Academia de TM

Por que que não existe nenhum clube ou academia no centro de São Paulo?

Será que ninguém pensou nisso ou realmente não vale a pena?

Alguém poderia falar à respeito disso…

Como assim Centro Acadêmico de Tênis de Mesa?
Se você quer dizer clube ou academia tem o Bunkyo que fica na Liberdade, perto do Centro.

Mas no Centro mesmo de São Paulo acho que nem tem academia esportiva de nenhum tipo, pois geralmente as pessoas no centro estão trabalhando, não há muitas residências. Isso sem contar que tem muito trombadinha.

Onde praticar tênis de mesa em São Paulo:
http://www.fptm.com.br/fptm/texto.asp?id=3
https://mesatenista.net/modules.php? … raticar#sp
http://www.ttplayer.com.br/academia.htm

[quote=“MTN”:1sdq1i42]Como assim Centro Acadêmico de Tênis de Mesa?
Se você quer dizer clube ou academia tem o Bunkyo que fica na Liberdade, perto do Centro.

Mas no Centro mesmo de São Paulo acho que nem tem academia esportiva de nenhum tipo, pois geralmente as pessoas no centro estão trabalhando, não há muitas residências. Isso sem contar que tem muito trombadinha.
Onde praticar tênis de mesa em São Paulo:
http://www.fptm.com.br/fptm/texto.asp?id=3
https://mesatenista.net/modules.php? … raticar#sp
http://www.ttplayer.com.br/academia.htm[/quote]
Apesar do centro ser um setor de trabalho, o centro também é uma IMPORTANTE área de Lazer e Recreação!

Entendo, faço estas questôes, porque resido na região próxima do do Extra João Dias e Centro Empresarial, e as que supostamente têm por perto são longe demais,e o centro seria uma alternativa legal. Se eu tivesse como, abriria um local pequeno na região, que funcionaria como uma “academia”.

Sim, entendo, no centro mesmo, não valeria a pena? Estes fatos que vc deu como exemplo e outros que subentendem-se seria um grande empecilho para abrir uma academia?

Academia (Clube) de Tênis de Mesa não gera lucro, as pessoas que instalam essas associações são amantes do esporte, e precisam encontrar um local barato (baixa manutenção), geralmente dependente de um Clube, Escola, Etc. que possuem outra atividade principal para manter as instalações (Aluguel, treinador, energia, água, material de limpeza, zelador, material de expediente, administração, material esportivo, etc).

ErWeWil
Também acho que Academia de Tênis de Mesa não daria lucro…
Para isso o esporte precisaria de mais praticantes (preenchendo os três períodos do dia) dispostos a investir pelo menos R$200 em equipamentos, sem contar que em no máximo seis meses você precisaria trocar as borrachas.
Sem contar na mensalidade, que teria que cobrir todas as despesas e ainda pagar o salário do instrutor.
Ou seja… é muito difícil sem a parceria de um clube que isentasse o aluguel e um instrutor disposto a dar aulas em troca de uma ajuda de custo.

Vocês sabem de algum projeto de “academia - tenis de mesa” existente em alguma escola?

Por gentileza, os moderadores ou quem possa responder - Alguém sabe informar de algum “projeto” neste sentido? Se tiver, sabe como funciona?

Em algumas escolas do projeto “Escola da Família” fica disponibilizada uma mesa, porém é só pra criançada brincar mesmo, não tem treino sério.
Também, como uma criança de escola pública vai ter condições de treinar, se os pais não conseguem nem pagar uma escola decente, o que diria bancar o material…

Este mês iniciamos, ainda que de forma bastante precária, uma experiência em uma escola particular, disponibilizando uma mesa bty em mdf de 20mm, uma rede, duas bolas, um placar e duas raquetes para iniciantes, para sob a responsabilidade do Prof. de Educação Física em um primeiro momento criar a curiosidade sobre o esporte. Estamos tentando motivar ele ( o Prof) para adquirir conhecimentos básicos e conduzir pequenos torneios. Na próxima semana levaremos pelo menos dois atletas para um bate-bola e demonstração. Todo o material ficará disponível para a escola por 60 dias sem custo. A partir daí faremos uma avaliação da idéia e analisaremos a possibilidade do desenvolvimento de projeto nestes moldes. Pelo menos aqui na Bahia, existe uma grande demanda de profissionais de educação física interessados em mostrar aos alunos o esporte. A partir daí é sensibilizar a escola para que ela adquira o próprio material e o Prof dê continuidade.

