Altitude versus velocidade e efeito

A altitude na cidade do Mexico è de 2,300 m, e o ar mais rarefeito. Existe um consenso entre os jogadores aqui que o jogo è mais ràpido e que as bolas pegam menos efeito do que ao nivel do mar pois a resistencia do ar è menor. Faz sentido pela fisica, mas a minha duvida è se esta variacao è suficiente para ser percebida pelos jogadores, ou se isto è um "mito generalizado·.

Alguem ja viu algum artigo ou comentario a este respeito?

Engraçado você falar isso pois eu estava comentando sobre esse assunto outro dia com um amigo.

Eu acho que:
–> a bola perde menos velocidade porque a resistência do ar é menor;
–> a bola perde menos giro no atrito com o ar pelo mesmo motivo, logo não ocorre tanta curva por não haver tanto atrito;
–> a bola chega na raquete adversária com mais giro, já que perdeu menos giro no percurso.

Mas se considerarmos que esse percurso é de poucos metros e é feito em décimos de segundo, talvez isso seja imperceptível para os jogadores… :stuck_out_tongue:

So fazendo testes pra saber… ou jogando uma partidinha ai no México… :smiley:

Mas eu não sou físico, se alguém souber melhor me corrija por favor.

A baixa pressão diminui a sustentação da bola quando em giro, o efeito é possível através do deslocamento das partículas de ar no sentido da rotação.

O resultado disto são arcos menos pronunciados, com trajetória mais reta.

As bolas de velocidade serão privilegiadas pois há menos resistência.

Este fenômeno é sensivel aos atletas, os acostumados com esta condição de jogo terão menos precisão no ataque(em altitudes maiores) e de forma contrária, os outros não acostumados a esta situação devem ter dificuldades em prever e acompanhar as trajetórias, já que o tempo da bola é distinto, tornando golpes de defesa e ataque menos precisos.

[quote=“hinoki”:2x1w778a]A baixa pressão diminui a sustentação da bola quando em giro, o efeito é possível através do deslocamento das partículas de ar no sentido da rotação.

O resultado disto são arcos menos pronunciados, com trajetória mais reta.

As bolas de velocidade serão privilegiadas pois há menos resistência.

Este fenômeno é sensivel aos atletas, os acostumados com esta condição de jogo terão menos precisão no ataque(em altitudes maiores) e de forma contrária, os outros não acostumados a esta situação devem ter dificuldades em prever e acompanhar as trajetórias, já que o tempo da bola é distinto, tornando golpes de defesa e ataque menos precisos.[/quote]

O Hinoki está correto. O primeiro efeito que pensei foi a acentuação dessa “retilinealiriedade” da trajetória da bola. Isso é muito perceptível.
Não sei as proporções, mas deve ser algo parecido com o jogo com bolas 38 mm.

Pessoal,

Obrigado pelas respostas. Hoje discuti com o Milton Garcia, que è o 3ro do ranking Mexicano, e jà jogou no Brasil 3 vezes.

Efetivamente ele disse que no Brasil tem mais dificuldade com o efeito - que è bem mais forte - e que precisa golpear a bola com mais forca.

A titulo de curiosidade, comento que o Clàudio Kano e o Hugo Hoyama ficaram muito conhecidos aqui, pois fizeram uma exibicao hà varios anos. O pessoal aqui està acompanha bem o desempenho do Cazuo e do Thiago Monteiro, e estao muito curiosos com o Panamericano.

Manuel