Ajuda no aperfeiçoamento

Ei pessoal, sou português e tenho andado a ver o vosso forum que parece ser muito interessante e com muita informação importante relaccionada com o tenis de mesa. Comecei a jojar pingpong com 10 anos na escola, depois joguei dos 14 aos 17 anos numa equipa federada, e agora estou a recomeçar a treinas com 25 anos. Estou a treinar à quase e meses mas não estou a conseguir bons resultados, pois não estou a fazer os movimentos correctamente. Na nossa equipa não há treinador e cada um aprende por si. Penso que aqui me podem ajudar a fazer a movimentação e técnicas de jogo para um evolução mais rápida.

A minha raquete é uma madeira da STIGA Alround Classic Lgend (comprei em 1994), tenho para atacar uma Tibhar Torpedo com esponja de 2.0mm e para defesa uma Butterfly Sriver-S de 1.6 mm. Que acham do meu material?? É indicado ou não???

Adorava ter videos para ver, pois talvez seja mais facil para aprender e aperfeiçoar as técnicas. Será que me podem ajudar a encontrar videos já que não consigo fazer douwnload do 17 videos indicados??

Um abraço Efox

Olá amigo. Sua raquete está otima para começar, mas talvez as borachas não sejam as mais indicadas. A torpedo eh bem rapida e pode estar dificultando o seu reaprendizado e quanto a Sriver S 1.6 acho q vc não irá achar novas para repor a q vc usa no momento. Tente a Sriver L para não ter problemas no futuro. E para videos tenteaixar usando os arquivos em torrent e o programa BitComet, foi o jeito mais facil para eu baixar alguns deles. Se não souber usá-lo pergunte de novo então.

Mas o site www.kkreanga.info tem otimos videosde treino q nãosãoestes chineses. O do Schlager eh mto bom e talvez o do Timo Boll pelo q falaram mas este eu não vi.

No fórum procure em videos para download, treinamentos, deve ter um monte de treinamento do kong, waldner, timo boll, samsonov, schlager.

Porque vc não coloca uma sriver l 2.0 no lugar da torpedo? Acho que vai ser mais fácil controlar.

Efox, seja bem vindo ao maior fórum mesatenístico da América Latina e um dos maiores do mundo. Quer vídeos? Então tem que entrar aqui:
www.martinspin.ch
Tem treinamento do Schlager, Boll, Kong e WL. E mais um caminhão de jogos! E tudo via megaupload, ou seja, fácil e rápido p/ se fazer download.
Quanto ao seu material eu indicaria a borracha Sriver FX 1.9mm
Para quem está iniciando não tem coisa melhor. Fácil de jogar, macia e durável. Muitos profissionais ainda jogam com essa borracha. []'s!

Mais alguns detalhes que eu esqueci: se você usa a empunhadura Legend, confira se ela não está desconfortável, pois a Stiga tem 2 empunhaduras flared, a Legend e a Master. A Legend é bem mais grossa enquanto a Master é tradicional. Para se ter uma idéia, o Wang Liqin, um cara daquele tamanho usa a empunhadura Master.
E sobre não ter técnico é meio complicado, pois é através de um técnico que podemos corrigir nossos defeitos de movimentação. Talvez o melhor dos jogadores daí possa ajudar os demais.

Olá, muito obrigado por terem respondido tão rápido!!! Li as vossas opiniões e estive a treinar ontem à noite só com um colega da minha equipa. Fizemos vários exercícios e já correu melhor. No entanto, a vossa opinião é que a borracha Torpedo é muito rápida para mim, e como tenho uma outra borracha de ataque (Tibhar Rapid com esponja de 1.8/9mm) colei-a e realmente parece que é mais facli de adaptar. Pelo que sei a Tibhar Rapid tem muito boas características (95 - Efeito; 95 - Velocidade e 95 - Control). Que acham?
Quanto à borracha “Sriver - D13 -S” para o lado esquerdo, eu disse que a esponja era de 1.6mm mas enganei-me é de 1.8mm. Alguém sugeriu que mudasse da Sriver S para a Sriver L. Nunca percebi qual ou quais as diferenças entre elas, podem-me explicar? E já agora tanto se fala da Sriver FX, ela é boa para defesa ou ataque?
Mais uma pergunta acerca da cola. Tenho colado as borrachas com cola Tibhar Rapid Clean. Nunca ninguém me explicou se se deve colar mesmo antes de jogar ou quanto tempo antes? A minha cola está a acabar, e não sei que cola compre agora, pois estou em dúvida entre algumas que são: Stiga Energy; Butterfly Fair Chack; Donic Persson Speed ou a mesma que tenho agora. Que me dizem???

