Ajuda com material e também para não desperdiçar $

Olá a todos.

Tenho 42 anos e não jogo ping-pong desde meus 15 anos de idade. Joguei por muitos anos Squash, com isso estou com uma certa dificuldade em fazer os movimentos corretamente. O forehand já está saindo bem, mas o backhand não tem jeito (só estou empurrando a bolinha). Comecei a treinar já fazem dois meses com um professor e tenho melhorado bastante a cada semana. Sou classista ofensivo.

Depois de me apresentar vamos ao meu problema. Enquanto escolhia minha raquete definitiva comprei uma provisória na Decathlon modelo Artengo FR 950 que tem 5 camadas + 2 fibras por volta de R$140,00. Gostei muito da raquete, o ganho de performance em comparação ao modelo básico é muito.

Depois de escolhida minha principal raquete acabei comprando uma Axiom Aigis com borracha Mark V AD(fore) e Sriver FX(back). Resultado: achei a raquete horrível!!

Acho que fui infeliz na escolha da raquete. Muito mole e cabeça maior. Claro! Uma raquete para jogadores defensivos, o que eu poderia esperar?

Para tentar resolver o problema retirei as borrachas de ambas para colar na Artengo as borrachas Mark e Sriver. Não retirei as colas das borrachas, apenas passei mais uma camada de cola e o resultado ficou ainda pior. Uma das borrachas praticamente não dá para ser utilizada novamente.

Acabei ficando sem as duas raquetes. Tem que que rir para não chorar! :unsure:

Gostaria da ajuda de vcs para não errar na minha próxima escolha já que irai comprar tudo novamente.

Olá Canoas,

Para mim parece muito estranho o seu problema. Poderia descrever melhor porque ficou horrível a raquete Xiom com as borrachas? Foi você mesmo quem colou? Que cola você usou? As borrachas sairam intactas (borracha e espuma) da Aegis? Voce tirou toda a espuma da Artengo?

Vou tentar explorar o porque acho estranho esse seu problema. Teoricamente, uma raquete com fibras de carbono é mais rápida e dura do que uma raquete só de madeira. No entanto, as borrachas que você usou são mais rápidas e tem mais efeito do que a da Artengo. Não acho que estas borrachas (Sriver FX e Mark V AD) sejam tão mais moles que as da Artengo, mas se o seu objetivo e ter borrachas mais duras que deêm mais velocidade no golpe em uma batida sem muito efeito pode ser que o melhor seja usar pino curto. Pelo fato de você ter mantido a cola, a borracha pode ter se comportado de forma diferente. Então, como conselho, tente tirar toda a cola da madeira, toda a cola da borracha e tenha certeza que você conseguiu fazer isto sem estragar a espuma. E por fim, o conjunto que você montou pode ser considerado mais lento do que o mesmo conjunto com uma raquete carbonada, mas na minha opinião, deveria se comportar melhor do que o conjunto pré-montado.

Uma dica, se você está com problemas de velocidade do equipamento, talvez esteja jogando muito longe da mesa. Além disto, ao jogar perto da mesa, você consegue cobrir uma maior área e consequentemente dificulta para o adversário te "tirar" da jogada.

Abraços,

Obrigado pelas dicas Júlio.

Ambas as raquetes ficaram intactas e sem nenhuma cola quando retirei as borrachas. E as borrachas tb não ficaram danificadas somente com a cola.

Na Axiom eu usei um selante da própria marca e depois utilizei a cola da DHS, tanto a raquete quanto as borrachas eram novas. Como foi minha primeira raquete montada, até achei que poderia ter ocorrido algum problema na colagem. Segundo meu professor, que a 30 anos vive neste universo do tênis de mesa, não achou nenhum problema na montagem e chegou a testar a raquete tendo a mesma opinião que a minha.

Como a raquete Axiom não me agradou resolvi descolar a borracha dela e colar na Artengo. O meu erro foi não retirar a cola da borracha. Até pq a camada de cola que ficou na borracha era fina e muito difícil de ser retirada, já na madeira não ficou nenhum vestígio de cola quando retirei a borracha. Fazendo um comparativo entre as borrachas a cola que ficou na borracha da raquete pré-montada Artengo era fácil de ser retirada.

Obs1: eu jogo próximo da mesa.

Obs2: meu professor ficou impressionado com o desempenho da raquete Artengo pelo preço que ela oferece. Ele utiliza uma Butterfly Timo Boll Alc com borrachas Butterflay tenergy 05 e 64 (ele é representante da marca no Rio de Janeiro). Quando eu jogo com a raquete dele mesmo sendo mais rápida o golpe entra com mais facilidade.

Canoas,

Bom saber que o seu professor ficou impressonado com a raquete. Eu mesmo tenho muito preconceito com raquetes pré-montadas e é bom saber que tem algumas empresas se esforçando e obtendo resultados para quebrar essa imagem.

Agora, sobre a raquete do seu professor, ela é uma das “top” de linha, incluindo as borrachas. O problema é o valor extremamente salgado da mesma.

Como você explicou que ficou apenas uma camada fina da primeira cola e que tirou toda a cola da outra raquete, acho que o problema pode ter sido que você não se adaptou ao material. Essa configuração que você comentou pode servir para muitas pessoas, mas se pra você não serviu, paciência. Infelizmente você já gastou o dinheiro. O que não dá para você fazer é tentar continuar com esse material e compará-lo com a Timo Boll ALC mais Tenergys do seu professor. Aí vai ficar muito diferente a questão da velocidade e efeito.

A primeira coisa que te sugiro fazer é tentar vender a raquete para um jogador defensivo. Tente comprar uma usada também só que desta vez procure uma com fibra. Tem várias delas novas no site do mesatenista por um preço bacana e existem várias outras com preço competitivo em outros sites. Após isto, ou até mesmo enquanto espera a outra raquete chegar, tente passar um pouco de oleo mineral na espuma da borracha (qualquer farmácia tem). Passe uma camada fina e uniforme em toda a espuma e espere de um a dois dias para absorver o óleo. O ideal, na minha opinião, é que a espuma não esteja tão arqueada, ou seja, espere o máximo que conseguir (você vai ver uns 15 minutos depois que passar que ela vai começar a enrolar as bordas).  Daí, cole de novo a borracha na raquete da Artengo ou na nova que comprou. Se não conseguir aproveitar mesmo a borracha com óleo, aí sim, procure comprar outra borracha nova. De preferência peça conselho para o seu professor ou tente experimentar a raquete de outros colegas.

Essas coisas que falei foi pensando em economizar o seu dinheiro. Muitas pessoas não gostam de usar óleo, mas pode ser uma solução barata para dar mais velocidade a borracha. Ah, o uso do óleo também é proibido nos campeonatos. Mas, pelo menos nas informações do produto, ele não traz ameaça a nossa saúde.

Abraços,