Ajuda com borracha p/ caneta japa.

Olá amigos mesatenistas. Estou retornando ao tênis de mesa após mais de dez anos, sendo que na verdade, nunca levei esse esporte a sério, então não sei se posso chamar de retorno. Tenho uma caneta Butterfly Lofric Light, que é classificada na própria lâmina como ‘medium slow’. Eu utilizava uma Sriver EL 1.9, que ainda existe - está novinha na aparência. Com a cola rápida da época, eu gostava bastante desse conjunto e tinha na cabeça aquele barulho característico da bola batendo na raquete. Semanas atrás, comprei uma Freechack, e depois de colar, achei que o resultado foi bem broxante. Fui bater uma bola, e o som estava "xoxo’ e os golpes sem potência nenhuma. Tá certo que colei uma borracha que tem 10 anos, mas mesmo sabendo disso, foi bem decepcionante. Bom, como estou querendo treinar de forma séria, mas sem stress, gostaria da sugestão de uma borracha pra mim. Meu estilo de jogo? Bom, não sei se tenho ‘estilo’, mas posso dizer que não jogo tão em cima da mesa, e gosto de atacar (que caneteiro não gosta?). Estive pensando na Donic Baracuda, e gostaria de saber se é uma boa opção pra caneta japonesa sem cola rápida, pra um cara como eu, que vai ter que praticamente começar do zero de novo.
Agradeço de antemão aos que puderem ajudar.
Valeu.

Attachments:

Trevisan, dá sim perfeitamente pra você pegar uma Baracuda e jogar colando com cola free chack. Só que essas borrachas tensionadas de hoje tem o que chamamos de Speed Glue Inside (as borrachas são esticadas para que propiciem sensação similar a cola rápida). Não é a mesma coisa que a cola rápida (nem de longe). Com a cola rápida eu sentia a bola afundar bem mais na raquete e não perdia tanto controle em relação as borrachas de hoje. Eu usava cola rápida em uma chinesa no meu FH quando eu era clássico.

Eu acho a Baracuda muito rápida, mas é uma opinião minha, muita gente não acha. Mesmo sua madeira sendo um pouco mais lenta, você poderia tentar talvez uma Donic Desto F3 (mais macia e mais lenta, apesar de durar um pouco menos). Ou até mesmo uma Xiom Vega Elite (mais macia e um pouco mais rápida que a Desto). Pelo menos uma vantagem das borrachas tensionadas é que foram projetadas fazem você jogar em qualquer lugar, seja em cima da mesa, dando drive, se quiser até dando alguns katos. Quanto a isso fique despreocupado.

Uma alternativa a cola rápida atualmente seria usar óleo ou Booster (apesar de ser proibido, praticamente todo mundo usa). O óleo não tem os solventes tóxicos da cola rápida, mas aumenta a sensação de maciez e a velocidade da borracha. Você aplica ele na esponja 24h antes de colar (se quiser mais de uma camada só esperar mais 24h) e dá uma sensação parecida com a cola rápida. É o que chegou mais perto até hoje na minha opinião. Eu testei esses dias e foi muito bom. Usava borracha chinesa com cola branca desde 2011 e sentia muita falta de velocidade. Geralmente, o óleo trabalha melhor em esponjas mais rígidas.

Qualquer dúvida só mandar mensagem

Trevizan,

parece que você é fiel a BTY, pois você usa madeira e borracha da BTY. A sua madeira é bem lenta, para os padrões ofensivos. Parece ser mais voltada para jogadores que querem um controle extremo, para jogar perto da mesa fazendo um jogo mais defensivo. Se este for o objetivo, uma borracha muito boa seria o pino curto Challenger Attack, ou uma Sriver Fx, mas você já testou e achou bem lenta. Uma alternativa seria a borracha Sriver G3, é mais rápida que a Sriver FX, mas é mais lenta que as borrachas de última geração como as Tenergys, Xiom Ômega V e Sigma, Donic Acudas e Blue Fires… Eu a uso em raquetes ofensivas e gosto das características de jogo.

O Tênis de mesa mudou muito desde que você parou de jogar. A cola com solvente foi proibida e depois a bola de acetato mudou para plástico. O jogo está bem mais lento, principalmente os materiais mais antigos com a cola a base de água e a bola de plástico. Talvez seja melhor adquirir uma raquete mais rápida. Se você for fiel à BTY se prepare para quebrar o porquinho , porque o preço dos equipamentos dela estão “salgados”. Por outro lado você encontra materiais chineses a preço bem “barato” no ML.
Dica: Raquete Galaxy 985. È do mesmo estilo da sua: caneta japonesa toda de madeira e tem excelente controle, mas é mais rápida.

Abraço…

Agradeço aos amigos na minha difícil decisão! Realmente tenho que contar com a experiência de vocês, porque não tenho como testar os materiais para aquirí-los.
Só respondendo ao LuizGustavoBH, não sou fanboy da BTY não; é que um amigo meu morava no Japão, daí ele que acabou escolhendo esse conjunto.
Bom, pelo que vi, qualquer escolha minha será mais lenta do que o material que eu tinha :frowning: . Então, resolvi uma coisa:
Vou treinar com essa Lofric. Talvez eu acate a sugestão do LuizGustavoBH, e pegue essa Galaxy 985 pra testar, mas eu pergunto: Não seria melhor eu ir numa Yasaka CK?
Quanto à borracha, fico entre a Donic Baracuda e a Bty Sriver G3. Vou tentar uma dessas aí e ver no que dá.
Se eu ainda achar que está lento, vou investir numa raquete de 1 folha de hinoki, tipo a Nittaku AA, ou Bty Senkoh 92s (é o máximo que posso gastar sem mudar meu estado civil para divorciado… kkk)
Por fim, e essas Bryce Speed ou Bryce Speed fx, tem bom controle? No Brasil o valor dela é quase o de uma Tenergy, mas nos EUA é bem mais acessível. Enquanto uma Tenergy custa uns $80, uma Bryce Speed custa uns $50.
Obrigado a todos; está sendo de grande valia.