Parabéns pela iniciativa Antônio, isso é o que falta aqui em Minas, divulgar em escolas, o pessoal preocupa mais em jogar com gente “boa” do que em repassar e gerar uma nova leva de atletas.

Abraços,

Bob

Olá pessoal,

Gostaria de dizer que sou voluntário no Escola da Família onde dou aulas aos Sábados pela manhã. Tenho uma sala com 4 Mesas e ainda tem outras 4 mesas no Pátio (fechado sem vento). A escola fica em Santo André, E E Joaquim Lúcio.
Divulgação : Uma forma que encontrei para divulgar o TM, foi pegar minha sobrinha de 10 anos (e quando possível outros alunos) e levo de escola em escola aqui da região (Santo André, SCS, SBC, Mauá) nos fins de semana. A maioria das escolas tem 1 ou duas mesas, mas o Joaquim Lúcio é uma exceção à regra, que possui ao todo 9 mesas(8 + 1 que fica na reserva).
Outra escola é o E E Calvitti que tem equipe e participa de torneios. Em SBC tem a E E Baeta Neves onde tem 1 galera de jovens que compartilham 2 mesas. Outro dia o Hugo Hoyama este por lá e até bati umas bolinhas com ele.

De fato, em toda as escolas Municipais e Estaduais existem crianças interessadas pelo TM, mas não tem condição de frequentar um clube. Jovens talentos que estão por aí à espera de 1 oportunidade… Onde vocês acham que eu encontrei o Eric Mancini(Campeão Juvenil Bras 2005) e seu irmão Bruno Mancini ???

Eu ajudo os alunos como posso, arranjo raquetes (tenho muitos amigos que ajudam), borrachas usadas e até mesmo retalhos que sobram das borrachas novas. ALguns eu consigo levar em torneios (quem me conhece, sabe do que estou falando). E ainda possuo 14 raquetes que estão sempre comigo para emprestar aos alunos.

Bem gente, é isso aí, se cada um de vocês tiver um tempinho no Fim de semana e for até uma escola perto da sua casa e dar umas aulinhas pra garotada, tenho certeza que vão encontrar esses jovens talentos e quem sabe futuros campeões.

Marcos A Bastos

[quote=“antonio_chaves”:10m5q2y3]Este mês iniciamos, ainda que de forma bastante precária, uma experiência em uma escola particular…[/quote]
[b][color=blue]1.- Está dando certo esta experiência?(em que pé está este experimento.)

2.- Estão encontrando dificuldades na implementação deste trabalho?

3.-Foi difícil convencer a escola para tentar incluir este programa lá dentro?

4.- Pediram para vocês mostrarem algum pequeno projeto, ensaio, de como iria funcionar?

5.-Pediram alguma contrapartida?

6.- Tem mais detalhes?[/b][/color]

Conta mais aí…

::oops:: O Sr. Antônio Chaves ainda participa do fórum? Gostaria gentilmente de saber da resposta dele, a respeito deste projeto que ele citou!:?:

Ôpa meu velho, me desculpe. É que esta semana tava apertada, estavamos preparando a III Etapa do Campeonato Baiano e antes tinhamos feito o II Torneio Centauro e o I Torneio Ivo Galindo. Mas vamos lá:

1 - Ainda é cedo para avaliar os resultados, mas o início está sendo proveitoso segundo informações do responsável pelo setor de educação Física da escola. A partir da próxima semana estarei acompanhando mais de perto, tirando fotos e coletando opiniões dos alunos.

2 - A dificuldade maior está sendo a falta de colaboradores e de tempo disponível, daí a minha demora em responder. A saída para isto é dividir as responsabilidades com a escola, na pessoa do Prof. de Educação Física.

3 - Não houve dificuldade alguma, pelo contrário, após a realização da III Etapa no Colégio Dois de Julho neste fim de semana, eles demonstraram interesse em que nós disponibilizássemos o material para que eles façam um torneio no dia dos pais e promovamos alguma exibição. Até o Reitor bateu uma bolinha. e o Campeonato teve a participação de dois alunos do Maristas onde havíamos feito um torneio interno.
4 - Não solicitaram projeto, mas é fundamental que elaboremos um. Fixando metas, prazos e indicadores de resultados.

