Ajudem um newbie!

Pessoal bom dia.
Sou novo no fórum e eu e meu filho começamos a treinar Tenis de Mesa há uns 2 meses.

Queria a opinião de vocês sobre algumas dúvidas que tenho. Para não ficar abrindo muitos tópicos, resolvi colocar todas as perguntas aqui mesmo.

1. O que vocês recomendam em se tratando de raquete para começarmos. Compramos um Kit da Butterfly (o do site abaixo) mas achei o cabo da raquete um pouco curto pois jogamos clássico. Das raquetes mostradas no site abaixo, Qual vcs recomendariam e elas são boas?

2. Vale a pena comprar essas raquetes prontas? Porque eu achei muito complicado colar a borracha, nunca fizemos isso e tenho medo de estragar a raquete.

3. Aqui na Alemanha vende muita DONIC. Essa marca é boa? Temos duas DONIC Waldner 700 mas acho ela um pouco pesada e lenta.

http://www.karstadt.de/kategorieAnzeigen.do?pfad=2973+871591&kid=871596

Muito obrigado pela ajuda e desculpe as perguntas básicas. Não dá para perguntar isso aqui não. Meu Alemão não está nesse nível ainda hehehehehe.

Vlw!

Olá Panzer. Vou fazer alguns comentários e espero que suas dúvidas se dissipem. Vale lembrar que isso que eu vou escrever é apenas a minha opinião e não a verdade suprema.
Eu acho que não vale a pena comprar raquetes montadas. O comportamento delas é muito diferente de raquetes que você cola a borracha separadamente. E se você pretende jogar TM num nível competitivo, ou melhor, se você pretende jogar para vencer seus adversários daqui p/ frente, inevitavelmente você terá que adquirir madeira e borrachas separadamente. E é melhor já começar com um material mais profissional do que com essas raquetes que vendem montadas. Conforme seu jogo evoluir, você pode optar por borrachas mais grossas ou mais velozes, no caso de ser atacante.
Quanto a ser complicado colar a borracha, você pode pedir p/ o vendedor colar. Todas as lojas de TM no Japão lhe oferecem esse serviço, e penso que na Alemanha não deve ser diferente. Se não for possível, peça p/ alguém do seu clube que tenha mais experiência colar p/ você. Ah sim, eu já ia esquecendo desse detalhe. Uma das coisas mais importantes p/ quem quer aprender a jogar TM é ingressar em um clube de TM o mais cedo possível. Lá você pega dicas e pode observar diversos estilos p/ criar o seu.
Mas o tópico é sobre material, foi isso que você perguntou. Então voltemos a eles.
A marca Donic é alemã, você deve saber disto, logo é normal que se encontre muito material Donic por aí. E a marca é ótima, diversos jogadores de nível mundial utilizam Donic. Eu não conheço a raquete que você citou, mas ser lenta é quase uma obrigação p/ quem está aprendendo a jogar. Ou melhor, se for escolher uma madeira dê preferência p/ as que vem especificadas como “Allround”, e que seja feita somente de madeira. Nada de aluminium , titanium, carbon fiber, arylate, essas coisas que ficam misturadas com a madeira. No caso de borrachas escolha modelos que não sejam muito velozes (Bryce ou Desto F1, nem pensar!) e que sejam de espessura média. 1.8mm é o ideal. Como você citou Donic eu poderia lhe indicar uma combinação de iniciante, por ex. Madeira Appelgren Allplay e 2 borrachas Desto F3, de espessura 1.8mm. Com uma combinação dessa você pode desenvolver seu jogo sem dificuldades. Quando você chegar num estágio que precise de mais velocidade, pode aumentar p/ a próxima espessura disponível ou trocar p/ uma borracha mais veloz e manter a mesma espessura. O importante é não pular etapas, por ex, assim que aprender a dar drives com consistência querer trocar p/ 2 Desto F1 MAX. Aí tudo que você aprendeu vai p/ lata de lixo.
Resumindo, é mais ou menos or aí. Lembrando novamente que entrar num clube de TM é quase obrigação se você quiser desenvolver seu jogo. Mas não se deixar influenciar no sentido de pular etapas é igualmente importante. []'s!

Nakata.
MUITO OBRIGADO

Seus esclarecimentos vão me ajudar muito!!!
Eu não sabia que a DONIC era Alemã, apesar de eu suspeitar disso.

Estamos procurando um clube (aqui eles chamam de time) por enquanto estamos treinando com amigos mas que não são filiados.

Cara muito obrigado mesmo pelas dicas e vou continuar aqui no fórum pertubando vocês com perguntas.

VALEU!!!

olá

apesar do Nakata já ter explicado quase tudo, vou me meter na conversa.
eu acho q no início, principalmente até começar a treinar em algum clube, uma boa raquete montada já é o suficiente. Até ter um pouco de técnica estes materiais de primeira são mais difíceis de controlar. Imagino algo parecido com andar de lambretinha e querer aprender a andar com moto de competição.
um abraço

p.s. o que um brasileiro do interior de São Paulo faz por aí? Fiquei curioso…

Só para complementar: as borrachas depois de um tempo ficam gastas, então vc vai precisar trocá-las quando perder o efeito (eu por exemplo troco pelo menos uma vez por ano, mas depende da durabilidade da borracha e da frequecia de treinamentos). Já a raquete (madeira) vc pode usar para sempre, normalmente vc só vai trocar se quiser alguma diferente.

