Ajuda

Bom, primeiramente devo dizer que treino TT há pouco mais de um ano (faço 17 anos em dezembro), e venho lendo o fórum há um tempo. Uso madeira revolt, com sinus no forehand e rapid soft no backhand, e sou muito defensivo e pouco ofensivo. Eis o meu problema. Meus drives até saem bem feitos, mas nunca ‘finalizam’ um ponto. Tenho ‘me observado’ jogando, e 75% dos pontos que eu consigo numa partida vêm dos erros do adversário e dos meus bloqueios (o adversário corta sem esperar que a bola volte e acaba sendo surpreendido). De qualquer forma, acho que esse tipo de comportamento no jogo nao tem dado resultados (percebo isso em torneios abertos), apesar de eu treinar há pouco tempo e jogar numa categoria em que todos jogam há muito mais tempo que eu. Gostaria de saber se alguem tem um problema parecido, ou sabe como contornar essa situação (como ter mais auto-confiança pra cortar mais durante a partida).

Ps: minha empunhadura é clássica.
Ps²: li citações sobre a clínica fran TT…vcs vão? Eu treino lá e talvez vá também (nas férias).

auto confiança? isso tu adquire mecanizando o movimento, deixando ele natural, seria treinar…

Bernardo, vc precisa ter raiva, sabe? Ódio! Sangue no olho!!! rsrsrsr

To brincando!

Amigo, eu sou o seu oposto. Não consigo trocar muitas bolas e tento fechar a maioria dos pontos nas primeiras jogadas.

Vc precisa entender, primeiro, que estilo de jogo vc possui ou adotará. Não dá para o Mahatma Gandhi virar o Bruce Lee da noite pro dia. Assim como um bloqueador não vira o Kim Taek Soo da noite pro dia. Tem toda uma questão de estilo de jogo, adaptação, características pessoais (e isso influi muito). Se vc for uma pessoa calma, tranquila, pacífica, fica dificil querer furar o oponente no meio com um drive! :lol:

Porém, pensando em te ajudar a melhorar seus ataques de finalização, comece a treinar mais jogadas de finalização e menos sequências.

Treinos de ataque com finalização de 3a e 5a bola, alternando saques com backspin (precisa puxar mais no drive para sair, treino de “push and kill”) e saques rápidos com topspin (precisa puxar menos).

Alterne com seu oponente um período de devoluções no forehand e outro no backhand, um período de devoluções curtas (treino de harao/bola de preparação) e outro de devoluções longas.

Treine bloqueios ativos: seu oponente começa atacando e vc o força a se deslocar ou diminuir a força de seu ataque de modo que vc possa contra-atacar com mais facilidade…

Tem muita coisa que pode ser feita. Outra coisa muito importante é assistir a vídeos de jogadores que reconhecidamente jogam de forma mais agressiva: Jean Philippe Gatien, Joerg Rosskopf, Werner Schlager, Kreanga, o próprio Timo Boll ataca bastante.

Para mim, assistir um vídeo do Kim Taek Soo já me dá vontade de dar drive até em mosca.

Espero que tenha ajudado.

Abrax

PS: ouça muito Mettalica no começo de carreira e o CD Smash do Offspring. Pode ajudar…