Acredito que a China consegue fazer o impossível a cada dia: profissionalizar ainda mais o TM deles. É muito investimento e avanço em pouco tempo.
Penso que será cada vez mais difícil ter um não-chinês vencendo chineses com frequência como fazia Waldner e outros jogadores na década de 90 e como fez Boll nessa década, pelos próximos 20 anos. Apesar das vitórias do Boll, não venceu os principais chineses em mundial ou olimpíada.
Por mais que o Japão tenha feito ótimos jogadores, ainda é pouco pra vencer a China com frequência. Pelo pouco que tenho acompanhado, o Boll não treina 100% a algum tempo ou acaba se lesionando.
No tênis de mesa, na musculação ou em qualquer esporte, o treino tem que ser intenso, o atleta tem que sofrer mesmo, ou não gera adaptação no organismo suficiente que o permita ser um top5.
Acho que somente em 25-30 anos, teremos uma aproximação do mundo em relação aos jogadores chineses. Leva tempo, mas os países tem se mobilizado na minha opinião. A Alemanha surgiu com Boll, e ainda tem jogadores novos como Suss, Ovtcharov e até mesmo Baum. Se não me engano, Suss já venceu chineses e Ovtcharov também.
O Japão depois de alguns anos também conseguiu formar uma seleção forte e outros garotos mais novos também estão jogando bem. A França depois de bastante tempo voltou a ter jogadores muito bons, ainda não conquistaram nada no nível do Gatien, mas se for por esse lado, nos últimos 10 anos, somente Schlager e Ryu Seung Min quebraram isso.
O TM torna-se cada vez mais atlético e não vai sobrar espaço pra jogador preguiçoso, sem disciplina e sem acompanhamento psicológico, nutricional, de educador físico, etc.