Eu acho a Bryce Speed muito rápida Trevisan. Se você quiser velocidade pode ficar com uma Baracuda que será mais acessível (em termos de $ mesmo). As Bryces caíram demais depois do lançamento das Tenergy, porque essas são muito mais completas (superfície mais aderente que a Bryce). Se você gostar da Butterfly tem a Solcion, que é bem macia e tem uma batida legal. Mas a princípio acho a Baracuda uma boa escolha pelo que você quer de velocidade e pelo preço do dólar.

A sua madeira já é macia e tem um bom controle, eu não trocaria de madeira. Experimente a Baracuda primeiro daí você fala pra gente. Madeira não está nada barato. A não ser se essa sua estiver rachada, daí você troca, mas caso contrário fique com ela.

Qualquer coisa só mandar mensagem. E por favor, pode pedir ajuda. No que eu souber te ajudarei.

Bom, acho q vou de Baracuda. Essa Solcion parece interessante, mas só tem pra comprar lá fora, e é cara - $70. Vou tentar esse lance do óleo na minha Sriver usada, pra ver se sinto alguma diferença. Vou pesquisar como fazer isso.
Agradeço aí pela atenção e ajuda dispensadas.
Abraço.

Acredito que ainda sentira ela lenta, mas com mais spin com a barracuda, se você gosta de velocidade e spin com sensação cola rápida, testa bater com tennergy 5 ou 64, normalmente caneta japonesa casa muito bem com elas… Voce sendo das antigas provalvemente utiliza mais o for se deslocando bastante, mesmo no back… as tennergy da muita confiança e velocidade

abraços e bom retorno

Então, bem que eu queria… Mas na minha cidade do interior de SP, não conheço ninguém que utilize esse material. Na verdade, é difícil encontrar alguém que jogue. Se eu passar a treinar regularmente, talvez eu peça uma borracha dessa, mas comprada fora do Brasil… Quero testar uma raquete de uma folha de hinoki, mas também só conheço um cara que tem, e tá ruim pra gente bater uma bola. Na minha cidade, estou tentando reunir a galera que jogava; tá todo mundo parado. Quando mencionei os preços dos materiais atuais, quase fui agredido! kkkk
Bem que o mesatenista podia te uma seção de classificados, daí eu podia até procurar uma raquete mais rápida e tals… Tá tudo muito muito caro.

Classificados no temp.mesatenista.net não é autorizado.
Mas concordo que está tudo muito caro, pois são materiais importados e a culpa é do dólar astronômico. Se você visse os preços de materiais de arqueria desistiria na hora. Qualquer arco comum passa de mil reais fácil. Os arcos compostos top de linha saem por 6 a 7 mil reais, só o arco.
Porém existem classificados no Facebook e também no Mercado Livre, dê uma pesquisada que você consegue encontrar raquetes e borrachas por menos da metade do preço.

Às vezes, Trevisan, o ideal é fugir daquelas marcas mais badaladas, pois elas custam mais caro. Com o dólar alto, uma Tenergy está saindo por baixo por 250 reais (foi o mais barato que achei). Existem as madeiras da DHS, Yinhe e Galaxy, que costumam ser mais baratas. Obviamente, o acabamento não é tão bonito quanto uma Butterfly ou uma Tibhar, mas acho que vale a pena dar uma olhada. Por favor, não sou fornecedor de nenhuma marca, apenas procuro menores preços vista o alto valor do dólar.

Outra alternativa é usar Booster nas borrachas ao invés de pagar muito na Tenergy. Não fica a mesma coisa, até porque cada material reage de forma diferente ao óleo, mas já é alguma coisa. Mas na minha Skyline e na Desto F3 melhorou demais a questão da velocidade, por mais que as duas estejam com um bom tempo de uso (cerca de 4 meses). Se você passar em um material novo garanto pra ti que ficará melhor do que os meus resultados.

O Booster novo também está caro. Então o pessoal usa óleo singer pra passar. Tem tópicos aqui falando disto.

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96608-colas-alternativas-e-boosters.html?start=240

Nossa, no ML nunca vi nada de bom. Eles pedem 200 contos numa Biriba - “vendo raquete Butterfly p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l”
Agora no facebook nunca cheguei a procurar. Pode me indicar onde tem classificados por lá?
Diogo Nogueira, então… Tô mais perdido que cachorro q caiu da mudança. A única coisa que sei é que quero uma raquete mais rápida! Mas continuo pesquisando, e com a ajuda dos amigos, tenho certeza q vou comprar um material bem decente.

Nossa, no ML nunca vi nada de bom. Eles pedem 200 contos numa Biriba - “vendo raquete Butterfly p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l”
Agora no facebook nunca cheguei a procurar. Pode me indicar onde tem classificados por lá?
Diogo Nogueira, então… Tô mais perdido que cachorro q caiu da mudança. A única coisa que sei é que quero uma raquete mais rápida! Mas continuo pesquisando, e com a ajuda dos amigos, tenho certeza q vou comprar um material bem decente.[/quote]

Te mandei uma MP.

Valeu.