Alguém se identifica como ruim de treino? Como resolver?

Alguém aqui se identifica como ruim de treino? Você vai treinar com a dupla, mas erra muitas coisas, não consegue manter a constância, fica até se sentido mal por não dar treino para o colega… Só que, na hora da partida, você consegue ir normalmente.

Eu sou o contrário, sou ótimo no treino, pareço um robô de tão constante,
Mas no jogo desanda tudo.

2 Curtidas

Erro muito, até percebo que alguns colegas ficam chateados. Não é má vontade minha…

Boa noite, com o prazer de ver algo sobre treino por aqui hahahahahahahah.

Seria muita ousadia da minha parte sequer tentar jogar “diagnósticos” para cima, mas treino muito mais que jogo (por escolha e prazer) há muitos anos, e isso já me permitiu viver e ver muita coisa, nos mais diversos os níveis (que não seja o meu medíocre hahahahaah). Então, tive a oportunidade de conhecer jogadores com todo tipo de relação, problemas e soluções com o treino.

Eu mesmo estou mais próximo ao que o @nakata relata do que em relação ao seu relato. E isso já me rendeu oportunidade de treinar com muita gente muito melhor que eu. Claro, isso não quer dizer que sou um atleta excepcional, mas considerando o que posso dedicar e oferecer, muitas vezes consigo oferecer algo em um nível superior ao meu em termos de treino. Mas claro que não é assim todos os dias, e principalmente quando treino com parceiros sólidos, não é muito incomum que isso aconteça.

De qualquer forma, mesmo não sabendo o que te acontece, posso imaginar que a potencial reação comumente “tóxica” (perfil mesatenista babaca médio) que você recebe de volta não exatamente ajuda hahahhahhahaha. Pior que isso: infelizmente, não há o que se possa fazer em relação a eles. O que posso te dizer é que os melhores jogadores com quem já treinei (alguns realmente grandes jogadores) não têm essa atitude, até porque só tem a atrapalhar o treino deles próprios. Até se entenderia caso houvesse má vontade da sua parte, mas o fato de você procurar qualquer ajuda já diz o suficiente a este respeito.

Mas em relação a você, independente do que aconteça, antes de qualquer coisa: não se importe com a reação deles, pois só vai piorar o que você sente e te deixar mais tenso, te fazendo desempenhar pior. Até fisicamente falando, isso te deixa mais “duro” ou contraído, ficando mais difícil controlar a bola. E aí começa o ciclo vicioso de errar, ficar mal por isso, e errar mais por isso. Inclusive, um objetivo do treino para você pode ser exatamente esse autocontrole, até já foi central para mim. Sempre tenha em mente pensar no que vai fazer na sequência ao invés de focar exageradamente no erro, e mantenha o corpo alerta, mas relaxado (ainda uma deficiência minha). Claro, se importe em corrigir os erros e às vezes até extravasar controladamente a frustração, mas seja mais positivo para evitar aquele ciclo vicioso. E haverá dias em que nada disso ou outra coisa vai resolver, mas nunca deixe de tentar, e então no final do treino, fique com a consciência tranquila. E não esqueça que o treino é o lugar de aprender mesmo, então o erro faz parte, apenas nunca deixe de buscar soluções.

Boa sorte e vai dizendo se consegue se sentir melhor.

Abraços!!!

1 Curtida

Bom dia Will,

ruim de treino é a pessoa que falta muito e não avisa ao parceiro, reclama o tempo todo mas não se interessa em lançar ou bloquear a bola direito para o parceiro, faz cara de “c…” mesmo quando o parceiro está se esforçando para fazer o melhor,…

O nível técnico dos jogadores é diferente e, se essa diferença for muito grande, o treino pode não ser proveitoso para o atleta de maior nível. Mas, se lembre que será culpa dele também se ele não souber aproveitar os pontos fortes do parceiro de treino.

Faça treinos específicos para desenvolver o controle de bola que o seu desempenho nos treinos posteriores vai melhorar muito.

