A primeira raquete que eu mesmo montei

Jogadores iniciantes podem achar que a montagem de uma raquete é um bicho de sete cabeças. De jeito nenhum! Desde que os procedimentos corretos sejam seguidos, a montagem da raquete é uma operação muito fácil. Creio que a parte mais complicada é justamente o planejamento, ou seja, a escolha do material mais apropriado ao estilo de jogo de cada um.

Estou criando este tópico para dar aos iniciantes que montaram, pela primeira vez, sua própria raquete, um espaço para exibirem suas “obras de arte”. Acho que isso pode ser um bom estímulo a outros iniciantes que estejam com receio de arriscar.

A raquete abaixo foi montada com pouco mais de 200 reais, mas é possível montar uma ótima raquete gastando ainda menos. Tive que investir também em cola e selante de madeira de boa qualidade, mas esses componentes duram bastante e serão usados para montar muitas outras raquetes. Como eu já disse, a parte mais complicada é o planejamento, pois requer muita pesquisa. Mas a montagem em si, feita com calma e cuidado, é só alegria.

Você é iniciante e montou sua primeira raquete? Coloque as fotos aqui e ajude outros iniciantes como você a perder o medo. :wink:

Classineta Donic Epox Control
FH: Hurricane 3 Neo
BH: Alligator Anti
Peso: 170g

Bem, eu não sou exatamente iniciante, mas se for para mostrar a raquete que eu mesmo montei, vou fazê-lo literalmente.

Ingredientes necessários: serra fina, estilete afiado, lixas média e fina, régua, super bonder em gel, muita paciência e tempo livre.

Em primeiro lugar preparei o cabo. Utilizei uma madeira caneta devido a espessura de 8.5mm. Mas qualquer tipo de madeira entre 8 e 9mm serviria.


Aqui o cabo já lixado e com a cavidade para o logo.

Como estava um pouco pesado retirei massa do lado de dentro.

Agora a madeira principal. Uma bela Persson Powerplay Cpen de 7 folhas.

Retirei o cabo com estilete e lixa.

O meu próprio “shape Waldner”, de dimensões 161 x 150mm e cabo com 104mm. Estas eram as dimensões originais da Waldner Manchester produzida pela Nittaku.


A madeira já devidamente cortada e lixada.

O “extensor” para atingir o comprimento necessário. Por sorte eu tinha um resto de madeira exatamente na espessura da Persson. Mas se não tivesse uma boa lixada resolveria facilmente.


O resultado final pesando ideais 85g.






Obs.: Não recomendo fazer coisa semelhante. Eu já tenho certa experiência nisso, mas é muito fácil estragar a madeira.

O cara é um artista.
Mas valeu a pena cortar uma canetinha de hinoki :blink: :ohmy: ?
Qto tempo de trabalho vc gastou?

Sim, não me arrependo de serrar a hinoki. Primeiro porque um bom cabo está difícil de encontrar. BTY e Nittaku parece que fazem cabos de raquetes para crianças. E segundo porque me impossibilita de qualquer coceira de querer voltar a brincar de caneteiro.
Levei em torno de 1 semana para concluir minha raquete quase ideal, porque a ideal ainda estou por fazer.