Academia & Tenis de Mesa

Olá pessoal

Pesquisei aqui no forum sobre a dúvida que vou postar, mas dos tópicos que encontrei nenhum foi muito claro para mim

Para quem pratica o tenis de mesa e pretende fazer academia/musculação, quais os grupos musculares devem ser priorizados para fortalecimento e quais exercícios são aconselhados ?

obrigado

Essa dúvida é bem abrangente. Eu mesmo não sei responder com exatidão, mas tenho uma vaga idéia.
Acho que no TM o jogador que visa uma preparação otimizada tem que desenvolver bem o abdômem. O tipo de movimento que fazem Boll e WL (fugindo do backhand p/ soltarem o forehand) requer muita resistência abdominal. Gatien também tinha um deslocamento parecido.

E caneteiros têm q ter “bastante” perna.

022 - PREPARAÇÃO FÍSICA DO TÊNIS DE MESA
20/09 16:32

Acervo Motor e Treinamento Muscular Localizado no auxilio a performance esportiva e combate aos desvios posturais ocasionados pela prática no alto rendimento.

Prof Ms Paulo Henrique Canciglieri
Preparador Físico Seleção Brasileira e Projeto Olímpico – Tênis de Mesa

"Desta forma, há a necessidade do direcionamento baseado no aumento de performance atlética com trabalho de fortalecimento de abdome (superior, inferior e oblíquos); coxa, principalmente da musculatura posterior (bíceps femural, adutores, abdutores, vasto lateral e grácil); costas, (rombóides, redondo maior e menor e deltóide posterior); ombro, principalmente deltóide e alongamento de cadeira superior (trapézio, levantador da escápula, esplênio da cabeça e esternocleidomastóideo).

Por outro lado, há a necessidade do desenvolvido do trabalho de fortalecimento bilateral com compensação do hemicorpo não dominante, de forma que a postura durante a atividade esportiva no alto rendimento seja ereta e sem desníveis de cintura escapular ou pélvica.

Além de ser um procedimento para melhora muscular e principalmente postural, este procura alertar os profissionais envolvidos nesta modalidade esportiva para uma melhor adequação de seus treinamentos enfocando a performance e a qualidade de vida esportiva."

Po, melhor impossível…rs…
Aliás, até é, só somar com o que já foi postado aqui pra quem quiser pesquisar que exercícios fazer, só buscar “musculação pra tm”…

[]´s