Abraço,

1 Curtida

Você tem muita experiência no que diz mesmo! Foi em cheio na questão do corpo travado, me sinto exatamente assim. Mas as dicas do professor tem sido muito importantes e estou sentindo que aos poucos estão destravando…

Boa noite @Will,

Que maneira polida de dizer que eu estou velho. E o pior é que meu joelho nem me deixou tentar tirar a sua razão hahahahahahahahahah.

Mas que bom saber que te ajudou em algo. E realmente, o que vc descreveu é tão comum que nem precisa de tanta experiência, inclusive pq muitos de nós já vivemos isso. O problema é que muitas vezes as pessoas não conectam uma coisa à outra e, ou procuram soluções mirabolantes ou, pior, acabam desanimando mesmo. Portanto, se vc mantiver essa calma e não se afetar com os complexos alheios (que vc não pode controlar), já dá um grande passo para evoluir o seu rendimento no treino. Não significa que isso por si só vai resolver, mas que sem isso, o resto (técnica) não vai funcionar, e então o treino vai ser apenas uma fonte de frustração, quando era para ser o contrário.

Divirta-se e não deixe os idiotas e suas misérias se colocarem no caminho disso!

Abraços!!!

1 Curtida

Eu me identifico, mas ao contrário, nos treinos é impressionante como os drives são lindos, movimentação ótima, poucos erros, etc.
Mas na hora do jogo as coisas ficam ruins, fico muito inseguro em dar drives, acabo apenas passando as bolas e com isso acontecem muitos erros, creio que se trata mais de uma fator psicológico/emocional do que técnico.

1 Curtida

Nos treinos precisamos focar bastante na técnica, daí prestamos tanta atenção em detalhes que acaba sendo difícil de executar o objetivo, também tem a limitação do alvo, que em treinos geralmente é fixo. Já na partida temos um pouco mais de liberdade, porque o objetivo é claro (ganhar a partida independentemente da técnica), deixamos de pensar tão racionalmente nos movimentos e passamos a agir um pouco mais instintivamente. Na minha opinião é algo inevitável para a evolução, pois o treino é um lugar para praticar aquilo que te deixa desconfortável, para que se torne mais natural, já a partida é um local de competição, sem muito espaço para erros…

No meu caso é o que tenho observado, pois também me sinto melhor jogando do que treinando. :sweat_smile:

1 Curtida

E isso suscita algo interessante, que infelizmente ainda é um tabu, um pouco por conta do histórico de formação técnica dos treinadores, e um pouco por teimosia ou por efeito YouTube dos atletas (achar que vai reproduzir a mesma qualidade do que vê no YouTube), acaba sendo uma fonte de frustração comum.

A verdade é que na maioria das vezes não somos incentivados e/ou não nos permitimos “abraçar o caos” no treino. Isso chega ao ponto de parceiros de treino interromperem um ponto em andamento por qualquer desvio do programa do exercício. Não há motivos para não haver liberdade no treino, mesmo em exercícios regulares. Claro que os exercícios regulares são regulares por um motivo, e devem ter este foco, mas a interrupção frente à irregularidade só causa dano.

E mais do que isso, para quem se pergunta sobre as diferenças de exercícios de treinamento de alto rendimento para um amador, este tópico, se não é o mais importante, vem em seguida. Nós TODOS fazemos os mesmos exercícios, mas no fim são as irregularidades (e principalmente a reação a elas) que fazem a diferença. Portanto, sem a famigerada “positividade tóxica”, é importante entender o desvio dos planos como uma oportunidade de reagir a ele. Esse é provavelmente o treino mais importante que existe: se vc consegue ler o que está acontecendo, antecipar o quanto seja possível e se preparar, o jogo muda para vc. Parece que vc ganha uns 3 dias úteis para bater na bola hahahahahahaha. Mas isso não é fácil, por isso o treino tb exige muita concentração.

Abraços!!!

1 Curtida

Comigo sempre aconteceu o contrário! No treino sempre fui muito bem, porém, no JOGO…