A altitude na cidade do Mexico è de 2,300 m, e o ar mais rarefeito. Existe um consenso entre os jogadores aqui que o jogo è mais ràpido e que as bolas pegam menos efeito do que ao nivel do mar pois a resistencia do ar è menor. Faz sentido pela fisica, mas a minha duvida è se esta variacao è suficiente para ser percebida pelos jogadores, ou se isto è um "mito generalizado·.
Alguem ja viu algum artigo ou comentario a este respeito?
Engraçado você falar isso pois eu estava comentando sobre esse assunto outro dia com um amigo.
Eu acho que:
–> a bola perde menos velocidade porque a resistência do ar é menor;
–> a bola perde menos giro no atrito com o ar pelo mesmo motivo, logo não ocorre tanta curva por não haver tanto atrito;
–> a bola chega na raquete adversária com mais giro, já que perdeu menos giro no percurso.
Mas se considerarmos que esse percurso é de poucos metros e é feito em décimos de segundo, talvez isso seja imperceptível para os jogadores…
So fazendo testes pra saber… ou jogando uma partidinha ai no México…
Mas eu não sou físico, se alguém souber melhor me corrija por favor.
A baixa pressão diminui a sustentação da bola quando em giro, o efeito é possível através do deslocamento das partículas de ar no sentido da rotação.
O resultado disto são arcos menos pronunciados, com trajetória mais reta.
As bolas de velocidade serão privilegiadas pois há menos resistência.
Este fenômeno é sensivel aos atletas, os acostumados com esta condição de jogo terão menos precisão no ataque(em altitudes maiores) e de forma contrária, os outros não acostumados a esta situação devem ter dificuldades em prever e acompanhar as trajetórias, já que o tempo da bola é distinto, tornando golpes de defesa e ataque menos precisos.
[quote=“hinoki”:2x1w778a]A baixa pressão diminui a sustentação da bola quando em giro, o efeito é possível através do deslocamento das partículas de ar no sentido da rotação.
O resultado disto são arcos menos pronunciados, com trajetória mais reta.
As bolas de velocidade serão privilegiadas pois há menos resistência.
Este fenômeno é sensivel aos atletas, os acostumados com esta condição de jogo terão menos precisão no ataque(em altitudes maiores) e de forma contrária, os outros não acostumados a esta situação devem ter dificuldades em prever e acompanhar as trajetórias, já que o tempo da bola é distinto, tornando golpes de defesa e ataque menos precisos.[/quote]
O Hinoki está correto. O primeiro efeito que pensei foi a acentuação dessa “retilinealiriedade” da trajetória da bola. Isso é muito perceptível.
Não sei as proporções, mas deve ser algo parecido com o jogo com bolas 38 mm.
Obrigado pelas respostas. Hoje discuti com o Milton Garcia, que è o 3ro do ranking Mexicano, e jà jogou no Brasil 3 vezes.
Efetivamente ele disse que no Brasil tem mais dificuldade com o efeito - que è bem mais forte - e que precisa golpear a bola com mais forca.
A titulo de curiosidade, comento que o Clàudio Kano e o Hugo Hoyama ficaram muito conhecidos aqui, pois fizeram uma exibicao hà varios anos. O pessoal aqui està acompanha bem o desempenho do Cazuo e do Thiago Monteiro, e estao muito curiosos com o Panamericano.