogador várias opções de jogo dependendo da combinação de borrachas. O controle dela é muito bom para uma raquete ofensiva, realmente acima da média. Muito utilizada por jogadores que usam/usavam pino curto. (Wang Tao, Liu Guoliang, Tan Ruiwu…)
Definiria como uma raquete completa para jogadores allround/ofensivos. Tanto tem potência para definir os pontos como preserva o controle necessário para se defender bem.
Avalox C555 (Ma Wenge Carbon)
Estou usando esta raquete desde novembro do ano passado. O que me motivou a mudar de raquete foi a constatação de que a Tenergy 05 apesar de ser uma ótima borracha estava me deixando um pouco escravo dela. A medida que ela proporciona muito efeito e velocidade, estava me deixando com o controle bastante comprometido principalmente jogando em nível mais alto. Então veio a ideia de usar borrachas um pouco mais controláveis e menos afetadas pelo efeito vindo dos golpes adversários e prioritariamente mais macias, estando aí a opção pela C555 que me foi descrita como uma “P700 mais firme”.
A C555 é uma raquete de 5 camadas allwood + 2 soft carbon (fleece carbon) bem finos. Ela tem basicamente a mesma espessura da p700, uns 6,5mm e é leve. A minha tem 83 gramas. Logo que comprei essa raquete colei um par de Cornilleau Pilot Power, que é uma borracha bem macia (tipo uma Coppa Silver) porém razoavelmente rápida e com efeito agradável.
A título de comparação, o conjunto C555 com Pilot Power ficou com quase a mesma velocidade da P700 com Tenergy 05, sendo o primeiro conjunto mais controlável por a borracha não “comer” tanto efeito como a Tenergy 05.
Voltando à C555, ela tem um toque talvez uns 15 a 20% mais duro que a P700 porém conserva o “feeling” de uma allwood pura. Ela tem muitas características parecidas com a P700 sendo apenas um pouco mais rápida, mais firme e menos flexível.
Um aspecto dela que melhorou muito o meu jogo é que ela dispara mais ao menor impacto que a P700. Ou seja, em haraus ela é bastante eficiente. Digo isso porque eu tinha muita dificuldade em gerar potência nos haraus de forehand, já com essa raquete estou acertando bem mais.
Nos ultimos meses andei testando outras borrachas nessa raquete, até mesmo a Tenergy 05 para ter uma ideia melhor dela em comparação com a P700. Com a T05 o conjunto não ficou tão duro como eu imaginava, o toque continuou agradável como uma allwood.
ps: em termos de velocidade e controle ela lembra uma Timo Boll Spirit, porém o toque dela me agrada mais.
Abraço,