5 - A contrapartida tem sido a divulgação do esporte e alguns colégios nos cederem o ginásio. A este propósito, reproduzo matéria publicada no Jornal A Tarde na edição deste domingo, 31/07/06:

[b][color=darkblue]Em jogo, o troca-troca
DIANA GOMES [email protected]

Cansada de penar por patrocínio, a Federação Baiana de Tênis de Mesa achou uma alternativa para a crise financeira que enfrentava.

Voltando à época do Brasil Colônia, usa o escambo (troca de bens materiais) para vencer a crise.

Sem dinheiro para pagar os 800 reais cobrados pela Associação Atlética da Bahia, pela diária do ginásio, cede equipamentos e organiza os campeonatos nas escolas, em troca do uso do ginásio.

Hoje, termina a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa, no ginásio do Colégio 2 de Julho, no Garcia. A programação de ontem previa a disputa por categoria a partir das 13 horas. Hoje, a disputa é por divisões, a partir das 8h30.

A federação programou ainda o campeonato do 2 de Julho, para os alunos mesa-tenistas. “Nós já fizemos esse acordo com o Colégio Maristas e eles vão nos ceder o ginásio em setembro“, afirmou o presidente da Federação Baiana de Tênis de Mesa, Antônio Chaves. A outra escola interessada é o Diplomata, que também deve entrar na negociação. “Estamos colocando o tênis de mesa dentro das escolas.

Quando a competição era nos clubes, ficava muito fechada, só ia o pessoal do meio mesmo e termina enfraquecendo. Fazendo nas escolas junta mais gente“.

Na promoção das competições, a federação entra com todos os equipamentos: mesas, raquetes, bolinhas, placar, sonorização, pódio e até entrega um DVD com imagens registradas no evento.

Esse mês, foi realizado pela entidade um torneio dentro da Loja Centauro, no Shopping Iguatemi, aberto ao público e que teve a participação de centenas de pessoas.

A federação foi remunerada pela organização. “A gente tinha realizado um evento igual na loja do Shopping Barra, só que de graça, aí quando nos pediram outro, nós solicitamos um pagamento“, disse.

A boa fase não lembra nem de longe a crise vivida meses atrás, quando foi preciso adiar a 2ª etapa do Baiano por falta de dinheiro.

Fazem parte do atual patrimônio da federação 16 mesas, redes, 120 aparadores de mesa, 18 placares, equipamento de som, bebedouro, pódio e 130 bolas, que foram importadas da Bélgica. ”O primeiro passo foi a recuperação patrimonial e agora entramos na fase da recuperação financeira”, disse o presidente da FBTM.[/color][/b]

ErWeWil, se puder ajudar mais, meu email é [email protected] e meu tel está disponível no site da Federação em http://www.fbtm.com.br

Um abraço,

Antonio Chaves

Parabéns.

[color=darkblue][b]Sobre a minha humilde ajuda o que posso oferecer-lhe? O que seria? No que poderia ser útil?

Embora nâo possa fazer muito daqui, somente dar pequenas idéias ou sugestões.

Muito obrigado, por retirar um tempinho para responder a minha pergunta.
Força aí.

Um abraço.[/color][/b]

Ôpa, desculpe outra vez, me expressei mal. O que quiz dizer foi que se eu puder lhe ajudar em algo, é só falar. De todo modo, visite nosso site. Um abraço,
Antonio Chaves
Nota: Estou indo junto com o Eduardo Pinto agora no Colégio Diplomata, um dos maiores de Salvador conversar com o responsável pelo Setor de Educação Física para ver a posibilidade de parceria com o ginásio.

Cara, sem palavras para o projeto de vcs Antônio. Vcs aí da Bahia merecem meus sinceros parabéns. Como pouquissimo dinheiro pelo q dá a entender estão popularizando o TM aí.

Uma coisa importante pra se saber é q dificilmente alguem não gosta de ping-pong. Daí na hora q começa a parender algo minimo do TM se interessa facil-facil. Peguem alguem q ache ping-pong legal e nsine a cavar a bola pra q quando ele jogar o oponente dele jogar na rede. Sempre aparece alguem pra usar um “truquezinho” assim.

O TM tme um potencial de crescimento enorme, temos q aproveitá-lo!!!

Aí galera, meus sinceros parabéns aos q praticamente sem recursos tão dando o sangue ajudando a divulgar esse esporte muito legal!!
Alguém sabe um lugar pra jogar em porto Alegre? De preferência um local onde iniciantes(bem iniciantes mesmo) sejam bem vindos…