Achei interessante essas informacoes, pois percebo sempre duvidas nesse assunto durante discussoes sobre videos.
Abracos
Luiz Smorigo
O ABC DOS FORMATOS Confuso com as siglas de vídeo?
Então conheça o que cada uma delas tem de melhor.
- AVI (Áudio Vídeo Interleaved)
É um dos formatos de vídeo mais usados porque permite diversos tipos de compressão, como as realizadas com os codecs DivX e XviD, os mais eficientes e populares para vídeos em AVI.
- DivX
O termo deriva da expressão Digital Vídeo Express. Até a série 5, o DivX não era formato, mais codec para a compressão de vídeos em AVI. Na novíssima versão 6 do codec, o DivX ganhou vários recursos e virou um formato,
indentificando seus arquivos com a extensão .divx. O sucesso do DivX, que é baseado na tecnologia MPEG-4, se deve à capacidade de gerar vídeos com boa qualidade em arquivos de tamanho reduzido. Um DVD de duas horas pode ser transformado em um arquivo DivX de 700 MB para ser gravado em CD.
- MPEG ( Motion Picture Experts Group )
A sigla que batiza vários formatos é o nome do grupo de trabalho responsável pela padronização de formatos
para a compressão de áudio e vídeo. O MPEG-1 é um dos formatos de vídeo mais difundido para a troca de arquivos menores pela internet, pois pode ser assistido em qualquer player comum, sem exigir a instalação de codecs. Os VCDs são baseados em MPEG-1. Já o MPEG-2 é o formato-padrão para a geração de SVCDs e DVDs e distribuição de vídeo de alta qualidade.
- RealVideo
O formato da RealNetworks é usado principalmente para a
distribuição de vídeo pela internet. Para esse fim, devido á enorme taxa de compressão utilizada, a qualidade do vídeo deixa a desejar. Mas também é possível codificar vídeos ripados de DVD em RMVB (Real Media Variable Bitrate),
obtendo arquivos menores que os DivX e XviD e em boa qualidade. RMVB é o termo usado para designar o arquivo que foi codificado em o RealVideo9.
- WMV
Formato de vídeo desenvolvido pela Microsoft que emprega uma tecnologia de compressão similar à do MPEG-4. Pelas suas características e por se tratar de um formato proprietário, é mais procurado por quem pretende distribuir conteúdo com copyright pela web.
- XviD
Codec de vídeo com características próximas às do DivX, com a vantagem de ser um projeto de código aberto, desenvolvido e mantido por usuários de todo o mundo.
fonte: Infoexame