Eu queria tirar algumas dúvidas, eu comecei a jogar TM em 2022, porém só fui me fixar e tentar algo a partir desse ano (2025) onde comecei a treinar como atleta e a dar aula como professor, porém queria algumas dicas para o meu material como atleta
Eu tenho um fore bom, principalmente em loopdrive, side spin e bloqueio, no meu back preciso melhorar porém tendo loopdrive e bloqueio como destaque (treinando para potência e side spin)… O material que eu tava vendo, no meu fore eu uso uma Rakza Z extra hard (me caiu muito bem, me adaptei muito bem) porém to na dúvida do meu back e a troca de madeira
Borracha Back: DHS Skyline 3-60 Soft, Yasaka Rigan, Der Materialspezialist Killing Defender Soft ou se coloca uma borracha dura (preferência)
Uma questão um pouco confusa e difícil… Vamos do começo e me dê mais informações:
Você começa a jogar TM em 2022.
Em 2025 você começa a treinar - com que frequência? Treina em algum clube ou por conta própria? (ficou parado desde 2022?) Qual seu nível de jogo?
Como chegou no seu material atual? Recomendação ou estudou previamente eles ?
“Dar aula como professor”: você tem formação técnica para isso? Ou é algo informal, apenas para ensinar o que você já sabe para os demais iniciantes sem intuito financeiro/profissional?
Você mencionou vários materiais e entendi que, aparentemente, já está decidido por uma Rakza Z no FH e “qualquer” borracha dura no BH; assim como já tem a madeira… Afinal, o que você quer? Trocar todo o conjunto?
Quais características de borrachas pro FH e BH você quer? Efeito, velocidade ou controle? Duras ou macias? E para a madeira?
E o mais importante: Qual seu orçamento individual ou total?
O material que uso foi por estudo próprio, ja tinha jogado com uma rakza 7 porém macia, testei uma extra hard e me caiu bem.
O meu jogo é estratégico, podendo variar de agressivo ou jogo mais na mesa (efeito), por isso no BH estou com essa dúvida se pego uma macia (já que gosto muito de backspin e sidespin) porém em certos lances como backspin gosto de sair agressivamente.
OBS: sou estudante de educação física (2° semestre) e curso como do paralimpico, tenho alguns alunos que já dou aula financeiramente (ensinando técnicas que eu sei tanto para lazer ou rumo ao alto rendimento)… Porém a pergunta fica para o material próprio
Então se você pensa em manter a madeira, e a Rakza Z no FH, dado seu estilo de BH, penso em algumas:
Joola Dynaryz ACC (47.5º) - se quiser “a mesma agressividade” do FH, sendo uma borracha de dureza “padrão”
Joola Dynaryz CMD (43º) - para controle e mais efeito
Tibhar FX-S (43º) - mesma lógica da CMD, porém um pouco mais lenta
Donic BlueStar A3 (47.5º) (Mesmo não gostando muito do topsheet) - mais versátil que a ACC, aceita mais erros e aceita muita variação de dinâmica de jogo, pricipalmente bolas vindas de FH com muita rotação e você precisando/querendo devolver ela mais lenta.
Consigo pensar, também, em algumas Andro, Victas e Stiga mas aí a lista ficaria muito longa hahaha; mas acho que para você, faz mas sentido uma das quatro que listei… vai do que está buscando, velocidade ou efeito + controle…
Achei interessante as borrachas recomendadas, entre elas acabei pesquisando algumas outras são marcas que eu nunca testei, consegue recomendar umas 2 de andro, victas e stiga?
as que pesquisei além das citadas no inicio
Yisha big dipper, DHS Hurricane 3 neo, xiom vega asia max e vega tour max
Andro R45 - não tive oportunidade de fazer uma comparação direta, mas acredito que siga a mesma lógica da FX-S, talvez um pouco mais precisa, e mais lenta.
Andro C48 - segue a mesma lógica da ACC, mas com a versatilidade da A3.
Victas Ventus Stiff (45º) - se comporta como uma FX-S, com a velocidade da CMD e versatilidade da A3 (hahaha). É uma contrução pensada para spin até média distancia, com muito controle. Não aceita tantos erros como a A3.
Victas V>01 Stiff (45º) - se quiser uma mais macia, entregando uma mesma velocidade de uma 47º.
Stiga Mantra M (47º) - “dureza padrão” com mesmo desempenho da ACC, aceita mais erros e tem o topsheet um pouco mais pegajoso.
(Não consegui pensar em outro modelo… Faz muito anos que não jogo com Stiga… Talvez alguma da linha Boost faça sentido, se a produção ainda for como antigamente, mas agora não me recordo do catálogo com as specs).
Yinhe Big Dipper - borracha chinesa de baixo custo. Dizem que é boa para quem não tem condições financeiras e querem algo “além”, mas nada comparado à japonesas ou ESN.
Nunca joguei com nada chinês, além de DHS.
DHS H3 Neo (39/40/41º) - uma das chinesas “de marca” mais usadas depois da “era H3”. Como toda chinesa, precisa de bastante técnica e fundamentos bem sólidos para conseguir extrair o máximo que ela pode entregar, além de precisar imprimir bastante força física. Para seu caso, acredito que ela ficaria melhor no FH
Xiom Vega Asia (47.5º) - a linha Vega é a mais versátil para quem está em evolução e quer algo consistente. a Asia seria se você quisesse priorizar velocidade e efeito diminuindo a precisão (dentro da gama Vega). Para seu caso seria melhor a Vega Pro.
Xiom Vega Tour (45º) - dentro da linha Vega é a que combina de forma muito sólida os três pilares que todos querem: velocidade, efeito e controle. Se você quiser algo superior, com a mesma proposta, para seu estilo, talvez a Omega VII Euro faça mais sentido (42.5º).