Alguém que entende do assunto pode me ajudar?

Eu voltei a jogar a pouco tempo voltei a jogar de um estilo diferente que eu jogava, estou treinando caneteiro de pino longo OX para bloquear perto da mesa e as vezes atacar quando a bola subir um pouco e uma borracha para sacar mas é dificil jogar desse forma pq não conheço ninguém que conheça muito bem esse estilo de jogo para me instruir, sei que eu aprendendo a jogar ficara um jogo eficiente pq onde eu treinava antigamente tinha um cara chamado André coelho aki no RJ que jogava muito bem desse jeito e era bem dificil ganhar ele mas não tenho contato mais com ele, então queria perguntar aos amigos aki se tem alguém que ja jogou ou conhece alguém que joga dessa forma para poder me dar umas dicas de como jogar razoavelvemente bem pelo menos? E outra qual seria o melhor pino OX para eu jogar nessa forma, o André jogava com uma feint da baty?

Eu conheço alguns jogadores que jogam com pino OX (sem esponja) e são muito eficientes. Porém, tais jogadores usam raquete classineta, com o pino de um lado e borracha lisa do outro, girando constantemente para “atrapalhar” o adversário, e usando sempre a borracha lisa para atacar.
Agora, jogar SOMENTE com pino OX eu não recomendo e nem conheço ninguém que jogue assim, nem mesmo aqueles senhores super veteranos. Primeiro porque o jogo fica muito limitado, ou seja, não há muito o que fazer para atacar. Segundo porque o jogo fica lento, e com bola lenta um bom atacante adversário pode escolher vários tipos de ataque. Você teria mais desvantagens do que vantagens.
Quanto ao pino eu também recomendaria o Feint OX.

.

[quote=“Nakata” post=101445]Eu conheço alguns jogadores que jogam com pino OX (sem esponja) e são muito eficientes. Porém, tais jogadores usam raquete classineta, com o pino de um lado e borracha lisa do outro, girando constantemente para “atrapalhar” o adversário, e usando sempre a borracha lisa para atacar.
Agora, jogar SOMENTE com pino OX eu não recomendo e nem conheço ninguém que jogue assim, nem mesmo aqueles senhores super veteranos. Primeiro porque o jogo fica muito limitado, ou seja, não há muito o que fazer para atacar. Segundo porque o jogo fica lento, e com bola lenta um bom atacante adversário pode escolher vários tipos de ataque. Você teria mais desvantagens do que vantagens.
Quanto ao pino eu também recomendaria o Feint OX.[/quote]

Bom eu acho q vc é do RJ tb não tenho certeza e não sei se vc conheceu o André Coelho(que era o pinorongo aqui do site) que mora ou morava em Campos mas ele jogava muito bem assim cozinhando o jogo e bloqueando e usava a a borracha do outro lado só para sacar.

Apareça no Nikkei, que fica no Cosme Velho.
O Hiro Kubo utiliza MUITO BEM, inclusive girando uma raquete caneta japonesa. Usa lisa em um dos lados. FERA!

Eu uso o Dawei 388-D1 (e agora também um 0x), também com lisa em um dos lados. Uso o pino para recepção de saques e algumas trocas de bola. Ainda estou aprendendo a usá-lo. Não faço como o Kubo ainda, colocando no FH. Tentarei isso amanhã (hoje)!

Se você quer utilizar somente pino, eu recomendaria um pino curto, de ataque, em um lado e um longo no outro, possivelmente com uma raquete classineta ou rotor para facilitar o giro.

Uma coisa é certa, muita gente fica irritada com o tal do pino longo. Eu mesmo sofro contra pois lá na Hebraica há pessoas que usam e parece que o cérebro detecta mas o corpo não reage na mesma velocidade. Depois que já perdeu o ponto é que a ficha cai.
Contra o Kubo, que gira a raquete então, levei um 3-5-2 lindo! Ele é muuuuito melhor que eu, já fiquei feliz em chegar a 5! O danado segura a raquete embaixo da mesa na hora da recepção… já intriga o sacador!

Esta foi a melhor explicação que eu já li sobre o que acontece com quem joga contra pino longo… :lol:

No youtube você pode encontrar vídeos da Zhou Xintong. Ela utiliza caneta chinesa e executa muito bem drives e bloqueios com pino longo!

Diversos clubes espalhados pelo Brasil tem um kra num estilo parecido. A maioria adiciona no lado reverso uma borracha.
No Itaim, um símbolo desse estilo é o Paulão (Paulo Hirano - uOOOsSHaaA - Pega Essa!) que joga faz décadas nesse estilo, rs.

Nos anos 90, havia um lendário jogador em Santos chamado Kelder Ochogavia (acertei o sobrenome?). Ele jogava de redonda sem adicionar borracha atrás. Jogava mto, em nível nacional nas categorias de base.

A minha dica de aprendizado nesse estilo é jogar bastante partidas e c/ o maior número de adversários diferentes possíveis. Além disso, experimentar mto sem preconceito (Dane-se o q os outros falarem sobre comparar a mecânica do movimento do pineiro X as técnicas ortodoxas desenvolvidas c/ borracha. Não dá p/ obter resultados idênticos, c/ movimentos idênticos, c/ esses materiais tão antagônicos entre si). Por fim, frequentar os campeonatos e absorver ao observar e ao conversar c/ os pineiros, e assistir Youtube procurando por palavras chave que façam sentido.