Análise Borracha Skyline 3 60 Soft

Bem, inicialmente gostaria de me desculpar ao LuizGustavoBH pelo atraso na análise, especialmente por dois motivos: 1) o mestrado (e especialmente o C++) estão tomando muito tempo, 2) não gosto de fazer review quando pego o material logo de cara, eu demoro muito pra sentir e me acostumar (mais ou menos uns 3 meses). Irei dividir em tópicos para ficar mais didático.

Aviso geral: A borracha de cor preta (em espessura máxima) foi utilizada em uma madeira Stiga® Clipper WRB do tipo caneta, no forehand. A colagem foi com cola branca da marca Donic® em Dezembro de 2015. Toda a análise é impressão minha, não quer dizer que seja o único ponto de vista muito menos o correto. Apenas quero ajudar. Por convenção chamarei a Skyline 3 60 Soft de Skyline 3 60, mas existem duas versões: a Soft (que uso atualmente) e a Mid Hard (esponja mais rígida).

Densidade da esponja: Não tenho aparelho para medir a densidade, apenas meu sentido. Nas borrachas chinesas é quase redundante dizer que todas ou quase todas possuem esponjas duras. O que posso dizer de antemão é que: a esponja parece ser menos rígida que de outros materiais chineses que usei, tais como Hurricane 3 (de longe a mais dura dessas três) e Hurricane Neo. Nada que faça a esponja ser extramamente elástica, como em uma Tenergy, mas esta parece ser menos dura e levemente tensionada. Pode-se notar isso pelo som de batida da Skyline 3 60 que difere da Hurricane 3 (a que usei anteriormente). Vi no site que a Skyline 3 60 usa uma esponja diferente, que é uma esponja #60.

Velocidade: Pegando o gancho no item anterior, achei a Skyline 3 60 um pouco mais rápida que a Hurricane Neo e a Hurricane 3 (exatamente nessa ordem de rapidez). Continuo a ter de fazer força para a bola passar (usando muito corpo na batida), porém um pouco menos que nos outros casos. Ainda assim, a máxima dos materiais chineses continua valendo: não vale a pena tentar dar uma de Timo Boll com essa borracha (esperar a bola baixar bastante pra tentar fazer drive), pois seu arco é curto. Eu me filmei jogando e o arco da Skyline 3 60 é maior do que da Hurricane 3, porém ambos continuam em trajetórias bem retilíneas. Porém, o ponto que mais gostei desse material foi o contra-ataque, praticamente todos os drives que jogavam na minha direita eu conseguia contra atacar com relativa facilidade (especialmente logo após o pingo da bola na mesa), e por essa borracha ser mais rápida eu fazia menos esforço. Adicionalmente, outro ponto bem legal foi interceptar a bola no ponto mais alto: bastou a bola vir uns 4 dedos acima da rede e era uma batida seca e com muito giro e velocidade. Se você é um jogador de velocidade próximo a mesa (até uns 1,5m de distância), pode comprar essas borracha de olhos vendados que preencherá seu jogo.

Precisão e Controle: muito preciso esse material, porém ainda achei a Hurricane 3 mais precisa. Ainda assim, para mandar bolas perto da linha branca, senti muito mais facilidade do que com um material bem tensionado. Quando eu queria “frear” a bola em drop shot, ela o faz perfeitamente. Especialmente em bloqueios de velocidade, senti muito conforto.

Rally: Curiosamente, não me dei bem com rally nessa borracha. Ao prologar o ponto, o esforço físico precisa aumentar também, mesmo que a Skyline 3 60 pareça mais rápida que as outras chinesas. Não é muito legal, especialmente na parte de side spin, pois independente do efeito a trajetória da bola é curta e reta, então para rallies eu precisava tentar dar um “mini-smash”, pois o drive com mais efeito lateral não entrou tão bem com essa borracha. Com certeza minha deficiência técnica também entra aí kkk.

Efeito: A raspagem com o material é um pouco mais complicada do que com borrachas tensionadas. Mas a superfície aderente ajuda a raspagem no começo. Porém, a dose de efeito produzida é bem maior, se houver a raspagem adequada. Especialmente próximo da ponta da raquete, o efeito da batida seca e dura não é tão sentido, o que facilita drives e saques. Ainda assim, é mais difícil raspar num drive com a Skyline 3 60 do que com materiais tensionados.

Saque: Gostei muito desse material para saques curtos e médios (de 2 a 3 pingos na mesa). Como a esponja é um pouco menos densa, ficou mais fácil raspar no meio da raquete. A única desvantagem que vi foi em saques longos, pois tive que usar muito corpo para manter a bola na linha branca. Para 3ª bola gostei muito, pois a bola saía muito baixa no saque, e independente do efeito, sempre parecia a mesma trajetória para os oponentes (inclusive alguns me falaram isso). Isso é muito bom para tentar enganar no saque.