[quote=“isaovet”:j9jzgmyz]olá

p.s. o que um brasileiro do interior de São Paulo faz por aí? Fiquei curioso…[/quote]

Trabalho aqui.

Pessoal vou seguir as dicas de vcs. Vou continuar com a minha raquete por mais alguns meses até aprender a jogar melhor. E depois vou pegar uma raquete melhor com borrachas.

Valeu!!!

Olá Panzer e pessoal do Fórum.
Sou novo no fórum e novo tambem neste esporte. Sempre joguei mas sem compromisso.
Hj quero treinar mais a sério e ter um material adequado.
Tambem moro aqui na Alemanha e não encontro muita opção de raquete por aqui.
Quero comprar uma raquete pronta pois ainda não achei um lugar para q coloquem as borrachas para mim, e tbm não tenho ainda um conhecimento para tal, então estou na dúvida entre a Butterfly (Timo boll platin+) e uma da STIGA (Core http://www.design-objekt.de/catalog/pro … ore-p-1454 ) ou uma STIGA (Kevtech)
Jogo no estilo CLASSICO ofensivo.

Obrigado,
Gil

[quote=“gil29”:2athfdx8]Hj quero treinar mais a sério e ter um material adequado.
Tambem moro aqui na Alemanha e não encontro muita opção de raquete por aqui.[/quote]
Como vc diz que pretende treinar um pouco mais a sério, provavelmente vc está pensando em algum clube por perto, ou pelo menos algum parceiro próximo. Sendo assim, acredito que em alguma das opções vc encontre alguém para fazer a montagem de uma raquete para vc. Sinceramente, hoje em dia, acho que não vale mais a pena comprar uma raquete montada para quem quer começar a treinar mais seriamente.
Neste caso, recomendo que vc pesquise lojas virtuais por aí, se é que vcs tb não têm lojas físicas como aqui. Uma recomendação possível da minha parte é a madeira Donic Waldner Dicon e duas borrachas Donic Desto F3. Ambas são das linhas mais baratas da Donic e são ótimos materiais, principalmente para iniciantes. Nem vou me atrever a te recomendar nada em questão de raquetes montadas, primeiro pq discordo como disse acima e depois pq realmente estou muito por fora deste mercado, ainda mais do que é comercializado por aí.
Espero ter ajudado.

Abraços!!!

Oi Alcir…
sim, vou começar a treinar em um clube aqui perto de casa com um amigo.
Vou seguir a sua opinião sim, mas antes vou comprar uma montada mais barata só para poder começar a jogar até procurar o material para a montagem.
Agora Alcir, se você pudesse indicar um material de ponta mesmo,primeira linha, profissional mesmo, qual seria a sua opção para a raquete e borrachas, levando em conta q uso muito spin, pois já treinei para competir em tenis e no tenis agente usa muito o spin.

Obrigado pela sua ajuda,
abs

[quote=“gil29”:2hes47y5]Oi Alcir…
sim, vou começar a treinar em um clube aqui perto de casa com um amigo.
Vou seguir a sua opinião sim, mas antes vou comprar uma montada mais barata só para poder começar a jogar até procurar o material para a montagem.
Agora Alcir, se você pudesse indicar um material de ponta mesmo,primeira linha, profissional mesmo, qual seria a sua opção para a raquete e borrachas, levando em conta q uso muito spin, pois já treinei para competir em tenis e no tenis agente usa muito o spin.

Obrigado pela sua ajuda,
abs[/quote]
Se vc realmente quer comprar uma raquete montada, a Stiga que vc apresentou parece ser boa para o que vc deseja, mas eu realmente não tenho nenhum conhecimento a respeito dela.
Cara, acredite, não dá para te recomendar absolutamente nada com base no seu estilo no tênis. São esportes totalmente diferentes, apesar de não parecer. Comece a praticar e vc vai perceber melhor os detalhes. A partir de então podemos te ajudar melhor.
Se divirta muito durante o processo!!!

Abraços!!!

Entendo Alcir.
Acho q é melhor eu começar a treinar mesmo para dae perceber quais vão ser as minhas necessidades.
Tenho lido bastante este forum e percebido que o buraco é mais embaixo, ou seja, existem vários tipos de combinações para se montar uma raquete. Achei perto de casa uma loja que eles montam as raquetes.
Obrigado mesmo assim,
abs

[quote=“gil29”:1x8ar1w7]Entendo Alcir.
Acho q é melhor eu começar a treinar mesmo para dae perceber quais vão ser as minhas necessidades.
Tenho lido bastante este forum e percebido que o buraco é mais embaixo, ou seja, existem vários tipos de combinações para se montar uma raquete. Achei perto de casa uma loja que eles montam as raquetes.
Obrigado mesmo assim,
abs[/quote]
Este é o caminho gil29. E conte com a nossa ajuda conforme vc for evoluindo no esporte.
Que bom tb que vc achou uma loja por aí que pode te dar este apoio.

Abraços!!!