Ajuda: Raquete leve ou pesada?

Talvez, eu esteja enganado, mas, não vi tópico à respeito do assunto.

Quais são as características entre uma raquete leve e pesada?

O que vc ganha em termos de beneficio no seu jogo, utilizando tal raquete?

A raquete leve ou pesada ajuda no controle da velocidade da bola em jogo? No que ajuda?

Gostaria de apreciar a opinião de vocês.

Assim , eu uso uma madeira de 75g, ela não vibra, e me permite uma aceleração forte nos drives. Eu usava madeira de 85g, quando passei pra 75g, fez uma diferença enorme, os drives começaram a sair mais fortes e mais bem colocados. Geralmente, a madeira mais pesada costuma ser bem rápida, de bom controle também, algumas vibram , outras não, variando com outro fator que é o material de que é a madeira. A raquete pesada sempre me deu mais controle, sempre conseguia controlar mais os golpes, além do que o toque das madeiras era melhor também… A minha atual tem um bom toque mas nada comparado a outras que já tive, mas ainda assim eu prefiro pois ela é um pouco mais lenta, bem leve, rígida e não vibra. As madeiras leves costumam ser mais fragéis, não é regra.
Nas madeiras mais pesadas, eu conseguia fazer bloqueios ativos mais eficientes, mas nas madeiras mais leves foi o que falei, consegue-se uma aceleração maior.
Muita gente reclama de madeira que não vibra, mas sei lá, eu sou contrário… Madeiras que vibram me dão uma impressão ruim dos meus golpes, sempre tenho a impressão de que a bola bateu no lugar errado.

Se eu fosse você, optaria por madeiras rápidas, com borrachas lentas.
É mais fácil, na minha opinião, se adaptar a madeiras lentas com borrachas rápidas.

Raquetes mais pesadas são mais rapidas. Isso claro se vc comparar duas madeiras do mesmo modelo com as mesmas borrachas. Madeiras mais pesadas tb vibram menos.

[quote=“j0rnal1sta”:1dts4egx]Assim , eu uso uma madeira de 75g, ela não vibra, e me permite uma aceleração forte nos drives. Eu usava madeira de 85g, quando passei pra 75g, fez uma diferença enorme, os drives começaram a sair mais fortes e mais bem colocados. Geralmente, a madeira mais pesada costuma ser bem rápida, de bom controle também, algumas vibram , outras não, variando com outro fator que é o material de que é a madeira. A raquete pesada sempre me deu mais controle, sempre conseguia controlar mais os golpes, além do que o toque das madeiras era melhor também… A minha atual tem um bom toque mas nada comparado a outras que já tive, mas ainda assim eu prefiro pois ela é um pouco mais lenta, bem leve, rígida e não vibra. As madeiras leves costumam ser mais fragéis, não é regra.
Nas madeiras mais pesadas, eu conseguia fazer bloqueios ativos mais eficientes, mas nas madeiras mais leves foi o que falei, consegue-se uma aceleração maior.
Muita gente reclama de madeira que não vibra, mas sei lá, eu sou contrário… Madeiras que vibram me dão uma impressão ruim dos meus golpes, sempre tenho a impressão de que a bola bateu no lugar errado.

Se eu fosse você, optaria por madeiras rápidas, com borrachas lentas.
É mais fácil, na minha opinião, se adaptar a madeiras lentas com borrachas rápidas.[/quote]

Madeiras que vibram, o que é isso, poderia explicar, por gentileza?

[quote=“j0rnal1sta”:3be3aszx]Se eu fosse você, optaria por madeiras rápidas, com borrachas lentas.
É mais fácil, na minha opinião, se adaptar a madeiras lentas com borrachas rápidas.[/quote]
Obrigado por expôr o seu ponto de vista.

Sou caneta - tem alguma dica de uma raquete com algumas características que vc descreveu?

Madeiras que vibram: ao golpear a bola, vc sente a madeira vibrar, muita gente gosta desse recurso, eu não gosto , mas isso é pessoal.
Pra mim vibração tira controle, o que pra muitas pessoas é justamente o contrário.

