AMADURECER PARA NÃO MORRER

8O
ESTIVE CONVERSANDO DURANTE UM TEMPO MUITO GRANDE COM UMA DAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES E CONHECEDORAS DO TÊNIS DE MESA DO BRASIL, CUJO NOME PREFIRO NÃO MENCIONAR.
O QUE ELE ME DISSE FOI ALGO QUE REALMENTE ME FEZ PENSAR MUITO…“O BRASIL NÃO EVOLUI NO TM POR FALTA NÃO DE JOGADORES, MAS SIM DE VERDADEIROS TÉCNICOS”.
TODOS QUE SE DIZEM “TÉCNICOS” SÃO, NA VERDADE, ESTUDIOSOS. ALGUNS COM MAIS OUTROS COM MENOS BAGAGEM, PORÉM LIMITADOS ÀS QUESTÕES REALMENTE TÉCNICAS NA FORMAÇÃO DE UM ATLETA.
POR ESSE MOTIVO, OS ATLETAS BRASILEIROS CHEGAM SOMENTE ATÉ AQUELE ETERNO PATAMAR MEDIANO E OS QUE SE DESTACAM SÃO OS QUE CONSEGUEM ESTÁGIOS INTERNACIONAIS.
AINDA, SEGUNDO ELE, EXISTE APENAS UMA PESSOA APTA A CONSEGUIR ATLETAS MELHORES: MAURÍCIO KOBAYASHI.[/b]

É … esse é o problema do Brasil

Já eu discordo dessa idéia…
O Brasil tem técnicos competentes sim, esses técnicos podem ser difícil de serem eencontrados, e não se pode também, querer comparar o Brasil com países como a China ou Suécia, que estão em estágios mais avançados. Mas vale a pena lembrar que o Brasil está evoluindo muito e isso merece respeito, já que poucos países tem a estrutura que temos em Piracicaba, e os resultados já estão aparecendo, afinal, todo mundial juvenil poe exemplo, temos no mínimo um jogador brasileiro no podium, sem falar dos jogos pan-americanos. Além disso, já teve representantes de vários países elogiando o trabalho feito no Brasil. Então o Brasil está em evolução no cenário do tenis de mesa, é só uma questão de tempo e de não ter pressa

Não seria uma questão de melhor entrosamento, crescimento uniforme?!

Vc msm acaba de dizer q o Brasil tem ótimos técnicos, porém há a necessidade de procura pelos mesmos

Em outras palavras, há uma certa “distância comunicativa” entre as várias regiões do TM brasileiro

Há alguns clubes com técnicos capacitados, outros com jogadores capacitados, outros com estrutura, …

Pelo q vejo há uma falha de comunicação, entrosamento entre os próprios envolvidos no TM brasileiro

Acredito q para o Brasil evoluir nesse esporte, é preciso haver um crescimento igual em MUITOS clubes brasileiros

É necessário um intercâmbio técnico, para q o “bolo” cresça uniformente

ANTES DE MAIS NADA, VALEU PELAS RESPOSTAS, PESSOAL!

MAS AS COLOCAÇÕES VÃO DE ENCONTRO À QUESTÃO PRINCIPAL…NÓS BRASILEIROS CONSEGUIMOS NOS DESTACAR MAIS OU MENOS ATÉ O JUVENIL, ONDE, TEORICAMENTE, A QUALIDADE TÉCNICA É MAIS UNIFORME (ESSA É A PROVA QUE REALMENTE TEMOS BONS JOGADORES) MAS AQUELE “PULO” PARA A PRÓXIMA FASE NÃO ACONTECE E AI FICAMOS SEMPRE NOS MESMOS NOMES COMO O HUGO, ISSAMU E ETC.

O TRABALHO É BEM FEITO COMO EM PIRACICABA, POR EXEMPLO, MAS EU ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE QUEBRARMOS BARREIRAS E TRAZER GENTE DE FORA PARA CÁ. (QUANTOS PAÍSES NEM CONHECIAM FUTEBOL E HOJE SE DESTACAM POR CONTA DE TEREM “IMPORTADO” TÉCNICOS BRASILEIROS??).

Não seria uma questão de melhor entrosamento, crescimento uniforme?!

Vc msm acaba de dizer q o Brasil tem ótimos técnicos, porém há a necessidade de procura pelos mesmos

Em outras palavras, há uma certa “distância comunicativa” entre as várias regiões do TM brasileiro

Há alguns clubes com técnicos capacitados, outros com jogadores capacitados, outros com estrutura, …

Pelo q vejo há uma falha de comunicação, entrosamento entre os próprios envolvidos no TM brasileiro

Acredito q para o Brasil evoluir nesse esporte, é preciso haver um crescimento igual em MUITOS clubes brasileiros

É necessário um intercâmbio técnico, para q o “bolo” cresça uniformente

falo td

Nenhuma outra opinião? :?:

Não é bom falar isso…

Mas parece q há um certo “bairrismo” dentro de alguns clubes e ligas

Tornando-os distantes e paralisando o crescimento do TM nacional

Tb é bom citar, q existem muitos clubes e ligas q procuram crescimento,

Porém uma “laranja podre contamina as outras”

Encerro aqui qq comentário meu sobre esse fato

E o que seria um verdadeiro técnico?
Um ex-Top Player, que já “esteve lá”, e virou técnico?

tudo bem, mas esse cara tem que ter um lado pedagógico forte.
Se ele não conseguir passar a experiência que possui não adianta.