Recepção: No início achei difícil, pois a superfície é muito aderente e a reação ao giro do adversário é bem maior. Porém, a medida em que o material “envelhece”, achei melhor para recepcionar, especialmente recepções curtas. O único ponto que achei complicado foi quanto ao flick, pois ainda preciso me adaptar, já que a maioria dos meus flicks estão indo na rede. Para push próximo a linha branca, é um material perfeito, pois você praticamente consegue alongar a bola onde quer. Pesar a recepção também foi muito bom com esse material.

Loop / Drive / Batida de Forehand: para drives e loops, precisei ter uma raspagem muito boa, além de usar muito o tronco na batida. Caso você não raspe bem no loop, a bola sai muito sem potência e giro e vai direto pra rede. Gostei mais da Skyline 3 60 para FH do que Hurricane Neo e Hurricane 3, especialmente na velocidade de batida chapada próximo a mesa. Essas duas Hurricanes sempre quando eu raspava a bola descia muito, o que não aconteceu com tanta frequência com esse material.

Bloqueios / Slice: os bloqueios não são tão simples com essa borracha. Como todo material chinês, deve-se tentar bloquear logo depois do pingo da bola na mesa, pra aproveitar toda a velocidade de seu oponente, já que a borracha é mais lenta. Pelo fato de eu ser caneteiro, um bloqueio que sempre funcionava bem era forçar o adversário a fazer pivô e empurrar no forehand dele depois (supondo dois destros). Se o bloqueio for feito na descida da bola ou no ponto mais alto, não fica legal pois sai um golpe fraco. Porém, os bloqueios com efeito, semelhantes a Ma Lin (chop block, etc) foram muito bons com esse material, basta fazer o slice sem força que a bola passa rente a rede. Nesse quesito, a Skyline 3 60 não difere nem da Hurricane Neo nem da Hurricane 3.

Resumo: Borracha excelente para jogadores de velocidade próximo a mesa (contra ataque e 3 ª bola principalmente). Talvez com uso de booster a velocidade do material aumente muito, ao custo de reduzir a dureza da esponja, porém não posso dizer isso com certeza porque não usei. Uma certeza é: não compre se for um jogador só de loop, ou alguém que use muitos drives, especialmente se forem drives nos quais você espere a bola cair mais, pois não é o mais natural desse material. Com certeza comprarei outra dessa pra mim, pois não é um material chinês que exija tanta adaptação ao atleta.

Boa análise. Gostaria dever avaliação do Hurricane 8 também.

dende pode deixar, é que por enquanto me falta verba $, kkkkk. Mas até o final do ano compro sim. Mas se servir de ajuda, alguém já fez em outro fórum nos EUA, aqui está o link.

http://mytabletennis.net/forum/forum_posts.asp?TID=68788&title=hurricane-8-review

[quote=“Diogo Jorqueira” post=105949]dende pode deixar, é que por enquanto me falta verba $, kkkkk. Mas até o final do ano compro sim. Mas se servir de ajuda, alguém já fez em outro fórum nos EUA, aqui está o link.

http://mytabletennis.net/forum/forum_posts.asp?TID=68788&title=hurricane-8-review[/quote]

Comprei essa borracha no AliExpress, tanto para testar se chega certinho e sem taxar, além de querer testar uma borracha chinesa. Assim que estiver em mãos, posso te emprestar na aula para testar e nos passar suas impressões, já que você tem mais experiência no assunto. :wink:

OBS: Além dessa, vai chegar junto a Gold Arc 3 (Vou colocar em uma DHS PG9 ou Galaxy V-14 para os testes)

Tem certeza que essa Hurricane 8 que você comprou no AliExpress não é falsa?

Comprei de um vendedor que o pessoal no TableTennisDaily indicou, pois já comprou dele e disse que veio original. Mas na pratica só vou saber quando chegar. Essa foi a idéia de comprar por lá, para ver se vai ser uma fonte confiável para as próximas aquisições.

Se quiser procurar, a loja no AliExpress tem o seguinte nome “Chinese PingPong”

Faz pouco tempo que você comprou? As minhas últimas duas compras do ali express foram taxadas e bem taxadas haha paguei R$ 40,00 na borracha e R$ 45,00 de imposto + taxa

Sent from my 2014819 using Tapatalk

[quote=“Yuri09” post=105959]Faz pouco tempo que você comprou? As minhas últimas duas compras do ali express foram taxadas e bem taxadas haha paguei R$ 40,00 na borracha e R$ 45,00 de imposto + taxa

Sent from my 2014819 using Tapatalk[/quote]

Comprei faz uns 10 dias. Assim que chegar eu atualizo como foi o processo todo. Se quiserem mais informações, favor mandar MP. Para não desviar do assunto desse tópico. :slight_smile: