Ajuda!

Bom, treino a 5 meses, e decidi comprar uma raquete.
Eu jogo Caneteira.
Porém, vi que vários profissionais, que são caneteira, usam raquete de clássico.

Eu nunca vi problemas em usar raquete de clássico.

Queria saber se realmente uma raquete Caneteira seria melhor, e qual seria uma boa custo x beneficio. Gosto mais de atacar, mas quando é necessário fico mais na defesa.

Não sou viciado em efeito, uso pouco, mais pra sacar só. Mas seria interessante uma raquete com um bom efeito também.

Acho que prefiro uma raquete melhor pra defender, mas que seja boa pra atacar também, e tenha um efeito legal.
O que mais me interessa deve ser o Controle.

[quote=“jeff009”:2flf0vws]
Eu jogo Caneteira.
Porém, vi que vários profissionais, que são caneteira, usam raquete de clássico.[/quote]

hã ???

eu acho que vc viu algum profissional jogando classineta meu caro, a madeira é diferente das clássicas!!!

dá uma pesquisa graúda no fórum que tu encontra grandes respostas as suas perguntas…

Abraço

[quote=“KimTaekSooTT”:10g8l0dc][quote=“jeff009”:10g8l0dc]
Eu jogo Caneteira.
Porém, vi que vários profissionais, que são caneteira, usam raquete de clássico.[/quote]

hã ???

eu acho que vc viu algum profissional jogando classineta meu caro, a madeira é diferente das clássicas!!!

dá uma pesquisa graúda no fórum que tu encontra grandes respostas as suas perguntas…

Abraço[/quote]

Wang Liqin é um exemplo do que eu quis dizer.
Ele é caneteira, não é? Mas usa raquete clássica.

[quote=“jeff009”:3fm07f04]
Wang Liqin é um exemplo do que eu quis dizer.
Ele é caneteira, não é? Mas usa raquete clássica.[/quote]

se Wang Liqin é caneteiro o Kim Taek Soo é defensivo…! E não é caneteira, é caneteiro!!!

O home é classico ta aí a foto da criança!

wang liquin caneteiro foi uma das piores que eu ja li…rsrsrs

[quote=“jeff009”:22gjcm70]Bom, treino a 5 meses, e decidi comprar uma raquete.
Eu jogo Caneteira.
Porém, vi que vários profissionais, que são caneteira, usam raquete de clássico.

Eu nunca vi problemas em usar raquete de clássico.

Queria saber se realmente uma raquete Caneteira seria melhor, e qual seria uma boa custo x beneficio. Gosto mais de atacar, mas quando é necessário fico mais na defesa.

Não sou viciado em efeito, uso pouco, mais pra sacar só. Mas seria interessante uma raquete com um bom efeito também.

Acho que prefiro uma raquete melhor pra defender, mas que seja boa pra atacar também, e tenha um efeito legal.
O que mais me interessa deve ser o Controle.[/quote]

Jeff, se vc é caneteiro (segura a raquete com os dedos como se estivesse segurando uma caneta) precisa de uma raquete caneta (procure por Ryu Seung Min, Ma Lin, Kim Taek Soo e Liu Guoliang no Youtube.

Se vc segura a raquete como se estivesse apertando a mão de alguém, vc é classista (ou clássico) e precisa de uma raquete classica. (procure no youtube por Wang Liqin, Waldner, Timo Boll, Sansonov, Kong Linghui)

Existem raquetes caneta que se assemelham a raquetes clássicas, mas possuem o cabo menor e são mais ovais. São as canetas chinesas e classinetas. (veja a raquete do Ma Lin, Wang Hao, Jiang Jialiang no youtube)

Existem raquetes canetas quadradas, com cabo geralmente de cortiça/rolha. São as canetas japonesas. (veja Kim Taek Soo, Yoo Nam Kyu e Ryu Seung Min no youtube)

Nenhum jogador clássico profissional usa raquete caneta ou vice-versa. Para brincar qualquer raquete serve. Para treinar é preciso uma raquete adequada ao seu estilo.

Efeito é um recurso extremamente importante no tênis de mesa. Se vc só o usa no saque provavelmente precisa aprender as diversas formas de usa-la ao longo do jogo. Não se troca 2 bolas sem que haja algum tipo de efeito envolvido, voluntaria ou involuntariamente.

Quanto a escolha da raquete, não existe uma raquete boa para tudo. Existem raquetes adequadas para ataque (OFFENSIVE), raquetes adequadas para defesa (DEFFENSIVE) e as raquetes que fazem bem as duas coisas, mas em menor intensidade (ALLROUND).

Escolhendo uma boa raquete, é preciso escolher a borracha, que segue mais ou menos a mesma gradação das raquetes. Existem borrachas de pino externo (baixo e alto) e borrachas lisas (pinos internos).

Borrachas de pino alto são defensivas, dando pouca possibilidade de efeitos e velocidades necessárias para jogadas de ataque. Pinos baixos são, via de regra, para ataque. Por ser dificil fazer jogadas com efeito para cima, como o drive, é usado para atacantes e bloqueadores que gostam de usar mais batidas que efeitos. As borrachas lisas são mais versáteis, podendo ser usadas de inúmeras maneiras, de acordo com suas especificações.

Vc pode escolher as borrachas com base no efeito (SPIN), Velocidade (SPEED), espessura (THICKNESS), cor e densidade (DEGREES). Veja aqui no site os tipos de borracha para aprender, pelo menos.

Uma raquete clássica necessariamente precisa de duas borrachas (ver raquete do Wang Liqin), uma raquete caneta não (ver raquete Ryu Seung Min e Kai Yoshida no youtube). Alguns jogadores canetas golpeiam com as costas da raquete (procure por Wang Hao no youtube)

Espero ter ajudado

Abrax

Grannnde resposta, Paulones.
Vc é um dos que engrandecem esse fórum e me fazem continuar postando aqui. Admiro sua paciência conosco, os pangarés e iniciantes. Valeu, cumpade.

Glaucão, eu me incluo no grupo dos pangarés! PANGARÉ MASTER!

Obrigado e Abrax!

Mudaram os critérios? Há pouco precisava ser ofensa direta, agora se apagam até as abstrações de um sujeito indefinido (“ainda bem que nenhum…”). Por isso que disse, depende do moderador que se antecipar.

Poderiam ao menos ter deixado a parte da música que pus: “Eu sou pangaré, com muito orgulho e muito amooor” e os parabéns ao paulones.