Algumas Dúvidas

Bom… quando eu era mais novo cheguei a treinar tênis de mesa, não com um nível muito alto, estou pensando seriamente em voltar a treinar mas me surgiram algumas dúvidas.

Primeiro embora quando treinava fiz a mudança de empunhadura mesmo sem saber a diferença entre caneta japones e chines, mais por influencia de outros que treinavam junto comigo, mas que aparentemente fez meu jogo evoluir bastante.

Eu jogava caneta japonesa (pelo que eu entendi quando os dedos na parte de trás ficam separados) e passei a caneta japonesa (dedos juntos, e pelo menos do jeito que eu empunho, só o dedo do meio fica em contato efetivo com a parte de trás).

Meu jogo de fato evoluiu bastante e eu tinha um backhand de ótimo nível (no mesmo nivel do forehand)

No entanto eu jogava com uma raquete caneta japonesa (Yasaka Aries). Sempre gostei da raquete mas pelo que vocês conhecem de experiência de outros jogadores, é normal acontecer isso ? Provavelmente ganharia mais se utilizasse uma raquete caneta japonesa ?

O formato da raquete tem relação com o estilo de jogo, a quadrada potencializa golpes de fore(independente da empunhadura), sendo indicada para jogo fora da mesa.

A caneta japonesa mais redonda, possui mais área de contato e facilita bloqueios(é usada por jogadores de pino curto ou all round´s), é muito semelhante a caneta chinesa tradicional(faixa de uso)mas possui o cabo(cortiça) mais ergométrico.

A caneta chinesa é a maior de todas, com cabo simples e usada para jogo próximo a mesa, possuindo bordas regulares, favorecendo contatos rápidos em toda sua circunferência.

O apoio dos dedos não é regra, deve se buscar conforto e qualidde na pegada, favorecendo golpes de fore, back e choto.

A caneta chinesa permite maior apoio do dedo indicador(tipo de cabo), já a caneta chinesa pede maior apoio do polegar, os dedos restantes devem posicionar-se de forma semi-fletida e natural, preferencialmente tocando com as pontas para maior sensibilidade.

Obviamente posso ignorar tudo isto e usar o formato que achar mais legal etc…

https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=5331&sid=8f586be37ec647906f015eec2d7436b4