Exagero mesmo foi o Liu Dingshuo não tomar sequer cartão amarelo no jogo contra o Thiago Monteiro, onde para mim ele fez muito pior. Por coincidência, estive conversando com um dos árbitros da final (onde de fato os cartões foram aplicados) neste final de semana, e justamente dialogamos sobre o caso. Longe de dizer que o Thiago perdeu o jogo por isso, pois eu não seria leviano a este ponto, mas eu não tenho dúvidas de que a atitude do chinês merecia ser punida de acordo com a correta aplicação das regras. E se em comparação com o Gustavo Tsuboi não está muito longe, então cartão amarelo para ele tb, pq eu estou convencido e suportado de que aquilo não era certo. Fiquei furioso com isso. Mas não foi isso que mudou o destino da competição, então bola para a frente!
Fato é que já passou, e agora ficam as reflexões sobre mais um torneio internacional no Brasil. Eu estive no ginásio na sexta e no sábado, e fiquei contente com o que eu vi. Houve de fato alguns jogos muito bons, e estivemos muito perto de resultados ainda melhores. A vitória da Carol contra a chinesa escapou por muito pouco, e acredito que o mesmo valeu para o Thiago e o Gustavo. O Hugo e o Cazuo não estiveram nos melhores dos seus dias e os adversários tb foram muito competentes em fugir dos pontos fortes deles, portanto, mérito dos chineses e ponto, sem terrorismo contra os rapazes. A Bruna Takahashi tb fez uma boa campanha, e um jogo notável contra uma adversária bem mais experiente que ela, a chinesa / portuguesa / espanhola Maria Xiao. O Vitor Ishiy mostrou força ao conseguir levar para o sétimo set um jogo onde nada dava certo e o adversário fazia milagres, mas não deu. Depois fez um bom jogo contra o Xue Fei, mas no “sprint” dos sets o chinês acabou levando vantagem. No geral, acho que foi um bom torneio para o Brasil sim, pois fazer frente (e até vencer) a estes chineses é algo notável sim, independente da idade deles, pois não tem nenhum tonto representando a China.
Este ano houve mais público (no ano passado tb fui uma das 20 pessoas ou menos que estavam no ginásio), mas ainda bem abaixo do que poderia ser. Nota trágica para “evacuação” do ginásio antes do jogo em que o Thiago venceu o Zhu Cheng. Lamento por quem perdeu este momento.
Abraços!!!