Fala pessoal.
Vocês costumam fazer análise dos jogos de vocês? Filmam e anotam alguma estatística mais importante?
Se fazem, que tal disponibilizar nesse tópico?
Abraço.
Fala pessoal.
Vocês costumam fazer análise dos jogos de vocês? Filmam e anotam alguma estatística mais importante?
Se fazem, que tal disponibilizar nesse tópico?
Abraço.
Boa tarde j0rnal1sta.
Eu costumo filmar jogos sempre que possível, mas nem sempre os locais de jogo dão condições para tal (aliás geralmente não dão), logo não o faço tanto quanto gostaria.
Mas agora, falando em métodos de análise, eu sou fascinado por isso e volta e meia tento desenvolver algumas idéias em termos de sistemas estatísticos de orientação ao treinamento, ainda que não possa desfrutar dos seus possíveis benefícios hahahahhahhahha. Claro que desenvolver estes métodos é uma tarefa fácil com conhecimentos básicos de estatística e bom senso. O problema é que qualquer destes métodos é sempre muito trabalhoso de se executar, devendo-se colher muitas informações para inserí-las em análise, logo o grande desafio (e este é o meu foco) é criar alguma metodologia que torne a coisa o mais simples possível. Porém, isto exige maturação e maturação exige tempo, que tem sido uma restrição para mim mais do que nunca.
Sendo assim, o que eu tenho feito é observar as filmagens com foco tático e técnico simultaneamente. A partir daí eu percebo (mas confesso que não tenho registrado) os pontos a melhorar para ter mais atenção em uma próxima oportunidade. Como infelizmente não estou mais treinando, não tenho como trabalhar nestas observações da forma que deveria ser feito, mas pelo menos ter ciência destas falhas já me ajuda bastante. O resto fica por conta do senso de auto-correção.
Estou anexando um artigo (em inglês) que propõe um método riquíssimo em informação, mas que na minha opinião precisa de meios auxiliares para colhê-la, já que analisa praticamente cada golpe. Mas a leitura me deu muitas idéias, e tenho certeza que te dará tb. Ela traz tb alguns conceitos quase óbvios que parecem não ter importância, mas são muito relevantes para o método e não nos damos conta.
Espero ter ajudado e fico à disposição para trocar figurinhas.
Abraços!!!
Eu já filmei ários jogos meus, mas principalmente jogo-treino. E a principal estatística que percebi foi ao fazer um clipe de “best points”. Eu retirei no máximo 5 ou 6 pontos de cada jogo (geralmente melhor de 5), o que me faz acreditar que eu precise atacar mais e passar menos a bola. Ou então atacar com mais eficiência, sem querer matar no primeiro ataque pois a maioria dos pontos que coloquei no clipe foram a partir da 5a bola.