Peço desculpa por fazer tantas perguntas, mas … quem não tenta aprender mais do que já sabe nunca chega a lado nenhum.
Um Abração a todos e até breve

     Efox

Colar é uma opção sua. Ano que vem a cola será proibida.
Alguns ainda colam, outros não. Se você for colar, cole antes do treino, e antes dos torneios.
Quanto a cola, qualquer uma das autorizadas serve, o efeito é praticamente o mesmo. Eu to usando uma stiga carbo, e é bem rápida. Parece a mesma coisa que a tibhar clean.

A Thibar Rapid 1.8 eh uma boa opção pro seu forehand sim. Mas não eh pq a marca divulga estes numeros 95-95-95. Estes numeros são mais propaganda do q realidade. A Sriver S tem diferente da L o jeito q ospnos são dispostos, não sei explicar bem e não sei muito sobre como iso influencia mas dizem q ela eh mais rapida e um pouco mais dura se não me engano. Se vc não nota diferenças não tem problema, mas acho q será dificil depois comprar outra Sriver S pq ela não eh mais fabricada. Quanto a Sriver FX ela eh uma otima borracha, com o mesmop topsheet d outras sriver mas com esponja mais maica, oq deixa ela um pouco mais lenta e com um pouco mais de efeito. Eh uma borracha q serve pra praticamente tudo.

E da cola, ela eh usada antes dos jogos pq ela eh capaz de esticar a borracha, deixando ela mais rapida e com mais efeito. Não eh obrigatorio colar sempre, eu por exemplo deixo minha borracha sempre colada. Se vc estiver com dificuldades pra controlar a raquete ou passe menos cola ou deixe sempre colada. Particularmente prefiro deixar sempre colada pq ano q vem a cola não sera mais permitida quando usada pra aumentar a velocidade entãotodosterão q parar, melhor começar ase adaptar já.

Tópico que fala da sriver s e sriver l:
https://mesatenista.net/modules.php? … ght=sriver

A sriver fx fica legal no back (da maioria das pessoas). Vejo poucas pessoas usando no fore.

[quote=“j0rnal1sta”:36eiptyd]Tópico que fala da sriver s e sriver l:
https://mesatenista.net/modules.php? … ght=sriver

A sriver fx fica legal no back (da maioria das pessoas). Vejo poucas pessoas usando no fore.[/quote]

Já aqui, a exceção eh não usar fx no fore e back ehauaehua

Ei pessoal, tudo bem?

Em relacção a para o ano que vem vai ser proibido colar as borrachas, se colarmos como é que vão saber que colámos??
Acho que vai ser complicado inspeccionar todas as raquetes antes dos torneios!!!

Boa Páscoa pra vocês.

Efox

é, como vão saber se colamos mesmo, essa dúvida tambem é minha!

Se não ficar colado o pino solta. Dá pra perceber. Não é igual borracha, que as vezes cola e só da pra perceber que ficou mal colada batendo bola.

É o princípio da coisa!

Se a regra diz que não deve, simplesmente deve ser encontrado outro modo.

Mesmo que os torneios oficiais sejam uma droga, mesmo que o material seja caro, etc…

Pessoal, boa tarde!
Sei que não é grande coisa andar sempre a trocar de material (madeiras/borrachas), mas já que eu não me estava a adaptar tão bem quanto esperava ao material que tinha (o material que disse neste forum anteriormente), e visto que tenho um colega que vende material da Globe, optei por comprar duas borrachas novas. Uma vermelha para o forehand, Globe 999T de 2.4 mm de espessura e uma para o back preta de 2.2 mm modelo Globe 999. Colei-as na madeira que tinha anteriormente (Sliga Alround Classic Legend antiga de 1994). Para já, já treinei algumas vezes e estou a gostar bastante, têm bastante controlo e rapidez se puxarmos por elas. Para material que custa metade do preço das outras marcas mais conhecidas, acho que vale mesmo a pena começar a aderir a este material.
O dito colega que vende este material diz que há globes com esponja chinesa e também com esponja japonesa, que segundo ele as com japonesa são melhores. O que acham disto?
Espero comentários …
Um grande abraço EFox

Geralmente as esponjas japonesas proporcionam um efeito catapulta melhor que as chinesas. Uma chinesa bem colada fica muito bom, isso varia de jogo pra jogo, depende do seu estilo de saque, drive, bloqueio , pra determinar seu material.
Borrachas rápidas (em que a bola dispara rápido), são boas pra fazer contra ataques potentes.
Geralmente borrachas mais lentas, esponjas mais duras, é muito legal pra dar spin, mas com cola, dá pra mesclar tudo. Mas isso varia bastante com seu estilo.
Se eu você fosse, procurava alguém que já comprou dele uma com esponja chinesa, e uma com japonesa, pede emprestado, cola na sua raquete, treina um período com cada, e analisa qual você mais gostou. Aí é só comprar :wink:
Se você não tiver como experimentar, peça a ajuda dele, peça informações a ele sobre as borrachas, se ele vende, provavelmente vai saber a diferença, mas é isso mesmo, japonesa a bola salta mais rápido.