Entendo pouco de madeiras caneta , tipo, até hoje só pude testar a cypress e eu gostei muito.

vibrar = a raquete da uma tremidinha qdo a bola bate - eu nao gosto, mas tem gente que gosta e diz que da pra sentir se ela pegou certo ou nao, se bateu no centro ou nao, e que assim “sente” melhor a batida.
raquetes mais leves tem uma tendencia a vibrar mais, mas nao eh regra.

pesadas = mais de 85g, 90… 95g etc…

  • tem uma tendencia a ter um sweet spot maior ( parte otima de batida a partir do centro) ( conseguiram resolver isso parcialmente e as vezes até melhor nas raquetes leves, com uso de carbono)

  • tem uma tendencia a ser mais rapida, - uma pela maior densidade da madeira ( embora a camada externa possa ser macia e acabar nao sendo rapida) mas por padrao em geral as raquetes pesadas hj em dia sao rapidas. - outro motivo é justamente o peso, a raquete cede menos ao impacto, e tem uma velocidade mais constante no momento da batida ( eu acho isso bom pra ter uniformidade das batidas, mas tem gente que nao gosta)

  • tem uma tendencia a vibrar menos - pelo peso e pelas fibras serem pelo menos algumas chapas serem mais densas e transmitirem o impacto mais rapidamente, evitando reverberação. o impacto é menor em relação da massa da bolinha e a massa da madeira. ( isso tambem foi resolvido em madeiras mais leves, ou com camadas de madeira bem densa dentre as leves, ou uso de outros materiais/ tecnologias - algumas inclusive visam justamente a vibração e usam fibras verticais que vão até o cabo pra pessoa sentir mesmo a vibração. )

  • tem a tendencia, pelo peso tambem, de ter uma aceleração mais lenta, proporcionando uma uniformidade de golpes com amplitude maior.
    na opiniao de alguns gera mais controle, - nas leves voce tem uma aceleracao mais facil, e pode chegar a alta velocidade em pequenos movimentos. mas tambem uma diferença de densidade de força altera a velocidade da raquete mais facilmente.

pras raquetes leves, 85g ou menos, eu diria que é tudo o oposto do acima, e já comentado…

e condensando tudo: raquete leve tem mais feeling de bola e aceleração
raquete pesada tem sweet spot melhor, é mais solida, mais constante.

mas atualmente se vc for ver as opções de raquetes, existem tecnologias pra tudo. tornando atualmente as raquetes leves, uma boa opção.,
pois elas podem ter todos os itens citados como vantagem da pesada, devido a novas tecnologias de produção.
a unica coisa que continua vantagem nas pesadas é a aceleracao, que deixa o movimento mais “constante” na batida, o que inclusive é visto como desvantagem.

outro problema que sobra é que ainda nao vi nenhuma raquete que prometa todos os potnos positivos ao mesmo tempo, acredito que por estrategia de marketing mesmo. pq tecnologia pra isso já existe.

por exemplo, depois de ver todas as caracteristicas citadas…

voce pode ter uma raquete leve ( com boa aceleracao) que seja rapida ( tecnicas de verniz ou cristais etc nas laminas de madeira ( que deixam elas duras apesar de leves) e que mesmo leve tenha um sweet spot grande, com faixas finas de carbono sem afetar ainda mais a velocidade, porem aumentando a rigidez de area, aumentando a area otima de batida.

depende de gosto a vibração.
depende de estilo de jogo e de como vc bate a velocidade
o swet spot sempre é e sempre vai ser melhor maior ( voce nao acertar tão no centro da raquete mas ter a mesma resposta como se tivesse acertado) ( acho que só pra iniciantes isso seria ruin)
e a aceleração tambem depende de gosto ( atualemnte as leves sao as preferidas) - se vc prefere ter mobilidade e maior facilidade de acelerar o movimento rapidamente, ou se vc prefere que a raquete seja mais constante no movimento pela sua inercia…

é isso ! :slight_smile:

RESPONDENDO PERGUNTANDO :

Independente do peso da raquete, a sua espessura tem alguma influencia na vibração / controle ?

e o seu tipo de cabo ?

Cabo bem leve é melhor ?

[quote=“RUGUY”:1mbu626d]RESPONDENDO PERGUNTANDO :

Independente do peso da raquete, a sua espessura tem alguma influencia na vibração / controle ?

e o seu tipo de cabo ?

Cabo bem leve é melhor ?[/quote]

Raquetes mais grossas vibram menos por via de regra. Um exemplo eh a minha madeira, q tem no centro uma folha extremamente grossa de balsa, q eh uma madeira muito macia, mas mesmo assim a raquete vibra pouco.

O cabo não deve influenciar tanto na vibração no quesito quantidade, mas a forma como ele transmite esta vibração pra vc eh importante. Isso eh comprovado pelo grande numero de tecnologias para o cabo q diminuem a vibração, aumentam a aceleração da raquete etc. Exemplos: Super Core, VSG, WRB e outros.

Eu não gosto de material que vibra, e acredito que a maioria das pessoas gosta de madeiras que vibram.

