Alongamento, Aquecimento, Preparo Físico.

Então, estava dando uma pesquisada na net a respeito disso e não encontrei nada Especifico para o TM.

Qual a rotina de alongamento que vocês utilizam?
E aquecimento?

E fazem algum tipo de preparo físico para melhorar o desempenho no TM?

Achei na internet, uma rotina de exercicios Pliométricos (para deixar a explosão muscular mais eficiente/potente) direcionada para o Tênis de Campo, e estava pensando em utilizar, pois me parece bem aplicavel ao Tênis de Mesa.
Segue o link: http://www.efdeportes.com/efd56/tenis.htm

Ps: Alguém saberia me informar o que significa Skeeping?

Obrigado :wink:

Ah, skeeping é um exercício de agilidade na qual vc toca o solo com a ponta dos pés rapidamente, podendo estar em movimento ou parado.
Imagina estar correndo so que na ponta dos pés mas com “passadas” MUITO curtas(O objetivo é adquirir agilidade portanto nao se importa a distancia, daí as passadas curtinhas) e estando alternando tocar o solo com as 2 pontas dos pés o mais rapido q conseguir.
Nao sei se me entendeu, talvez tambem como pular corda muito rapido com a ponta dos pes alternando direita e esquerda.
Lembrando q para realizar corretamente deve-se alternar o braço com o a perna(deve se levantar bastante o joelho) q se esta realizando o movimento no momento.
Fiz esforço para vc me entender espero q tenha conseguido :smiley:
falow

Olá Gabrielnb!

O Oettinger, respondeu corretamente!

Para complementar, o Skeepin na verdade é Skipping, mesmo. Mas ninguém tem obrigação de saber.
Ele é um dos educativos de corrida e o nome já diz: educativo!
Além do Skipping, existe o Hop, Hopserlauf, Dribling e Anfersen; além do soldadinho.(mais conhecidos e utilizados aqui no Brasil, principalmente no atletismo).
Todos esss educativos de corrida trabalham o esquema motor do atleta, elevando a capacidade de cordenação motora grossa e melhorando o conhecimento corporal. Esses exercícios são muito bons para o nosso aquecimento no tênis de mesa!Aproveite!

Vou deixar um vídeo para melhor entendimento. No vídeo tem exercícios a mais do que citei aqui e se tiver alguma dúvida, por favor, pergunte!!!

OBs.: Até eu queria uma paisagem dessa pra me exercitar…rsss!!!

http://www.youtube.com/watch?v=sEEUiir0Vzk

Grande abraço à todos

Olá.

Sou aluna de educação fisica. Exercicios de pliometria não devem ser feitos sem a um profissional da area para te ajudar. Os riscos de lesões são grandes e não se deve começar este tipo de trabalho sem ter ao menos 2 meses de fortalecimento e preparo fisico na academia (principalmente trabalho com peso para os membros inferiores). Além de que é um tipo de atividade muito dificil de se fazer (pode parecer facil em gifs e imagens… a maioria dos videos da internet estão errados). Muitos confundem pliometria com saltos e são duas coisas muito diferentes. Pliometria deve-se desenvolver a maior quantidade de força no menor tempo possível , são movimentos muito rapidos que vão proporcionar mais a frente que essa energia elastica em força explosiva.

Um tipo de treinamento que você pode utilizar é o treinamento com elásticos. Onde o risco de lesões são pequenos e são mais fáceis de executar de forma correta e pode ser feito em casa msm.

t+

Vlw pessoal,

No-chan, brigado pela dica ^^ sempre bom ter alguma opnião de um profissional (ou um quase profissional! :smiley: )

Pingman, vlw pelo video…esclareceu bastante coisa!
De certo modo, é um pouco engraçado esse exercicio,

E, Oettinger, eu entendi corretamente, mais o video ajudou bastante! :smiley:

[quote=“GabrielNb”:17c2oq59]Vlw pessoal,

No-chan, brigado pela dica ^^ sempre bom ter alguma opnião de um profissional (ou um quase profissional! :smiley: )

Pingman, vlw pelo video…esclareceu bastante coisa!
De certo modo, é um pouco engraçado esse exercicio,

E, Oettinger, eu entendi corretamente, mais o video ajudou bastante! :smiley: [/quote]
O PINGMAN é professor de educação física: explore-o até a última instância hahahahahaah.

De fato, o elástico é muito útil para nós mesmo. A utilização dele é muito versátil, podendo ser utilizado como carga para a simulação da execução dos movimentos do esporte. Enfim, muito bem lembrado!!!

Abraços!!!

Muito bom saber que tem vários profissionais em areas diferentes aqui no fórum, ótimo para explorar! :smiley:

Como seria o exercicio com elásticos?

Eu tenho feito alguns exercicios basicos, como pular corda…corrida, corrida na ponta dos pés…e alguns exercicios para os braços, como flexões e um…que não sei o nome :smiley:
(você apoia os braços em um banco…com as costas virada pro banco, e eleva e abaixa o corpo…parece uma flexão inversa)

Nada disso, eu tenho feito muito “puxado” (menos pular corda…que fico bastante tempo fazendo! )

Existe alguma…“não indicação” para os exercicios que estou fazendo?
na prática não estou sentindo nenhum efeito negativo, só pelo contrário…

principalmente da parte de pular corda…minha resistencia aumento bastante

(tenho um pequeno problema…pois sou fumante, e tento compensar isso com exercicios físicos)

ps: minha resistencia é de igual pra igual…as vezes até melhor, que o pessoal do meu clube, mesmo eu sendo fumante.

Eu sou uma profissional em treinamento ainda hahaha

O elastico é mais ou menos assim:

Os beneficios são:

Aumento de força, tração, resistencia, equilibrio, coordenação…
E uma das maiores vantagens dele, é que o risco de lesão é menor (mas existe).

Você pode usar o elástico para simular os exercicios de academia ou os movimentos de um esporte (tênis de mesa no caso).
Você pode amarrar o elástico em seu pulso por exeplo, e repetir os movimentos que faz enquanto joga.
Para fazer os exercicios como na academia, tem uns exemplos aqui:

No meu caso, como já treino na academia no perioda da manhã, eu só uso pra fazer os movimentos de jogada mesmo. Os resultados podem ser percebidos em mais ou menos 1 mes e meio… 2 meses.

Até mais!

Otimo, Otimo!!

Brigado No-chan! :smiley:

vou atrás de um elástico, acredito que loja de esportes e afins deve ter né?

E aproveitando o tópico…

Tenho sentido leves dores no ombro (direito, o que jogo)
porém não é no mesmo movimento que uso no jogo, Se fizer o movimento de drive de Fh/Bh que acredito que seja o que mais força não sinto dor nenhuma…só quando levanto o braço alinhado com o corpo…
Então fiquei na duvida, se é causado por fadiga muscular (tanto que nem fui treinar ontem, com medo de piorar)
ou algo mais sério, e a dor não é muito intensa, só encomoda um pouco :slight_smile:

Acho que vou acabar indo em um médico semana que vem!

Estou começando a malhar agora, e tava querendo fazer uma serie totalmente voltada ao tenis de mesa… Porque eu queria treinar TM todos os dias da semana, porém eh impossivel…Ai nos dias que eu não treinar TM, eu faço os exercicios na academia(cerca de 3dias na semana).
Obrigado,
Se possivel espessificar bem as series :wink:

Não tenho conhecimento específico, mas o que posso te adiantar é que indo na academia, diga seu propósito.
Maioria das pessoas erra ao malhar pq faz exercícios sem planejamento, ou simplesmente só chegam lá e se exercitam por conta própria.

Tive a felicidade que na academia que cheguei, mesmo modesta e sem tanto recurso, o dono conhecia o esporte e o comentario dele ao dizer que praticava tenis de mesa foi “ah sim, vc não pode pegar muito pois precisa de flexibilidade e explosão”. Só foi alegria ne…rs…

Mesmo nao especificando exercícios, respondendo sua questão é que tente equilibrar exercícios aerobicos (corrida, bicicleta ergo, spinning) com malhação no “ferro” em poucas séries, tipo 3x10 ou 3x12. Ao menos é o que faço, e ao comentar com um atleta daqui do RJ formado em EF e com nosso atleta do CT formando em fisioterapia, ambos confirmaram que é bom esse procedimento.

[]´s

O problema eh q onde eu moro, quase ninguem conhece o esporte… E na minha academia ninguem conhece…Ai fica dificil de pedir para eles me ajudarem :S
Vc acha q eu deveria malhar com repetiçoes mais rapidas ou mais devagar?

Amigo,

Chega na tua academia e fala pro professor que você precisa ter flexibilidade e explosão muscular, o cara vai saber que exercícios te dar e a velocidades das séries.