Aquí no Brasil, tem alguns craques no futebol, que não se deram bem como técnicos.

Valeu.

Eu acredito que uma das fórmulas que funcionam sempre é o bom entrosamento entre atleta e técnico. Não quero dizer que um tem que ser sempre legal e bonzinho um com o outro. Um bom relacionamento se baseia em um confiar no outro, um querer ajudar o outro, se tiver algum problema, se abrir e expor o que esta acontecendo, ou seja, tudo sobre panos limpos.

O relacionamento interpessoal entre técnico e atleta é extremamente importante

Tb é importante q o técnico conhece os limites de seu atleta e saiba treiná-lo de forma a explorar suas qualidades e inibir defeitos

Porém o essencial é q o técnico AME o TM, tenha prazer em estudar o esporte técnica e taticamente

Esteja envolvido com pessoas q se ocupem do TM e esteja sempre a procura de novos conhecimentos

Um amigo meu comentou sobre um jogo, que não sei a referência, em q essa “esperteza” do técnico e do atleta decidiram um campeonato

Segundo ele, um jogador disputou uma partida equilibrada, muito difícil num jogo de semifinal

Num jogo posterior dos mesmos jogadores o jogador “A” venceu “B” com extrema facilidade, pois havia estudado o seu jogo e desenvolvido uma forma de jogo q explorava as falhas do adversário

É esse tipo de detalhe q faz a diferença em muitas situações

Obviamente sua aplicação deve ser feita a partir de planejamento detalhado, q culmine num aprendizado com resultados mais q satisfatórios

Eu estava repassando este topico e respeito a opiniao de todos que postaram aqui. Mas ninguem ressaltou que o Brasil ainda esta na terceira divisao mundial mesatenistica. Podem dizer que estamos evoluindo, mas falta muito para conseguirmos competir de igual p/ igual com os paises asiaticos, principalmente. Falta a chamada massificacao, na China os jogadores sao escolhidos a dedo p/ treinar determinado estilo, os tecnicos vao la no prezinho analisar os jovens talentos que surgem a cada dia. No Brasil estamos muito longe disso. Temos determinados jogadores e o treinamento eh feito visando desenvolver ao maximo o talento desses jogadores. Perceberam a diferenca? Num caso o craque ja vem pronto, de berco e no outro tem que se ralar ao maximo p/ tentar ser craque. Eu inclusive faria o seguinte parametro: A distancia do TM nacional p/ o TM chines eh a mesma do futebol chines p/ o brasileiro… +ou- por ai.

É isso, Nakata…vc entendeu o xis da questão.
É claro que a massificação é importante, mas me parece que a questão “técnica” é o que diferencia.
Não basta simplesmente (e diria mais - de uma maneira simplista e sem fundamentos) dizer “os jogadores brasileiros são bons”. O que não temos são técnicos para formar o jogador brasileiro.
É isso?

OBS: Por favor, não quero menosprezar o trabalho de ninguém. Foi apenas um papo com uma pessoa muito importante que eu achei legal comentar aqui.

Eu gosto muito de futebol, sou fã do Ronaldinho, mas eu evito falar de futebol, porque eu acho que futebol no Brasil, não é um esporte, é uma paranóia…

Mas já que o Mestre Nakata levantou a bola…

Uma das boas lembranças que eu tenho do meu Pai, é que o Velho gostava muito de futebol, quando ele parou de jogar, passou a se dedicar a formar times de moleques, uma verdadeira escolinha… Algo que sempre teve no Brasil, e continua tendo, hoje de uma maneira mais profissional, você paga para jogar em uma escolinha.
Nessa multidão de garotos jogando bola, sempre tem alguns que se destacam, é aí que entram em ação os famosos “olheiros”, são eles que fazem a ponte entre a molecada e os times grandes.

É só depois disso tudo que entram em ação os Técnicos (com “T” maiuscúlo) verdadeiros deuses no país da bola…

E o que isso tem a ver com tênis de mesa? Tudo, oras.
Se houvesse no Brasil milhares de garotos jogando tênis de mesa, os talentos surgiriam naturalmente, talvez faltem mais técnicos qualificados, mas com certeza faltam jogadores também…

Pode parecer absurdo, mas talvez já tenha vivido no Brasil, alguém com talento comparável ao Ma Lin, e talvez também, ele tenha passado a sua vida inteira sem nunca ter pego uma raquete na mão. Por falta de oportunidade, ou por falta de uma escolinha, ou um clube…

Veja o caso dessa ginasta Daiane Santos, quem poderia imaginar, no tempo em que o Bloco Soviético dominava a modalidade, que no Brasil poderia surgir alguém com esse nível técnico?

Abraços a todos!!!

Esse ponto levantado é bem interessante

A questão do talento, como eu já afirmei no tópico relacionado ao Hug Hoyama, é algo q nasce com o indivíduo

Só q ele tem q aprimorar essa sua habilidade, fazê-la fluir

Além do mais, talento ñ escolhe país

Usando outra analogia com o futebol, é só se lembrar do Weah, nascido na desconhecida Libéria

Porém foi considerado um dos melhores no mundo na sua época

A questão é dar oportunidade pra essas raridades terem contato com o esporte

Voltando a afirmar, é necessário uma descentralização de oportunidades no meio mesatenístico

E isto, é importante, pq vai ajudar a tirar o Brasil da “terceira divisão” do TM Mundial