Eu particularmente, gosto de madeiras mais leves, a aceleração dos golpes fica boa.

Cosmotopeia, eu acredito que estratégia de marketing não é. Já existem muitas tecnologias, mas veja bem, se existisse alguma empresa pra fazer uma raquete excelente em todos os pontos, ela com certeza colocaria no mercado pra vender. Eu acho que quando beneficiamos uma coisa, perdemos em outra, isso é até óbvio de certa forma. Exemplo: não dá pra ter uma raquete ultra rápida, e com controle excelente, ou de batida firme, sendo muito leve, são coisas GERALMENTE opostas. Acho que as madeiras produzidas já são boas, e cada um deve procurar o que quer pra se adaptar. Não tem como deixar tudo perfeito no material, não ainda.

O que o mola falou é a realidade , a tendência é que cada vez mais tenhamos tecnologias para o cabo, aí cada um escolhe a tecnologia que mais gosta, na velocidade e material que prefere, e corre atrás pra se adaptar. O meu mesmo, tem umas bolhas de carbono, que tiram a vibração. Marketing ou não, funcionou, e a madeira é leve e de batida firme, caracteristica pouco comum pra madeiras bem leves.

sobre ser marketing -
é minha area ! ahehehe
as empresas sabem muito bem disso:
se uma empresa lançasse uma raquete que tivesse varios pontos ao mesmo tempo, as outras tambem iam lançar.
inicialmente a gente acha que essa empresa teria mais lucro.
mas isso seria só nos primeiros meses.
todas iriam lançar raquetes praticamente iguais, e haveria uma competição praticamente unica e somente de preços. qualquer marca teria raquetes boas em todos os aspectos.
e finalmente, toda linha de produtos estaria ultrapassada perdendo $
e as unicas lucrativas seriam as “boas em tudo” e mesmo assim teria um preço minimo pela concorrencia.
então por “naturesa” de inteligencia de mkt, as empresas buscam diferenciar produtos, cada um com qualidades diversas, cada uma de um jeitinho proprio e uma identidade propria, pra vender mais, ate mesmo para as mesmas pessoas.

li um artigo interessante esses dias ± sobre isso.
a pepsi denunciou e ajudou a coca cola, a prender executivos top da coca cola que “tentaram” vender a formula da coca para a pepsi,
parece estranho a pepsi nao se sentir tentada a comprar a formula
mas provavelmente ela sabe que ela ou outra empresa ter a formula da coca, seria desvatagem pra ela mesma num segundo momento:
se ela produzisse uma coca igual, as pessoas comprariam a mais barata, seria uma guerra de preços entre a coca e a coca da pepsi.
as duas iam perder muiiito em preço
caso outra marca lançasse seria pior ainda…

agora pra pepsi sim seria ruin.
voce pensaria que ela continuaria a vender pepsi ?
nao, pois as pessoas nao iam mais escolehr entre pepsi e coca, iriam comprar ou coca ou coca da ppsi,
a ppsi teria que abaixar os preços mais ainda…
resumindo. estragaria o proprio mercado, dela mesma.
os executivos top que quiseram vender nao pensaram em tudo isso.

agora se vc acha que e se nao fosse a pepsi e fosse uma fabrica de tubaina… seria tambem ruin. quem compraria tubaina se a coca tem o mesmo preço ?
hehehehehehhehehe
ia dar uma quebradeira geral.

mesma coisa as raquetes.
se uma empresa unir todas as tecnologias e produzir uma raquete excelente, as pessoas vao precisar trocar menos de raquete.
e pra vender ? bom as concorrentes imediatamente lançariam suas raquetes com todas as tecnologias. e todas as fabricas sairiam perdendo, não só pela queda de preços do precipicio, como da quantidade vendida a longo prazo tambem.

isso´vem aumentando e a gente nem nota
mas todos os produtos tem planejamento, posicionamento etc.
justamente para gerar mercado,
e isso eh natural entre as empresas, nao precisa combinar nada
cada produto cria e tem seu espaço de mercado

as empresas evitam concorrer num mesmo espaço justamente para garantir as vendas nos espaços de mercado que cobre.
se uma empresa tem uma raquete com 50 caracteristicas, nenhuma empresa vai querer lançar outra com as mesmas caracteristicas, mesmo que ela seja espetacular.
assim como nao é interesse de nenhuma fabrica, querer fabricar raquetes usando todas as tecnologias ao mesmo tempo
pq ? pq vende menos. e dpeois ia dar problema pra ela mesma depois.