Abraço.

acho que quem pratica o TM como esporte, deve somar uma parte física nos treinamentos, seja com corrida, polichinelo e ações do tipo aeróbicas, como mais específicas tipo pesos.

questão que devemos lembrar é que sentimos dores constantes se os exercícios estiverem sendo feito errados ou além da nossa capacidade de recepção, causando por exemplo as famosas tendinites.

na verdade, tudo é uma técnica que vamos aprendendo com o tempo, desde alongamento (antes e depois), exercícios de agilidade, ponta dos pés, etc.

algo que gostaria de dizer é que todos nós atletas (ou nem tanto) devemos procurar fazer um checkup de tempos em tempos, pois não podemos garantir com exatidão se nosso corpo está preparado para aquela carga de treino (qual for) etc.

o que vejo na maioria dos casos, isso para as academias e técnicos, é colocar o fulano no primeiro dia para treinar com o pessoal, sem ao menos saber de seu histórico médico, etc.

imagina se o cara cai duro? então um dos dois (academia/técnico) ou atleta devem ter essa preocupação.

Bom, agora eu posso dar alguma opinião sobre musculação pro TM.

1- Não existe receita de bolo pra musculação, é uma área em expansão e o que era verdade ou meia-verdade hoje, vira mentira amanhã.
2- Não existe uma série de exercícios que se não precise modificar, tudo vai depender de uma periodização, adaptação de diversos tipos (bioquimica, morfologica, funcional, entre outras).

Então, a primeira coisa que eu gostaria de saber de você:

  • quantos dias na semana você pretende malhar?
  • você tem as datas dos campeonatos que você pretende jogar? pelo menos a semana exata do campeonato?

De posse dessas informações, é possível direcionar sua musculação, de modo que você estará provavelmente em um sentido mais eficiente, porém não totalmente eficiente.

Regras consideradas básicas pelos autores modernos
(MUITO IMPORTANTE- MAS É POSSÍVEL QUE EM POUCO TEMPO TUDO ISSO SEJA DIRECIONADO PARA OUTRO SENTIDO)
Todas as informações abaixo vão variar de acordo com patologias, faixas etárias, sexo, e diversas outras variáveis.

1- Antes de fazer qualquer atividade física, incluindo musculação, faça um aquecimento geral. O que é aquecimento geral?
Caminhar na esteira entre 4 e 7 minutos em uma velocidade moderada para iniciantes e sedentários, em torno de 5 a 6km/h.
Correr na esteira entre 4 e 7 minutos em uma velocidade moderada, recomendado para não-sedentários, praticantes de atividade física 7 a 9km/h.
2- Alongar ou não? Eu já recomendei, mas atualmente não recomendo. Existe um grupo de pesquisadores que recomenda alongar antes forçando a melhora da flexibilidade, outro grupo que recomenda alongar com bastante cautela, sem forçar a flexibilidade, outro grupo recomenda não alongar, ou seja, não é regra geral.
Dica: experimente duas semanas alongar antes, duas semanas não alongar, duas semanas alongar de modo bem simplificado. Anote as datas e coloque de 0 a 10 como foi seu desempenho na musculação ou na atividade física, se você terminou com muitas dores, se teve dores no dia seguinte, use o maior número de variáveis.
Importante: nessas semanas de testes, tente fazer os mesmos exercícios para não influenciar tanto nessa comparação.
3- Aquecimento específico
Se você fez aquecimento geral, e alongou ou não (por qualquer motivo), chegou a hora do aquecimento específico.
Esse aquecimento é muito defendido na instituição onde estudo, e eu já vejo muitas pessoas fazendo. Quem já viu pessoas fisicamente fortes na academia pegando halteres de 1kg e fazendo determinado exercício bem rápido? Basicamente aquilo é aquecimento específico.
Aquecimento específico nada mais é do que realizar os movimentos que você vai fazer na musculação, mas com pouca carga ou até mesmo sem carga. Se você tem o exercício supino reto na sua série, e normalmente você usa 15kg de cada lado para fazer 6 repetições, experimente fazer 10 repetições sem nenhuma carga, com velocidade maior, usando somente a barra, isso no aquecimento específico. Faça o aquecimento, descanse 3 minutos e aí sim faça seu exercício com a carga estabelecida.
O aquecimento específico tem diversos objetivos, entre eles, lubrificação das articulações, aumento da irrigação sanguinea, batimentos cardíacos, temperatura local, entre outros.
Aquecimento específico para musculação: faça os movimentos parecidos, ou na própria maquina, mas sempre sem carga, com uma velocidade de execução maior.
Aquecimento específico para tênis de mesa: eu recomendo agachamentos livres com os pés bem afastados, pequenos deslocamentos, aumentando as freadas nesses deslocamentos progressivamente, e movimentar-se igual as situações de jogo, mas sem forçar essa movimentação.
Em resumo, aquecimento específico: TEST-DRIVE
4- Musculação ou Treino Tenis de Mesa
5- Alongamento
O alongamento feito após o treino tem menos adeptos contra, já o alongamento feito antes da atividade tem muitos adeptos contra. Minha opinião: alongue se o treino, ou a atividade, foi realmente cansativa, exigiu muito de você, mas uma dica importante dada por um fisioterapeuta que tratou meu quadril por 8 meses em 2008: sempre após realizar uma atividade, principalmente treinos de movimentação no tênis de mesa, caminhe por alguns minutos após o treino, e depois alongue. Essa caminhada segundo ele tem objetivos favoráveis para o alongamento, o corpo volta a calma, temperatura e fc baixam, fluxo sanguineo volta a circular proporcionalmente por todo o corpo, enquanto nos exercícios de tênis de mesa o sangue se concentra nos músculos mais utilizados.O mesmo ocorre na musculação. O fisioterapeuta também recomendou tomar duchas frias após a atividade.

