Alem da cola á base de água outro meio de colar as borrachas tensionadas são os adesivos dupla face,pórem estes com muito menos destaque que a cola.Eu estou curioso e gostaria de saber o desempenho como fica com estes adesivos,pois não vi quase nada sobre eles aqui e, julgo um assunto importante, pois com o banimento da cola rapida devemos analisar as outras opções que temos.Os adesivos são atraentes devido a praticidade e também o preço,(apesar da cola colar nao so uma borracha,).
Só que nao tenho ideia sobre o desempenho deles e gostaria que as pessoas que usaram comentassem e comparassem com a cola,e se ouver alguma outra recomendaçao como tipo de borracha ou madeira que se adapta a ele etc.
valew
Abraços
Eu usei dois modelos de adesivo: Um não tinha marca e foi adquirido em uma loja de TM em São Paulo (PM se quiser saber qual). O outro foi da marca JUIC que comprei numa loja no exterior (PM se quiser saber qual)
Bom, o primeiro fixou as borrachas muito bem. Não teve nenhuma alteração na performance do conjunto, tudo perfeito. O problema foi ao descolar a borracha na hora de substituí-las. Deixou um resídio muito ruim de tirar na madeira, tive que usar reducola na face da madeira para retirar o resíduo. Não chegou a arrancar lascas da madeira.
O da JUIC tive as mesmas “alegrias” e na hora de retirar saiu bem mais fácil, o pouco de resíduo que deixou foi na borracha e saiu bem fácil, só passando o dedo em cima.
ps: as borrachas que usei adesivo foram Bryce Speed e Speed FX na Avalox P700.
Legal a sua experiencia com adesivos.Acho que quando for trocar minhas borrachas vou usa-lo.Ate agora minhas borrachas prefiridas das tensionadas sao as tuttle beijing.Pretendo cola-las com adesivo,ate porque sou iniciante e nao tenho experiencia com cola.A minha madeira é uma nittaku lombaldia 7,será que ficaria bom as tuttle beijing com adesivos?
valew pela opiniao
Acredito que a Beijing tenha uma esponja firme, não terá problemas ao descolar. Quando se usa borrachas mais macias, precisa ter um pouco mais cuidado pra retirar, para não danificar a esponja.
Acredito que você não terá problemas com seu material + adesivo não.
ps: sua madeira foi selada? vc já descolou a borracha alguma vez sem problemas?
Bem, eu tbm uso adesivo, o único grande problema que vc poderia ter, é se vc por acaso qndo for entrar na mesa para pegar uma bola curta, e vc acabar raspando a borracha de trás na mesa. sem querer fiz isso umas duas vezes, e como o adesivo estava mtooo preso, qndo a borracha foi para trás acabou soltando a última lâmina da madeira, só que eu fui deixando para a última hora para arrumar isso. e inveitei de ir trocar de borracha sem arrumar, dai eu deixei um colega meu mais “experiente” com adesivos colar para mim, mas ele não sabia dessa lamina meio soltinha na borda, dai ele puxou meio rápido, ainda a favor das fibras e esse pedaço solto acabou quebrando e soltando… foi um saco ficar catando os pedacinhos da madeira para colar… digamos que não foi mto agradável… rsrs
mas não sei se é melhor usar adesivo pelo custo beneficio, pq um tubo de cola digamos que vc pague 50 conto e pode colar 70 vezes, pq 1 adesivo já vai uns 10 conto em média…
Eu, por vários testes feitos com N madeiras e X borrachas, nao recomendo o uso do adesivo (pelo motivo de descolamento), em borrachas muito tensionadas…
O mais adequado ainda é a cola.
E mesmo entre as colas há muita diferença.
Usei adesivo dupla face de tres marcas diferentes: Nittaku, BTY e Xiom.
A vantagem do adesivo eh que na hora de descolar a borracha, ela sai por inteiro, completamente grudada na borracha.
Pra descolar o adesivo da borracha tambem eh beleza.Portanto, sem sujeira nenhuma.
Como o adesivo fixa a borracha uniformemente, achei mais facilidade pra cortar a borracha com estilete.
Testei numa Ma Lin SC, numa Tenper Speed e numa AllRound Evolution.Todas com tensionadas.O adesivo tirou algumas lasquinhas somente da Ma Lin.
A desvantagem eh que realmente, em todas essas madeiras, senti o conjunto e o som mais xoxo com os adesivos da Nittaku e da BTY.Ja a da Xiom eh melhorzinha, porem mais cara.
Pra mim, dispenso os adesivos e fico com uma Finezip.
Entao é a minha primeira raquete, eu nao selei e ainda nao troquei de borrachas nenhuma vez
Pelo jeito o mais adequado e ‘‘seguro’’ e a cola mesmo.Mas tudo bem pelo menos deu pra saber um pouco sobre os adesivos.
Ola Galera mestenistca. Eu uso ja a algum tempo o adesivo dupla face, mas n é desses vendidos em sites especializados em material p table tennis. Eu compro um pedaço d 1 colega meu da 3M. Realmente a unica desvantagem q eu vejo é qando vc retira a borracha. No caso desse adesivo q uso ele NAO fica colado na borracha mas sim na madeira. Ai é só retirar, oq na verdade é ate doloroso p meus dedos. Mas como n troco mt de borracha, ate q aguento. Um amigo meu daqi usou esse adesivo e n gostou alegando q o conjunto ficou xoxo! Ele disse q prefere colar msm. Eu n percebi isso. D qq forma, fica aqi meu depoimento. Ja ouvi mt essa frase: Oq é bom p mim, pode n ser bom p vc! Abraços a tds!!