exemplo atual:
tem empresas que tem 3 … 4… 5 tecnologias pra usar nas raquetes.
elas tecnologias sao usadas 1 em cada raquete, ou no maximo combinacoes de 2 tecnologias, nao mais do que isso, que já seria arriscado
o objetivo é justamente diferenciar cada produto, para cada um ter seu espaço e suas caracteristicas, e ainda aumentar o consumo geral, uma vez que com isso as pessoas tem mais opcoes e mudam, e mudando, trocam de raquetes ou querem testar uma tecnologia diferente.
se criasse uma com essas 5 tecs todas, só venderia 1 tipo de raquete, e só uma vez. e… obviamente teria que jogar todos os produtos anteriores fora e nao venderia mais nenhuma outra
e estragaria os preços pq viraria uma concorrencia pelo mesmo espaço.
que eh a ultima coisa que as empresas querem
entao inicialmente pra ter uma gama de produtos cada um com seu nicho de mercado e suas caracteristicas individuais,
e depois pra nao estragar o proprio mercado :slight_smile:

Precipicio? Não seria princípio? hehe, vendo por esse lado, concordo com vc em todos os quesitos, eu não havia percebido mesmo, gostei das suas colocações.
Mas agora volto a me perguntar, e se a fábrica fizesse uma raquete com todas essas tecnologias, mas de um material que dure menos? Aí as pessoas seriam obrigadas sempre a trocar de material, comprando as raquetes semelhantes, de diferentes marcas. Será que não seria lucro para as empresas venderem um produto de alta qualidade por um preço maior? Acho que não existe tecnologia suficiente pra fazer uma super raquete. Se existisse eu acho que não estaria a venda, mas vc citou, é estrategia mesmo, liberar produtos aos poucos dá mais competitividade ao mercado, mais lucro, concordo plenamente.

Suas colocações são interessantes e eu concordo com vc Cosmotopeia, mas isso não se aplica de forma integral ao TM. Não existe raquete perfeita. Eu por exemplo adoro a minha madeira, mas tem gente q poe odiá-la. Não tem como haver uma raquete perfeita pq cada jogador tem suas preferencias.

Vc usou o exemplo Coca-Cola, historia q eu ja tinha lido, mas ele só eh valido se partirmos do pricipio q a Coca-Cola é perfeita. Eu acho isso :smiley: mas conheço gente q prefere Pepsi. Só isso ja invalida o exemplo.

Pra poder aplicar isto ao TM vc tem q imaginar uma raquete q pudesse ser usada por Koji Matsushita e Werner Schlager ao mesmo tempo. Eu acho isso inconciliavel. Não dá, um é muito diferente do outro.

eu falei no sentido de uso das tecnologias,
de formar mix de produtos,
justamente para ter diferentes -
sobre se nao seria bom entao produzir uma com todas as tecs e vender mais caro, - como falei, se a primeira fizer, e nunca vai fazer a nao ser que tenha mais coisa ainda pra frente e entrarmos num mix mais imenso ainda ( 7 tecs pra cada raquete que no fim fica tudo na mesma haha) dai viraria uma confusao…
massss caso a primeira lance uma com todas as tecs atuais, as outras tambem vao lançar, ( precipicio mesmo ! ) e ai os preços caem obrigatoriamente.
o custo de produção é relativamente baixo e a margem de preço /lucro de madeiras e borrachas é alta, e isso eh protegido pelo proprio mix das empresas de borrachas e madeiras…
numa competição onde todas montam raquetes com mix igual e maximo ( todas as tecs numa mesma raquete) todos os outros iam partir pra isso tambem, e a tal raquete com todas as tecs disponiveis, seria barata pela competição, pois diminuiria a diferença entre as raquetes tops de cada marca
e no TM mais ainda, pois temos varias marcas que nao conseguimos diferenciar ao certo, qual tec e qual eh melhor que a outra.
justamente todas sobrevivem pq cada uma tem suas tecs com nomes diferentes, e suas caracteristicas como empresas tambem.

no caso de gostar da raquete e tal atual, provavelmente quem acha isso nao compraria a tal raquete all tech de primeira… ( pagaria mais barato que uma raquete normal de hj haha ) mas…
tambem surgiria raquetes preferidas, dentre as all tech.
mas isso alem de perder margem de lucro ainda gera custos enormes pra desenvolver mais tec pra tentar se diferenciar tudo denovo