Verdade sobre o alongamento:
segundo um professor de uma conferência que assisti em sp, ele disse que o treinamento de flexibilidade deve ser realizado em dias separados dos treinamentos, pois considera o alongamento propriamente dito um exercício físico bem elaborado, complexo e cansativo. Ele recomenda:
1- Aquecimento geral bem realizado
2- Treino de flexibilidade

Ou seja, ele considera treino de flexibilidade tão importante como treino de qualquer modalidade ou musculação, ou seja, ele acredita que não devemos dedicar apenas alguns minutos antes e depois das atividades para alongar, mas sim uma hora, 45 minutos, em dias diferentes, pois através de pesquisas feitas por ele, o alongamento voltado para treino de flexibilidade diminui a força muscular durante algumas horas.

Gaho, recentemente, montei juntamente com ajuda de profissionais formados em ed. fisica e estudante de medicina, um questionário de história da saúde, e agora nós estamos aplicando ele no clube. Todos os atletas terão que responder, e além desse questionário, nós também entregamos uma cópia do PAR-Q.

Segue link do PAR-Q: http://www.cdof.com.br/avalia2.htm

Acredito que ainda temos muito para melhorar, em todos os quesitos, mas pedir que os alunos preencham questionários falando sobre sua saúde e seus objetivos com o tênis de mesa é um começo para tornar o clube um ambiente mais profissional. Baseado nas respostas, nós estudaremos as patologias, as operações recentes, os problemas articulares, e tentaremos elaborar treinos e adaptações eficazes durante as aulas.

Nada do que eu disse acima é 100% verdade, mas sim um direcionamento. Embora o texto aparentemente tenha ficado longo, eu acabei falando de muita coisa em pouco espaço. Pra quem quiser saber mais e quiser estudar, posso dar um direcionamento, me envie um e-mail ([email protected]) e eu posso tentar ajudar.

Olá.

Eu vou falar apenas do treinamento que eu faço na academia. Na minha opinião está sendo eficaz.
Eu treino de 4 a 5 vezes por semana. Começo com uma caminhada de 15 minutos. Não alongo antes do treino. Faço séries com mais repetições (de 15 a 20 dependendo do aparelho) e não faço muito devagar, e os que tem mais repetições eu faço com um pouco de menos peso.
Nos aparelhos eu altero com corridas de 2 minutos a cada 2 séries. Ex: uma série de 20 supinos (que eu faço com alteres e não barra) ai vou para o peckdeck e faço mais 20, então corro 2 minutos (não trote) e volto ao supino… Até completar 3 vezes isso. A maioria dos exercícios são voltados para a parte dos ombros, mas em geral trabalho os braços como um todo.
Quando passo para as pernas, utilizo mais peso e menos repetições e também não corro. Um exercício importante é o agachamento (como tenho um probleminha na lombar eu não faço, mas faço o legpress, que não vai ser a mesma coisa, mas ajuda).
Depois eu faço abdominais e caminho mais 10 minutos, então alongo.
Não costumo sentir muitas dores, quando sinto, geralmente é aquela mais a noite, mas quando acordo no outro dia já estou bem.
Semana antes de campeonato eu só vou 3 vezes na academia.

Até mais.