por isso que voce nao vai achar uma raquete leve, com cristais na chapa pra ser leve mas rapida, fibras de carbono ultrafinas pra aumentar o sweet spot, e fibras verticais pra feeling de bola ( parece fantastico nao ? ) se quiser adiciona alguma tec de cabo junto e ainda um balanço do centro de gravidade… pq nao seria possivel ? quem nao ia querer uma raquete dessas ? - soh que se uma fizer todas fazem, e voce vai comprar uma de 50 dolares ou da empresa que lançou primeiro por 250 dolares ? e depoisq qdo tiver assim em todas as marcas ? o que a empresa conseguiu ? somente aumentar seus custos e entrar numa guerra
pq nao lançam isso ? - pq nao querem e pq nao querem perder dinehiro ! :slight_smile: heheheh

isso vale quanto mais consumo basico for o produto,
como vc falou, pra coca cola eh meio diferente,
mas quem gosta de pepsi deixaria de comprar coca por 50 centavos e compraria pepsi por 2,50 ? pouca gente. entao eh valido.

nao funciona isso pra carros casas etc, onde a pessoa demora pra consumir, e custa caro, o custo eh alto, o lucro vem de poucas unidades.
entao nao ha margem pra competir por preços. o que freia o sistema.
existem carros de milhoes de dolares com todas as techs,
mas nao sao feitos pra vender, sao feitos pra construir imagem de marca,
e mesmo que fossem pouca gente ia comprar, a escolha se da por eslilo visual etc, os beneficios concretos entre um audi rs sei la o que e um porche nao sei o que de mesma categoria sao os mesmos…

raquete qualquer jogador do mundo inteiro poderia guardar um dinheiro pra comprar a tao raquete, isso leva a competicao por preço
primeiro um começa com a raquete altech por 400 dolares, 200 neguihos compram… a outra lança altech tb por 200 dolares, vende 2000… a primeira passa a vender 50.
dai entra outras no mercado e os preços vao a “precipicio”
e no final tao na estaca de preços das raquetes antigas, vendendo menos pq o mix se limitou ao alltech de cada marca.
e ainda aumentou o custo de produçao !
seria estupido fazer isso.
mesmo que inicialmente vc pense que vai “sair na frente”
exclusivamente pra tenis de mesa e madeiras… voce acaba perdendo,
vai achar que os outros ao perder, e no final das contas todo mundo sai perdendo… por isso ninguem faz.
por isso nao tem raquete com equilibrio de centro de gravidade, cristais, carbono fino, fibras verticais, e cabo com particulas de sei la o que…
heheheh

mas eu queria uma

e só pra especular… nbao duvido que alguns atletas top de cada marca
tenha uma raquete fantoche e no fim das contas é uma alltech da marca.
e os mundiais entre os tops seja como uma F1 do automobilismo(na essencia de objetivo)

hauheuaeuahuea
resumindo, vc compra uma raquete “igual” a do lang niquin das quantas e na verdade só leva a casca e 2 das 8 techs que ele tem na dele
hahahahahaha

Qto aos tops usar madeiras ultra bem-feitas, isso já existe de certa forma. Olhe as borrachas da seleção chinesa ev c saberá o q eh isso. Com raquetes acontece em menor escala, algo do tipo cabo personalizado e etc.

PS: o resto respondo amanha eu acho, to cansado e tenho aula cedo, num da pra fazer agora :stuck_out_tongue:

RESPONDENDO PERGUNTANDO :

Dizem que quando mais aguda for a batida na raquete, mais velocidade ela tem. Tem a ver ?

Se uso uma raquete bem veloz, não posso limitar a velocidade adicionando borracha menos veloz ? Isto é bom ?.

Qual a maior dimensão de uma raquete oficial. normalmente usada ?
E, sua maior espessura ? Quanto menor sua dimensão, melhor ?

Existe borracha oficial que não seja de pinos, com ou sem espuma ?

[quote=“RUGUY”:2oekqvu4]RESPONDENDO PERGUNTANDO :

Dizem que quando mais aguda for a batida na raquete, mais velocidade ela tem. Tem a ver ?

Tem, som agudo, velocidade, som grave, madeira lenta, foi o que me ensinaram, isso se a madeira não estiver quebrada.

Se uso uma raquete bem veloz, não posso limitar a velocidade adicionando borracha menos veloz ? Isto é bom ?.

É uma preferência que sempre tive, madeira rápida, borrachas lentas, com cola, pois posso dosar a cola e ir aprendendo mais sobre o material, até achar o ponto correto de velocidade. Nunca gostei de borrachas muito rápidas, nem de madeiras muito rápidas, sempre usei madeiras e borrachas médias, com cola. Quando a cola for proibida vou buscar outra solução.
[/quote]

Pessoal, por favor… uma questão de curiosidade, como é que os fabricantes “definem” Velocidade e Controle de uma madeira? :?: :?: :?: :?: :?: